terça-feira, 9 de abril de 2019

AS ERAS GEOLÓGICAS



Para explicar a evolução da vida no planeta Terra cientistas recorrem à pesquisas e escavações que demonstram e evidenciam como tudo aconteceu. Com o aperfeiçoamento de técnicas que auxiliam a calcular a idade das rochas e minerais utilizando radioatividade é possível saber a idade de uma rocha ou composto orgânico com grande precisão. Assim, a história da vida na Terra foi organizada em ERAS GEOLÓGICAS. De acordo com a entidade responsável pela definição e classificação das eras geológicas, a ICS (Comissão Internacional de Estratigrafia), o hadeano, arqueano, proterozóico e o fanerozóico são EON’s. Enquanto o paleozóico, mesozóico e cenozóico são ERAS. Essa eras se subdividem em PERÍODOS, que ainda se subdividem em ÉPOCAS. Assim o período quaternário se subdivide em pleistoceno e holoceno (que corresponde à ÉPOCA atual). Portanto, a história da Terra divide-se em vários blocos de tempos que correspondem às principais fases de seu desenvolvimento. Na passagem do eon proterozóico para a era paleozóica ocorreu uma súbita expansão e diversificação dos animais. O marco divisor entre a era paleozóica e a era mesozóica representa a extinção de muitos grupos de animais e vegetais, e a formação do supercontinente Pangeia.





A transição da era mesozóica para a cenozóica caracteriza-se pelo desaparecimento de grandes répteis e de vários animais marinhos. O homem está sobre o planeta a menos de 1% do tempo de sua existência. Para alguns autores, o hadeano não é um eon verdadeiro, e consideram o arqueano e o proterozóico como subdivisões de um eon chamado Pré-cambriano, mas esse termo caiu em desuso e hoje serve apenas para designar os acontecimentos anteriores ao cambriano. Se toda a história do planeta pudesse ser reduzida a um ano do nosso calendário, os Dinossauros teriam vivido dos dias 12 a 26 de Dezembro; o primeiro ancestral do homem teria surgido na terra no dia 31 de dezembro às 19h, e Pedro Álvares Cabral teria descoberto o Brasil faltando apenas 3 segundos para o final do ano.
Para refletir: Quando surgiram os primeiros seres vivos? como eles eram? como é possível comprovar? O que demonstra que o Brasil e a África faziam parte de um mesmo continente no passado? 

AS ERAS GEOLÓGICAS - VIAGEM NO TEMPO 


DIVAGAÇÕES EPISTEMOLÓGICAS

Algumas idéias apresentadas na primeira parte do livro de Roberto Lobato Corrêa “Região e organização espacial”. O PENSAMENTO CIENTÍFICO...