quinta-feira, 11 de abril de 2019

VEGETAÇÃO DE CLIMA FRIO












TUNDRA, Passa maior parte do ano sob a neve, que se descongela (alguns locais) apenas em parte do verão, e é nesse período que as plantas se desenvolvem, no restante do ano são caules e raízes subterrâneas aguardando o descongelamento do solo (é permafrost quando não descongela), mas não há tempo para desenvolvimento de vegetação de grande porte uma vez que a neve volta a cobrir o solo ao final do verão por todo restante do ano. Esse nome (tundra) tem origem nativa significando ‘floresta sem árvores’. Ocorre no Canadá, Alaska, Chile, Rússia (Sibéria) onde se explora o ouro, diamante, carvão e gás natural, e é pouco comum no hemisfério austral podendo ocorrer nas altitudes andinas.

TAIGA, vegetação semelhante à tundra, mas como já tem seu solo descoberto em torno de metade do ano (seis meses) já é possível que árvores de espécies resistentes ao frio se estabeleçam, como é o caso das coníferas. Também conhecida como FLORESTA BOREAL não tem uma fauna endêmica, pois animais migram de uma região para outra em busca de alimentos fugindo do frio excessivo. Mas já surgem ursos pardos, raposas, lebres e até tigres (Sibéria), e animais de maior porte como alces, renas e caribus, são vistos com mais frequência. Nesse espaço geográfico é explorado o carvão, petróleo, bauxita (alumínio). A densidade geográfica é baixa (Rússia e Canadá) devido ao clima hostil. Na Rússia a população está em declínio.

DIVAGAÇÕES EPISTEMOLÓGICAS

Algumas idéias apresentadas na primeira parte do livro de Roberto Lobato Corrêa “Região e organização espacial”. O PENSAMENTO CIENTÍFICO...