Planej. 1º ano

PLANO DE AÇÃO SEMANAL 
BASE PARA PLANO DE AULA, PTD E PROEMI


Trabalho baseado nas diretrizes curriculares da educação básica de geografia do Paraná para o ENSINO MÉDIO e nas diretivas do ENEM - Elaborado pelo prof. Raul Alfredo Schier

   
PRIMEIRO ANO


Os itens abaixo são sugestões e privilegiam os conteúdos do ENEM e das DCE's/Geografia e do livro didático adotado, prevendo máxima interdisciplinaridade aplicando, sempre que possível, as disposições previstas pelas Leis: 11.645/2008, (afrodescendente e indígena); 13.381/2001 (Geografia do Paraná); E Decreto Estadual 9.958/2014 (Educação ambiental). Cada tema pode se prolongar ou resumir conforme interesse dos educandos.



* CONTEÚDOS ESTRUTURANTES:
    - Cada tema deverá se fundamentar nas dimensões:
    - ECONÔMICA; 
    - POLÍTICA; 
    - CULTURAL E DEMOGRÁFICA; E 
    - SÓCIO AMBIENTAL
* CONTEÚDOS BÁSICOS (AZUL)

PRIMEIRO BIMESTRE 

FORMAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO DA PAISAGEM
Semana 1 
Conteúdos específicos: Importância do estudo da disciplina e as escolas geográficas (citar); As diversas formas do espaço: Lugar; Região; Paisagem natural e cultural; Território; E, designações jurídicas do espaço (cidade, município, bairro, lote, etc.).
Recursos metodológicos: Textos e imagens do livro didático 
Critérios de avaliação: Aproprie-se dos conceitos de região, sociedade, paisagem, natureza e lugar.
Instrumentos de avaliação: Avaliação diagnóstica inicial (2ª aula);
Possíveis interdisciplinaridades: Biologia (biomas) e história (história natural).
Semana 2 
Conteúdos específicos: Conceitos de cartografia (linhas imaginárias, coordenada geográfica, longitudes, latitudes, meridianos e paralelos); Planisfério mundial (distribuição das águas e continentes).
Recursos metodológicos: Projetor; Mapas e imagens impressas
Critérios de avaliação: Entender e interpretar a linguagem simbólica cartográfica; Compreender as diversas formas de representação do planeta em que vivemos;
Instrumento de avaliação: Construção de mapa em folha A4.
Possíveis interdisciplinaridades: Matemática (medidas da Terra) e física (movimentos da terra e composição).
Semana 3 
Conteúdos específicos: Aula 1 e 2: Revisão de conteúdos de acordo com o resultado da avaliação diagnóstica; 
Recursos metodológicos: Projetor/TV, imagens.
Critérios de avaliação: Resgatar conteúdos anteriormente trabalhados contextualizando com o cotidiano do aluno
Instrumento de avaliação: Exercícios lúdicos na internet e/ou palavras cruzadas.
Semana 4 
Conteúdos específicos: As águas do planeta (distribuição e uso); Bacias hidrográficas (conceitos e leis); Uso consuntivo e não consuntivo da água (Legislação ambiental e poluição); Camadas da Terra (ciclo das rochas); Uso e aplicação para as rochas; Camadas da atmosfera (composição do ar), importância de cada camada; 
Recursos metodológicos: Aula de campo, visita técnica a Sanepar.
Critérios da avaliação: Compreender a formação natural e transformação das diferentes paisagens pela ação humana e sua utilização em diferentes escalas na sociedade capitalista.
Instrumento de avaliação: Relatório de visita
Possíveis interdisciplinaridades: Química (composição da água e reações químicas) e biologia (ciclo e importância para a vida).

DINÂMICA DA NATUREZA, EMPREGO DE TECNOLOGIAS E PRODUÇÃO
Semana 5 
Conteúdos específicos: Eras geológicas, tectônica de placas, deriva continental, terremotos e vulcanismo, as grandes transformações da crosta terrestre; Como os recursos naturais provenientes dessas transformação são usados no mundo globalizado.
Recursos metodológicos: Laboratório de informática.
Critérios da avaliação: Compreender a formação natural e transformação das diferentes paisagens pela ação humana e sua utilização em diferentes escalas na sociedade capitalista.
Instrumentos de avaliação: Atividades on-line (blogs, etc.), pesquisa na internet,
Possíveis interdisciplinaridades: Biologia (evolução e surgimento da vida)
Semana 6
Conteúdos específicos: Distribuição dos biomas mundiais (tundra, taiga, savanas, desertos, florestas, etc.); Domínios morfoclimáticos brasileiros (Mapa); Fronteiras agrícolas e agroecológicas.
Recursos metodológicos: Imagens em multimídia e vídeo (Biomas do Planeta – Brasil escola).
Critérios de avaliação: Entender a relação entre os biomas e as regiões geográficas (solo. clima, latitude e altitude), como o avanço das fronteiras produtivas e o uso de tecnologias afetam diretamente esses biomas.
Instrumentos de avaliação: Resenha do vídeo
Possíveis interdisciplinaridades: Biologia (distribuição fito e zoogeográfica) e sociologia (sociedades primitivas e a convivência com a natureza).
Semana 7 
Conteúdos específicos: Formação do relevo e suas formas (caracterizar a região); Formação dos tipos diversos de rochas citando características locais e uso; Formação e origem dos solos; Uso do solo pela cultura local e indígena (Lei 11.645/2008). Como as formas do relevo podem favorecer o uso de energia.
Recursos metodológicos: Imagens multimídia e livro didático
Critérios de avaliação: Entender a relação entre rocha, solo e uso sustentável entre as diferentes culturas e a exploração de diferentes fontes de energia.
Instrumentos de avaliação: Exercícios do livro didático (recuperação de atividades anteriores).
Possíveis interdisciplinaridades: Biologia (microbiologia dos solos) e Física (intemperismo)
Semana 8 
Conteúdos específicos: Elementos do clima (Calor, Vapor, pressão); Fatores que influenciam o clima e a participação do homem (Decreto 9958/2014 sobre educação ambiental); Tipos de climas, chuvas e climogramas.
Recursos metodológicos: laboratório de informática de informática.
Instrumentos de avaliação: PROVA sobre rochas, solos, relevo e eras geológicas; receber trabalho de pesquisa sobre massas de ar no Brasil.
Possíveis interdisciplinaridade: Física (termodinâmica).
Semana 9 
Conteúdos específicos: Fenômenos climáticos (Ilhas de calor, efeito estufa, chuva ácida, El-Niño, tufões, monções, etc.); Dinâmica das massas de ar (ventos alísios, brisas, massas de ar no Brasil); Correntes marítimas.
Recursos metodológicos: Análise comparativa de imagens
Critérios de avaliação: Entender e analisar as consequências ambientais do comportamento humano sobre o clima do planeta e sua dinâmica natural; as influências climáticas na agricultura e uso de tenologia na prevenção de eventos climáticos defavoráveis.
Instrumentos de avaliação: Prova. (Assunto: clima)
Possíveis interdisciplinaridade: Química (composição e reações da água) e biologia (poluição ambiental)
Semana 10 
Conteúdos específicos: Todos acima (revisão), Relevo, eras geológica e clima
Recursos metodológicos: Aula expositiva, imagens multimídia
Critérios de avaliação: Entender e analisar as consequências ambientais do comportamento humano sobre o clima do planeta e sua dinâmica natural; as influências climáticas na agricultura e uso de tenologia na prevenção de eventos climáticos defavoráveis.
Avaliação: Prova de recuperação, todos os temas.
Semana 11 
Conteúdos específicos: Todos acima (revisão), Relevo, eras geológica e clima
Recursos metodológicos: Atividade prática, fechamento e ajustes de notas
Instrumentos de avaliação: Recuperação de atividades, resenhas, mapas e interpretação de climogramas.

SEGUNDO BIMESTRE 

DISTRIBUIÇÃO DA ATIVIDADE PRODUTIVA E ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO 
Semana 1 
Conteúdos específicos: História do capitalismo; História da industrialização mundial; As revoluções industriais; Mudança de padrões de consumo e da ocupação urbana; DIT e a nova ordem mundial; Processo de industrialização brasileira; Processo de ocupação do território brasileiro; O Contestado reconfiguração do território no Sul do Brasil. A indústria paranaense, dados, tabelas e gráficos.
Recursos metodológicos: Leitura e interpretação de textos, tabelas e gráficos. Sugestão: vídeo “tempos modernos
Critérios de avaliação: Entender como o processo de industrialização influenciou o uso dos recursos naturais; Entender a distribuição étnico-cultual do território brasileiro.
instrumentos de avaliação: Análise comparativa do vídeo “Tempos modernos” com os dias atuais.
Possíveis interdisciplinaridades: Sociologia (as relações de trabalho na sociedade capitalista); História (diferenciação  entre socialismo e o trabalho).
Semana 2 
Conteúdos específicos: Processo de industrialização do Brasil e do mundo. Os tigres Asiáticos; Novos países industrializados; Os BRIC'S; A retomada industrial do Japão; A China como potência industrial; Comércio internacional. Os polos industriais no Brasil.
Recursos metodológicos: Imagens do livro, gráficos e tabelas, pesquisa laboratório de informática.
Critérios de avaliação: Diferenciar o processo de industrialização do Brasil e dos tigres asiáticos; Entender a condição do Brasil no cenário mundial.
Instrumentos de avaliação: Leitura da Legislação e Construção de tabela de produção e cálculo de percentuais 
Possíveis interdisciplinaridade: História (Fatores que condicionaram o surgimento dos tigres asiáticos).
Semana 3 
Conteúdos específicos: O petróleo no mundo, principais jazidas, produtores e consumidores; Revolução industrial; O petróleo no Brasil e a PETROBRÁS; O Etanol no Brasil e combustíveis fósseis;
Recursos metodológicos: Internet. Vídeo e imagens multimídia. 
Critérios de avaliação: Entender as matrizes energéticas mundiais e sustentabilidade
Instrumentos de avaliação: Mapas, gráficos e tabelas sobre a produção e consumo de petróleo.
Possíveis interdisciplinaridades: Química e biologia (composição e formação do petróleo)
Semana 4 
Conteúdos básicos: A indústria na Europa e Estados Unidos; A Globalização; Multinacionais e transnacionais; Os blocos econômicos. Poluição do ar.
Recursos metodológicos: Leitura de texto
Critérios de avaliação: Entender o seu papel no processo de globalização; Entender o estreitamento das relações mundiais.
Instrumentos de avaliação: Produção escrita (resenha)
Possíveis interdisciplinaridade: Filosofia (Alienação cultural); Sociologia (sociedades em redes e diversidade étnica).
Semana 5 
Conteúdos específicos: O parque industrial do Paraná. Extrativismo mineral; As jazidas minerais nacionais e Regionais; uso dos recursos minerais e impactos ambientais; Produção de energia e fontes alternativa.
Recursos metodológicos: Imagens projetores, Textos sobre o petróleo
Critérios de avaliação: Entender a importância do parque industrial paranaense 
Instrumentos de avaliação: Resumo/Resenha
Possíveis Interdisciplinaridade: História (processo de industrialização do Paraná)

RECURSOS NATURAIS – FORMAÇÃO, EXPLORAÇÃO E USO SUSTENTÁVEL
Semana 6 
Conteúdos específicos: Extrativismo e recursos florestais; Vegetação regional e manejo; Uso sustentável da floresta e uso pela população indígena, uso de tecnologia na transformação do espaço no Brasil e no mundo.
Recursos metodológicos: Laboratório de informática
Critérios de avaliação: Entender o potencial agrícola regional e a necessidade de preservação ambiental
Instrumentos de avaliação: Pesquisa sobre agricultura, recursos naturais e sustentabilidade na região amazônica.
Possíveis Interdisciplinaridade: Sociologia (antropologia cultural); Biologia (fitogeografia)
Semana 7 
Conteúdos específicos: Origem e formação das rochas e dos solos; Tecnologia de exploração; Mineração e uso sustentável; Produção mineral e impactos; Exportação e importação; Mapa local de uso do solo.
Recursos metodológicos: Revisão de conteúdos
Instrumentos de avaliação: PROVA sobre conteúdos trabalhados
Semana 8 
Conteúdos específicos: Identidade cultural do povo brasileiro; Distribuição étnica da população mundial; Origem étnica dos povos dos países da Copa, seus costumes e cultura,
Recursos metodológicos: Cartolina, Laboratório de informática, vídeos e imagens;
Critérios de avaliação: Entender a importância da diversidade cultural do povo brasileiro
Instrumentos de avaliação: Exposição e apresentação de cartazes 
Possíveis Interdisciplinaridade: História (formação étnica do povo brasileiro)
Semana 9 
Conteúdos específicos: Semana Cultural envolvendo aspectos culturais da população mundial ou regional.
Recursos metodológicos: Elaboração de vídeos e cartazes
Critérios de avaliação: Analisar aspectos negativos e positivos deixados após a copa do mundo no Brasil.
Instrumentos de avaliação: Apresentação dos trabalhos realizados como trabalho de recuperação.
Possíveis Interdisciplinaridade: Sociologia (globalização cultural)
Semana 10 
Conteúdos específicos: Revisão de conteúdos
Recursos metodológicos:  Vídeo aula
Instrumentos de avaliação: Prova de recuperação sobre todos os conteúdos acima.

TERCEIRO BIMESTRE 2014

DISTRIBUIÇÃO DA ATIVIDADE PRODUTIVA E ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO 
Semana 1
Conteúdos específicos: Processo de urbanização, Cidades-Estados, feudos, impérios, burgos e cidades modernas; Surgimento do capitalismo e propriedade privada; Metrópoles, Megacidades e regiões metropolitanas; A internet como meio de informação e marketing. Espaço virtual.
Recursos metodológicos: Letramento, interpretação de textos. Sugestão: Poemas de Helena Kolody.
Critérios de avaliação: Entender a dinâmica do processo de urbanização
Instrumentos de avaliação: Análise comparativa dos textos lidos com o cotidiano do aluno.
Possíveis Interdisciplinaridade: História (Feudalismo e capitalismo)
Semana 2 
Conteúdos básicos: Telecomunicações (tipos); As redes urbanas (fixos e fluxos); As diversas fases da revolução industrial e desenvolvimento tecnológico; A sociedade cibernética e novas formas de produção e consumo.
Recursos metodológicos: Vídeo/multimídia
Critérios de avaliação: Analisar os diferentes níveis da urbanização
Instrumentos de avaliação: Questões elaboradas com base no do vídeo (análise crítica e resenha).
Possíveis Interdisciplinaridade: Sociologia (cibercultura)
Semana 3 
Conteúdos básicos: Capital financeiro, comércio local e global; Exploração e transformação do espaço geográfico; Sistemas de transportes e poluição do ar, hidrovias, ferrovias, rodovias e distribuição da produção no Brasil, aerovias e pipelines (Bolívia-Brasil; Rússia-Europa).
Recursos metodológicos: Internet e Mapas
Critérios de avaliação: Entender a dinâmica do processo de globalização e suas consequências ambientais
Instrumentos de avaliação: Atividades baseadas nos aplicativos Flyghtradar e Marine Traffic.
Possíveis Interdisciplinaridade: Química (poluição do ar)
Semana 4 
Conteúdos específicos: Extração do petróleo no continente, na Plataforma continental e na Camada Pré-sal; acordos internacionais para prospecção, redes de distribuição e meio ambiente; Sistema brasileiro de telecomunicações (organização), internet, telefonia fixa e móvel, 3G e 4G; Custo Brasil.
Recursos metodológicos: Livro didático
Critérios de avaliação: Conhecer a dinâmica das principais matrizes energéticas e sua rede de distribuição.
Instrumentos de avaliação: Prova escrita na semana
Possíveis Interdisciplinaridade: Química (frações do petróleo).
Semana 5 
Conteúdos específicos: Mapa da industrialização mundial, produção; consumo e distribuição; Tabelas e gráficos de produtividade e da globalização indústrias de tecnologias; A indústria automotiva no Brasil e no mundo. Polos industriais.
Recursos metodológicos: Internet, gráficos impressos
Critérios de avaliação: Conscientizar para a questão do consumo e tipos de bens. 
Instrumentos de avaliação: Trabalho com gráficos e tabelas
Possíveis Interdisciplinaridade: Filosofia (consumismo e alienação)

RECURSOS NATURAIS – FORMAÇÃO, EXPLORAÇÃO E USO SUSTENTÁVEL
Semana 6 
Conteúdos específicos: Biomas mundiais e sustentabilidade. O processo de ocupação do território brasileiro e a devastação do bioma Floresta Mata Atlântica até os dias atuais. 
Recursos metodológicos: Laboratório de informática
Critérios de avaliação: Entender os fatores que influenciam o desenvolvimento dos biomas mundiais e a intervenção do homem sobre eles
Instrumentos de avaliação: Pesquisa sobre o relevo e uso do solo no Norte e Nordeste
Possíveis Interdisciplinaridade: Biologia (biomas e ecossistemas)
Semana 7 
Conteúdos básicos: Domínios morfoclimáticos do Brasil; Uso sustentável dos biomas existentes; O uso da Terra roxa no Sul e massapé no nordeste. Pecuária e compactação do solo. Agricultura associada ao tipo de clima e solo e práticas sustentáveis; Jardinagem e compostagem.
Recursos metodológicos: Mapas dos biomas 
Instrumentos de avaliação: Prova de recuperação
Possíveis Interdisciplinaridade: Sociologia (o Movimento dos Sem Terras)
Semana 8 
Conteúdos específicos: Aula de campo, visita técnica a definir.
Recursos metodológicos: Transporte a providenciar
Critérios de avaliação: Contextualizar a partir da vivência prática específica
Instrumentos de avaliação: Relatório de campo com opinião crítica sobre a produção industrial
Possíveis Interdisciplinaridade: De acordo com a visita
Semana 9 
Conteúdos específicos: Hidrografia e Usinas hidrelétricas; Bacias hidrográficas; A questão de Belo Monte; Fontes de energia renováveis e não renováveis; Fontes alternativas
Recursos metodológicos: Imagens e vídeos
Critérios de avaliação: Entender os impactos ambientais causados com o processo de desenvolvimento e o conceito de sustentabilidade.
Instrumentos de avaliação: Prova-2 na semana, conteúdos acima.
Possíveis Interdisciplinaridade: Biologia (manejo)
Semana 10
Conteúdos específicos: Atividade práticas sobre conteúdos acima
Recursos metodológicos: Exercícios, gráficos, palavras cruzadas, lúdicos, mapas impressos, etc.
Instrumentos de avaliação: Atividades de recuperação de notas

QUARTO BIMESTRE 

O ESPAÇO RURAL E A MODERNIZAÇÃO DA AGRICULTURA 
Semana 1 
Conteúdos específicos: Processo de ocupação do território brasileiro e uso do solo; Tipos de agricultura no Brasil; Estrutura fundiária; Estatuto da Terra e Código florestal
Recursos metodológicos:.Livro didático e Textos legislação
Critérios de avaliação: Compreender a relação campo-cidade
Instrumentos de avaliação: Exercícios do livro
Possíveis Interdisciplinaridade: História (motivos da ocupação do território brasileiro)
Semana 2 
Conteúdos específicos: Movimentos campesinos; Reforma agrária; Latifúndios e violência no campo; Sistema de "plantation" pelo mundo; Agricultura de jardinagem na Ásia, subsistência na África e produtor local.
Recursos metodológicos: Mapas de produção agrícola
Critérios de avaliação: Entender as políticas do governo para o campo
Instrumentos de avaliação: Trabalho com mapa impresso
Possíveis Interdisciplinaridade: Sociologia (movimentos campesinos)
Semana 3 
Conteúdos básicos: Agricultura no Brasil colônia até a Segunda Guerra; Revolução verde; Êxodo rural e suas diversas motivações; Migrações e desenvolvimento agrícola do centro-oeste; Fronteiras agrícolas; Agroecologia e sustentabilidade; Práticas agrícolas indígenas e quilombolas;
Recursos metodológicos: Imagens multimídia, gráficos e tabelas
Critérios de avaliação: Entender as origens do modelo agropecuário contraditório brasileiro
Instrumentos de avaliação: Exercícios de interpretação de gráficos e tabelas
Possíveis Interdisciplinaridade: Sociologia (desigualdade social); História (imigrações)
Semana 4 
Conteúdos específicos: Diversificação do espaço agrícola brasileiro; diversidade étnica e agricultura; colaboração agrícola dos imigrantes; Mecanização, cooperativas e agronegócio; Dados da produção, consumo e exportação 
Recursos metodológicos: Filme sobre práticas agrícolas
Critérios de avaliação: Entender a colaboração agro-cultural trazida por cada imigrante para o Brasil e sua importância atual.
Instrumentos de avaliação: Resenha do filme, construção de tabelas de produção
Possíveis Interdisciplinaridade: Biologia (compostagem); Matemática (dados da produção); Sociologia (a diversidade cultural e o campo)
Semana 5 
Conteúdos básicos: Biomassa, biocombustíveis, o Etanol no Brasil; produção consumo e exportação de produtos transgênicos; A produção de milho e cana-de-açúcar no Brasil e no mundo; Os cinturões agrícolas nos estados Unidos, a agricultura na União Europeia.
Recursos metodológicos: Videoaula
Critérios de avaliação: Analisar a importância do uso de combustíveis como matriz energética para o Brasil em seus aspectos políticos e econômicos
Instrumentos de avaliação: Prova-1 Sobre conteúdos acima trabalhados
Possíveis Interdisciplinaridade: Química (origem, formação, produção e composição dos compostos comburentes)
Semana 6 
Conteúdos específicos: Produção pecuária, suínos, caprinos, equinos, bubalinos, piscicultura, carcinicultura, granja e sustentabilidade; Agricultura familiar e hortifrutigranjeiros na região metropolitana (tipos de produtos); produção agropecuária associada ao clima e solo.
Recursos metodológicos: Laboratório de informática, Internet, pesquisa dirigida
Critérios de avaliação: Entender a diversidade pastoril brasileira e a origem dos conceitos de latifúndio e minifúndio.
Instrumentos de avaliação: Trabalho de pesquisa, agendar entrega
Possíveis Interdisciplinaridade: 
Semana 7 
Conteúdos específicos: Aula de campo área rural - sugestão vinícola em Colombo
Recursos metodológicos: Visita técnica
Critérios de avaliação: Entender e analisar a prática agrícola da região
Instrumentos de avaliação: Relatório de campo e construção de mapas e tabelas
Possíveis Interdisciplinaridade: Sociologia (modo de vida no campo e condições de trabalho)
Semana 8 
Conteúdos básicos: Revisão de conteúdos
Recursos metodológicos: Videoaula, filme
Instrumentos de avaliação: Prova-2, conteúdos acima trabalhados
Possíveis Interdisciplinaridade: Prova de geografia com textos que exigem conhecimentos básicos de química, história e sociologia.
Semana 9 
Conteúdos específicos:  Queimada, desmatamento e extrativismo florestal; produtos madeiráveis; Uso da madeira no Brasil; Madeira de Lei; Legislação ambiental; Povos extrativistas e cultura local;
Recursos metodológicos: Pesquisa na biblioteca
Critérios de avaliação: Compreender as causas e consequências do desmatamento
Instrumentos de avaliação: Interpretar e discutir criticamente a legislação ambiental brasileira para as relações campo-cidade.
Possíveis Interdisciplinaridade: 
Semana 10
Conteúdos específicos: Aula de encerramento, ajustes e fechamento de notas
Recursos metodológicos:  Filme sobre seca no Nordeste. Sugestão: "Vida Maria"
Critérios de avaliação: Autoavaliar os conteúdos e conhecimentos adquiridos durante o bimestre.
Instrumentos de avaliação: Atividades de recuperação se necessárias.

Avaliação e conteúdos específicos: Ao final do quarto bimestre o aluno do 1º ano deverá ser capaz de entender e discutir assuntos como a necessidade da reforma agrária, as condições de vida no sertão, as motivações da violência no campo, distinguir os tipos de agricultura, práticas agrícolas, as motivações e soluções para o trabalho escravo e infantil; Vantagens e desvantagens da produção com transgênicos; Diferenciar e localizar produções de gado bovino, suíno, ovino, equino, caprino, bubalino e demais soluções agropecuárias no Brasil; Balança comercial brasileira e a colaboração do campo.


DIVAGAÇÕES EPISTEMOLÓGICAS

Algumas idéias apresentadas na primeira parte do livro de Roberto Lobato Corrêa “Região e organização espacial”. O PENSAMENTO CIENTÍFICO...