quinta-feira, 11 de abril de 2019

O ESPAÇO GEOGRÁFICO


     
O espaço é o objeto de estudo da geografia e pode ser estudado sob diferentes perspectivas, como por exemplo, REGIÃO, TERRITÓRIO, PAISAGEM, LUGAR, BACIA HIDROGRÁFICA, PAÍS, e cada um desses conceitos recebem formas diferentes de abordagem e de análise, conforme suas peculiaridades, dimensões, formas físicas, formas de ocupação, exploração, e possuem também regras de uso e legislação que devem ser observadas e respeitadas. Neste contexto, cada dimensão do espaço representa um entendimento específico deste, e é válido apenas em um limitado campo discursivo. Isto se aplica tanto no caso das interpretações de determinados grupos sociais, dos quais cada um se exprime em atividades específicas, formas culturais diferentes e linguagens diferenciadas, como para abordagens e interpretações entre a geografia física e humana. 
          A Geografia procura então demonstrar o espaço sobre a ótica de todas as suas vertentes de forma integrada e multidisciplinar. Assim, tomamos que o olhar através de uma determinada abordagem constrói um filtro que ressalta o que essa abordagem propõe, e no caso da paisagem, seja NATURAL ou CULTURAL exige uma filtragem mais ampla que foge até mesmo das questões geográficas mais clássicas necessitando interpretações científica, cultural, filosófica, política, entre outras, mostrando um caráter multidisciplinar no seu estudo. 
          Em muitos casos, o espaço geográfico deve ser encarado não apenas como um objeto de estudo, refletido e interpretado intelectualmente, mas como uma forma de vivência na sua plena positividade do cotidiano das pessoas, neste sentido, quem sabe perceber o espaço geográfico, consegue entender seu valor, perceber a importância do mesmo em sua vida, criar vínculo afetivo com o mesmo e, conseqüentemente, defender a sua perpetuação. Para que isso acorra, o indivíduo necessita estar de bem com vida, possuir uma educação que lhe permita meditar sobre sua existência e seu entorno, e precisa de uma atitude cultural e psicológica equilibrada numa sociedade de justiça social, ou a percepção do espaço se restringirá a um ambiente de exploração.
             Discutir essa pluralidade conceitual e cognitiva do espaço geográfico é sem dúvida um grande desafio. Para a esfera da Geografia física já se percebe uma grande mudança ao se focar a problemática do espaço natural levando em conta o homem, enquanto para a geografia humana as paisagens há muito tempo já são cheias de valores, relacionadas às culturas e aberto à múltiplas percepções.  

DIVAGAÇÕES EPISTEMOLÓGICAS

Algumas idéias apresentadas na primeira parte do livro de Roberto Lobato Corrêa “Região e organização espacial”. O PENSAMENTO CIENTÍFICO...