100 Respostas

EPISTEMOLOGIA DA GEOGRAFIA



01 – POR QUE ESTUDAR GEOGRAFIA?
R:- Estudar geografia é fundamental para se compreender a dinâmica das paisagens, os lugares, as características regionais, o desenvolvimento urbano, a vida no campo e a sua relação com a cidade. Com a geografia passamos a entender as diferenças das mais diversas culturas e etnias distribuídas pelo mundo e como cada uma se instalou em cada lugar. Para Castelar (2000), "é pela geografia que o homem faz o reconhecimento de si diante do que o circunda e da sua função como elemento integrante da paisagem e ser social". Através da linha de pensamento de cada geógrafo temos contato com diferentes abordagens que demonstram como utilizar e transformar o espaço de forma sustentável, fazendo com que o homem possa viver respeitando o meio ambiente, coexistindo com outras espécies e explorando seus recursos de forma a impactar minimamente no meio em que vive e depende, criando assim, um estado de intimidade ambiental.


02 - CITE ALGUMAS DAS ESCOLAS GEOGRÁFICAS E SUAS CARACTERÍSTICAS.
R:- Entre as principais escolas destacamos a:
ALEMÃ: Destacando-se Humboldt, Ritter e Ratzel, a Alemanha é tradicionalmente conhecida como país da geografia moderna e a partir destes, outros grandes geógrafos (inclusive de outras escolas) fizeram suas bases e obtiveram destaques.

FRANCESA: Escola de acentuada preocupação regionalista dava grande importância à descrição embora não menosprezasse a explicação. Precisou de uma total reformulação após ser derrotada em 1871 pela Alemanha, quando seu ensino foi culpado por não satisfazer os anseios políticos e militares de seu país, havendo assim uma preocupação especial com a geografia e a história no nível secundário.

BRITÂNICA: Escola de preocupações regionais e gêneros de vidas, necessitava de bons conhecimentos geográficos devido ser um país colonizador com terras em diversos cantos do planeta, dai a preocupação em conhecer bem essas áreas e dominar povos que nela habitam, criando assim um comprometimento ideológico da geografia e sua preocupação militar.

AMERICANA: Desenvolveu-se na segunda metade do século XIX com a chegada dos suíços Guynot e Agassiz. Esta escola possui hoje um dos acervos mais completos da realidade geográfica mundial tanto física quanto humana, pois este país foi e ainda é um dos melhores estrategistas de guerras baseados em informações geográficas e geopolíticas. O alto desenvolvimento tecnológico permite aos EUA o conhecimento geográfico de ponta sobre outros países mesmo antes desses.

SOVIÉTICA: Esta escola concentrou seus estudos no desenvolvimento da agricultura e do solo visto as condições climáticas em que se encontra. Sua geografia clássica manteve-se ambientalista na análise da relação entre o homem e o meio ambiente, sendo mantida a unidade da ciência.


03 - O QUE É DETERMINISMO AMBIENTAL?
R:- A tese do determinismo ambiental estabelece que o meio exerce forte influência na determinação da evolução das características genéticas do homem - Lamark e Darwin desenvolveram suas teorias evolucionistas que influenciaram as ciências sociais da época. Ratzel foi um dos grandes pregadores do determinismo impulsionado pela necessidade da Alemanha justificar guerras de conquistas no século XIX. O termo região natural foi muito citado durante o determinismo e não se trata de divisões meramente climáticas ou políticas, mas sim de algo muito mais abrangente envolvendo fronteiras de ecossistemas, bacias hidrográficas e outros elementos integrados e inter relacionados. Na região, portando seria o melhor lugar para se estudar a relação homem natureza, formando uma concepção ambientalista.


04 - O QUE É O POSSIBILISMO NA GEOGRAFIA?
R:- Surgiu na França em oposição ao determinismo alemão no início do séc. XX tendo como alguns de seu papel demarcar o expansionismo germânico, abolir qualquer forma de determinação da natureza sobre o homem e, também, enfatizar a fixidez das obras do homem. Temos em Vital de La Blache o principal articulador do possibilismo, aqui, a natureza foi colocada como fornecedora de possibilidades para que o homem a modificasse transformando o homem no principal agente geográfico e deixa claro que a região é o real objeto de estudo, enaltecendo também os conceito de paisagem. Aqui o objeto de estudo é claramente a região humana e não as regiões naturais, e qualquer região, uma vez delimitada pelo homem, seja qual o for o critério, é considerada como sendo região geográfica. O possibilismo acredita que o homem cria uma paisagem cultural e um gênero de vida, sendo portando região e paisagem conceitos equivalentes. As regiões podem ser determinadas até mesmo por paralelos imaginários, supondo portanto uma evolução dentro de um estágio de equilíbrio (espaço redefinível ), ao contrário do que propunha Vidal de La Blache.

05 - O QUE É A GEOGRAFIA CRÍTICA?
R:- É uma abordagem geográfica que se desenvolveu a partir doas ano 70 calcada no Materialismo histórico dialético de Marx. Materialismo porque somos o que as condições materiais nos determinam a ser e a pensar; Histórico porque a sociedade e a política são frutos da ação concreta dos seres humanos no tempo; Dialético pois utilizando-se da lei da unidade e luta dos contrários, confirma a conexão e a interdependência dos fenômenos em toda a realidade que nos apresenta; E marxista porque é o conjunto das suas idéias, dos conceitos, das teses, das teorias, das propostas de metodologia científica e de estratégia política e, em geral, a concepção do mundo, da vida social e política, consideradas como um corpo homogêneo de proposições, não conseguindo se afastar das sociedades humanas (principalmente capitalistas) como alteradoras do meio ambiente, através de seus núcleos urbanos, transporte e indústrias. Uma de suas melhores visões é a associação a questão da organização espacial estudando relações entre formas espaciais e os processos históricos que modelam os grupos sociais. Essa conotação capitalista da geografia critica é a postura vidaliana (Vidal de La Blache) de a nova geografia que se põe como um conceito-obstáculo que nega outras possibilidades de se dividir o espaço.

06 - O QUE FOI A NOVA GEOGRAFIA?

R:- Também chamada de teorética ou quantitativa, envolveu introdução e difusão de novas culturas surgidas no pós-guerra como industrialização, urbanização, meio ambiente, ecologia, poluição e relações espaciais entre essas e outras culturas. Encontrou se aqui uma forma de se gerenciar a expansão capitalista utilizando-se de técnicas matemáticas, estatísticas e recursos de outras ciências tentando assim estabelecer seus próprios padrões espaciais. Sobre o ponto de vista teorético a região pode ser resumida de várias formas desde que haja uma lógica a divisão espacial. São os propósitos de cada pesquisador que norteiam os critérios a serem selecionados para uma divisão regional, podendo ser, por exemplo, climáticas, agrícolas, populacional (regiões funcionais) ou qualquer outra que possa suprir-se de dados estatísticos (homogêneas). Convém frisar que as regiões homogêneas e funcionais são mutuamente excludentes no mundo capitalista, pois dizem respeito a fenômenos que se comportam, cada um deles, com espacialidade própria. Na nova geografia, o princípio da classificação é um forte recurso para se analisar região. Algumas dessas técnicas são o princípio da divisão lógica e agrupamento; diferenciação de lugares e regularidades; distinção por tipologia.

07 - O QUE FOI A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL?
R:- A PRIMEIRA FASE teve início em 1780, século XVIII, na Inglaterra patrocinada pela burguesia emergente local que necessitava atender um mercado consumidor crescente, assim, acumulava capital em grande quantidade. Esse processo foi acelerado pelas novas descobertas e o fim do absolutismo. O surgimento da máquina a vapor (trem), o uso do carvão e do ferro (com grandes jazidas na Inglaterra) associado ao desenvolvimento capitalista (livre concorrência) marcou a primeira fase dessa revolução. Como consequência destaca-se o desenvolvimento dos centros urbanos, surgimento de novas classes sociais (proletariado), expansão colonial e um comércio voltado para o mercado mundial. Uma SEGUNDA FASE da revolução se torna marcante a partir de 1860 com a crescente concorrência e a indústria de bens de produção. Nessa fase ocorre grandes mudanças no processo de produção principalmente com o uso da eletricidade e do petróleo com destaque para os Estados Unidos, Alemanha, Japão, Itália, Bélgica, França, Rússia e Holanda. Uma TERCEIRA FASE, surge mais tarde, já no século XX, principalmente a partir de 1970, a evolução constante da indústria de diversos gêneros se intensifica com a mecanização da lavoura, energia nuclear, robótica, microeletrônica, genética, informática, entre outros, marcando grandes mudanças no processo da produção mundial e nos padrões de compra e costumes de todo o mundo globalizado que dura até os dias atuais.

08 - CITE ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DAS CORRENTES GEOGRÁFICAS

R:- Seja sobre qual for o aspecto, a geografia tem um histórico bastante diversificado sendo  formalizada a partir de correntes e pensamentos diversos. Com o tempo essas correntes, vieram somando e acrescentando dados e opiniões que hoje nos possibilitam escolher as idéias mais interessantes ao trabalho a se realizar na área da epistemologia geográfica. O que se pode ver é que várias escolas procuram especializar-se em seus próprios problemas, pois havia a emergente necessidade de se expandir o comércio com outras regiões e povos, requerendo conhecimento tanto humano quanto físico das diversas regiões do planeta. O conhecimento do espaço vivido era imprescindível tanto na exploração econômica para o bem da própria população quanto para defesa de posições e estratégia militar, que em muito impulsionou a geografia como um todo. Há que se destacar, também, os grandes naturalistas, que, por amor ao que faziam, não se preocupavam em fronteiras ou políticas do estado, pois o que interessava era trazer novos conhecimentos e organização das idéias geográficas, naturais e humanas que eram de grande interesse para vida cultural do planeta. Vejamos algumas abordagens:
A GEOGRAFIA CLÁSSICA - O conhecimento geográfico foi difundido e consolidado somente no período clássico entre 1901 e 1946, mas o hábito de periodizar a evolução instituiu a geografia moderna após a segunda guerra. Entre os fatos que delimitaram épocas estão, estão a queda do prestígio do positivismo, a dificuldade de aplicação uniforme das leis gerais com tendência ao abandono da geografia humana, dai o aumento do prestígio da geografia regional em detrimento da geografia geral. Os Clássicos eram portanto mais corológicos e descritivos, já os modernos incluíram o homens como elemento fundamental consumidor de recursos naturais portanto objeto incontestável da geografia. Nesse período os estudos eram direcionados a descrição e análise da paisagem, os franceses davam também importância às alterações causadas pelo homem, embora as vezes, o homem era visto como mero elemento da natureza como outro animal qualquer para alguns (ver Ratzel). Com o tempo, os estudos regionais passaram a ganhar grande prestígio e admitiam, os regionalistas, ser os legítimos geógrafos, pois passaram a se preocupar tanto com os aspectos físicos quanto com os sociais (humanos) e as relações entre estas. Cabe lembrar que com a era industrial, os progressos realizados no domínio das comunicações, dos transportes e expansão da economia internacional, que se tornou generalizada, trouxe uma crise da noção clássica de “região”, obrigando-nos a praticamente a redefinir a palavra para que pudéssemos continuar usando-a na geografia. A geografia clássica estava porém comprometida com os interesses econômicos e sociais de cada país, governo e classes dominantes, com isso cada “escola” procurava seguir seu próprio desenvolvimento fragmentando-se em escolas nacionais ou até regionais, já que a época era de clima de guerra e conflitos entre as nações, todos procuravam conhecer mais e mais sobre geografia e novos territórios, fosse para exploração colonial ou mesmo colonização, pois o comércio se abria e havia a necessidade de um reescalonamento da geografia, onde novos territórios eram incluídos ao mesmo tempo que novos conhecimentos das regiões já conhecidas eram acrescentados. Surgiram então as escolas, alemã, francesa, britânica, americana e soviética, separadas completamente em suas proposições e métodos, cada uma dando prioridade para os interesses do próprio país, dando assim um sentido nacionalista e comprometido com os governos a que serviam; O CAPITALISMO E A GEOGRAFIA - Com o crescente incremento do comércio entre os povos no século XIII e XIX destaca-se o Capitalismo que promove o enriquecimento da burguesia. Com isso começa haver uma revolução cultural, tecnológica e administrativa onde surge a ideia de que se tem que racionalizar e maximizar a exploração dos recursos naturais. A época favorece então o surgimento de pensadores e naturalistas que em muito colaboram com o conhecimento geográfico. Kant, por exemplo definiu a geografia em 5 campos como sendo: o matemático, o moral, a política, o mercantil e a teologia. Já Herder, revelou-se um determinista e chegou a influenciar Humboldt e Ritter afirmando que cada povo realizava seu destino de acordo com as características do meio físico a seu redor. Com o deslumbramento das novas áreas descobertas e estudos de seus povos, cientistas europeus passaram a acreditar que pertenciam um raça superior devido ao clima que possuía a Europa (determinismo geográfico). Hobbes, com o seu Leviatã, disse que o Estado deve ser forte e deve se impor, já Montesquieu pregava que o meio exercia influência na forma de pensar e de agir dos homens porém cada povo deveria escolher a que forma de governo quer submeter-se. Enfim, com o surgimento do capitalismo, o enriquecimento da burguesia, começa então a ser valorizado o conhecimento científico para melhor exploração e aproveitamento dos recursos naturais, abrindo espaço então para o surgimento de novas ciências e o desenvolvimento da Geografia.

LIVROS CONSULTADOS
ANDRADE, M Correia. Geografia, ciência da sociedade, São Paulo: Atlas, 1987.
MARTONNE, Emanuel de. Panorama da geografia, vol I. 



CAPITALISMO E A GUERRA FRIA

01 - O QUE FOI A GUERRA FRIA?
R:- Foi o período da história após a segunda guerra mundial onde Estados Unidos (capitalista) e Rússia (socialista) bipolarizavam o mundo buscando a implementação de seus ideais políticos em países aliados, para isso houve uma corrida armamentista sem precedentes incluindo uma constante ameaça de guerra nuclear. Durante esse período a indústria nos países capitalistas se desenvolveram apoiada pelas pesquisas militares não aproveitadas ou repassadas para a iniciativa privada. Assim se desenvolveram as telecomunicações, televisão, internet, microeletrônica, radiodifusão, informática e outros; Já nos países socialistas isso não ocorreu pois as pesquisas militares eram informações restritas e segredo de seus governos fazendo com que suas indústrias fossem sucateadas, consequência do monopólio do governo, causando descontentamento na sua população. Em 1989, a derrubada do muro de Berlim simbolizou o fim da guerra fria.

02 – O QUE IDENTIFICA O SISTEMA CAPITALISTA?
R:- Capitalismo é um sistema econômico de governo, que prega o liberalismo e o neoliberal, apoiando a iniciativa privada (economia de mercado) em regime democrático onde a opinião popular e liberdade de expressão costumam prevalecer. Nas empresas, a busca incessante pelo lucro não favorece a população trabalhadora mais pobre, apesar da livre concorrência pressionar alguns preços para baixo. Durante o período da Guerra Fria o bloco capitalista era liderado pelos Estados Unidos e tinha como aliados os países da Europa ocidental, América do Sul, Japão e parte da Ásia e África. Esse panorama pouco mudou. O Brasil é um país democrático capitalista neoliberal, alinhado com os Estados Unidos, com sistema de governo presidencialista onde o presidente é escolhido em eleições diretas.

03 – O QUE IDENTIFICA O SISTEMA SOCIALISTA? 
R:- Esse sistema de governo privilegia a sociedade estatal, com alto nível de controle do governo (economia planificada), a busca da igualdade e o bem comum. Durante a Guerra Fria o Socialismo comunista era representado pela União Soviética (Rússia), que tinha entre os seus aliados os países do leste europeu, Cuba, Coréia do Norte, China e outros.

04 – O QUE É A DIVISÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO? 
R: - DIT é o papel de cada país no cenário econômico mundial. No século passado o Brasil participava com 86% em produtos primários, hoje participa com 66% das exportações em produtos industrializados, havendo, portanto uma mudança do papel do Brasil no DIT. Passamos de país pobre a subdesenvolvido do terceiro mundo para país emergente industrializado com seu PIB entre os 10 maiores do planeta. Ou seja, passamos de exportador de matéria prima para exportador de produtos industrializados, mas ainda dependente do capital dos países ricos.

05 – QUAL ERA A POSIÇÃO DO BRASIL, RÚSSIA E EUA DURANTE A GUERRA FRIA?R:- Os Estados Unidos eram o líder o bloco capitalista do qual o Brasil fazia parte (e permanece alinhado a esse bloco até hoje), Enquanto a Rússia (ex URSS) era a líder do grupo comunista no qual faziam parte a Polônia, Ucrânia, Bulgária, Hungria, Romênia, Cuba, e outros.

06 - A QUAL BLOCO ERA ALINHADA A ANTIGA IUGOSLÁVIA?
R:- A Iugoslávia, comandada pelo general Josip Broz Tito, era aliada ao bloco socialista mas procurava se manter militarmente neutra e fora das ordens da URSS, maís tarde, já sobre o comando de Milosevic, devido a divergências étnicas o país se fragmentou em diversos territórios independentes que deram origem à Bósnia, Sérvia, Kosovo, Eslovênia, Macedônia, Croácia e Monte Negro.

07 - QUAL A SITUAÇÃO DA COREIA EM RELAÇÃO AGUERRA FRIA?
R:- Após o fim da Segunda Guerra Mundial a Coreia foi dividida, o norte passou a ser aliado dos soviéticos (socialista), enquanto o sul ficou sob a influência norte-americana (capitalista). Esta divisão gerou conflitos entre as duas Coreias. Após diversas tentativas de derrubar o governo sul-coreano, a Coreia do Norte invadiu a Coreia do Sul em 25 de junho de 1950. As tropas norte-coreanas conquistaram Seul (capital da Coreia do Sul). A Guerra da Coreia ocorreu entre os anos de 1950 e 1953. Foi o primeiro conflito armado da Guerra Fria, causando apreensão no mundo todo, pois houve um risco eminente de uma guerra nuclear em função do envolvimento direto entre as duas potências militares da época. Conflitos ocorreram em território coreano, provocando a morte de aproximadamente 3,5 milhões de pessoas, sendo que a maioria era composta por civis. Em 28 de março de 1953, Coreia do Norte e China, após sofrerem inúmeras derrotas em batalhas, aceitaram a proposta de paz das Nações Unidas. Um tratado de paz foi assinado em 27 de julho de 1953 decretando o fim da guerra. No entanto a Coreia do Norte nunca aceitou a condição de isolamento (o comércio com países capitalistas alinhados com os EUA é proibido) e atualmente (2013) ameaça invadir novamente a Coreia do Sul e bases militares norte-americanas afirmando que o tratado de paz foi cancelado.

08. O QUE É A OTAN?
R:- A OTAN (North Atlantic Treaty Organization), ou Organização do Tratado do Atlântico Norte, Tratado do é um grupo criado em 1949 para promover a segurança política e militar entre os países do Atlântico Norte e era representada principalmente por países capitalistas ocidentais como Estados Unidos, Reino Unido, Portugal França, Grécia, Turquia, Alemanha, Canadá e outros. Hoje alguns países socialista já fazem parte do grupo como a Polônia e Hungria. Foi possível ter uma ideia de seu potencial militar durante a guerra civil da Iugoslávia.

09 - O QUE FOI O PACTO DE VARSÓVIA?
R:- Em resposta à OTAN o grupo socialista se reuniu em Varsóvia em 1955 para ditar as diretrizes que consolidava a aliança política e militar do leste europeu encabeçado pela URSS, Alemanha oriental, Polônia, Hungria, Tcheco-eslováquia, Bulgária e Romênia. Esse bloco ficou conhecido como países da cortina de ferro.

10- O QUE FOI O PLANO MARSHAL?
R:- Foi uma política de investimento que o governo americano lançou para ajudar na recuperação a Europa destruída pela guerra. Para isso, em Bretton Woods, nos EUA, foram criados o BIRD (Banco interamericano de desenvolvimento) e o FMI (fundo monetário internacional). Mas o objetivo foi mais político do que humanitário, pois o endividamento da Europa com os Estados Unidos ajudou no fortalecimento, enriquecimento e afirmação desse país como potência mundial.

11 - QUAL A SITUAÇÃO HISTÓRICO-POLÍTICA DA PALESTINA?
R:- Historicamente a região já foi ocupada pelos povos hebreus, assírios, babilônios, macedônios, gregos, persas, ptolomaicos, selêucidas, asmoneus, romanos, bizantinos, muçulmanos, otomanos, judeus, persas (árabes), ingleses. Em 1947 os ingleses resolvem devolver o território para os verdadeiros donos (!!!!!). Assim é criado o Estado de Israel sob protestos do mundo árabe. Inconformados, aliados árabes tentam retomar o controle da região num conflitos conhecido como guerra dos 6 dias (1967), mas com o apoio dos Estados Unidos Israel reconquista seu território e outros mais (faixa de gaza, colinas de Golam, Cis-Jordânia e península do Sinai). Nova tentativa de extinguir o Estado de Israel é feita em 1973, guerra do yom kpur, com o apoio da União Soviética, mas Israel com um exército moderno e organizado consegue se manter após inúmeras perdas de ambos os lados. Após a guerra os países árabes se negam a vender petróleo para os aliados israelense (mundo ocidental), iniciando a grande crise do petróleo. Mais tarde, 1978, o acordo de Camp David devolveria ao Egito a península do Sinai.

GLOBALIZAÇÃO E COMÉRCIO MUNDIAL

01 - QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS TIPOS DE BLOCOS ECONÔMICOS?
a) Zona de livre comércio (estágio inicial, eliminação gradativa de barreiras comerciais)

b) União Aduaneira (A+ tarifa externa comum), aqui temos o MERCOSUL
c) Mercado Comum (B+ livre comércio de mercadorias e transito de trabalhadores)
d) União econômica e Monetária (C+ moeda única e legislação trabalhista padrão).
O único bloco a atingir o estágio de União Econômica e Monetária é a União Européia.

02 – COMO ESTÃO DISTRIBUÍDOS GEOGRAFICAMENTE OS BLOCOS ECONÔMICOS?
R:- Os principais blocos conseguem melhorar seu grau de integração quando formados por países semelhantes geográfica e economicamente, assim se agrupam formando o NAFTA (América do Norte); CARICOM (América Central); MERCOSUR (América do Sul); APEC (Países do pacífico); UNIÃO EUROPEIA (Europa); CEI (Leste Europeu); SADC (África austral) entre outros.

03 - QUAL É O BLOCO ECONÔMICO MAIS BEM SUCEDIDO?
R:- Trata-se da União Européia, tendo como destaque a Alemanha, Itália, França, Inglaterra, e outros países totalizando 27 membros. É o único bloco mundial que funciona como União Econômica e Monetária (moeda única, legislação trabalhista e ambiental em comum e outros benefícios). A moeda única é o EURO, mas nem todos os países do bloco adotaram a moeda, como é o caso do Reino Unido. Em 2009 foi assinado o tratado de Lisboa que reforçou a democracia na União Europeia e a sua capacidade para defender os interesses dos cidadãos sobre espaço de liberdade segurança e justiça, aperfeiçoando o texto do Tratado de Schegen que dispunha sobre livre fronteira no continente europeu com participação de países de fora do bloco.

04 - CARACTERIZE O MERCOSUL?
R:- Criado em 1991 no tratado de assunção pelo Brasil, Argentina, Paraguai (suspenso em 2013) e Uruguai, tendo hoje também a participação da Venezuela como integrante funciona como União Aduaneira, com a finalidade de cooperação mutua nas áreas econômicas, trabalhista, educacional, científica e cultural. Não consegue melhor integração entre seus integrantes devido as suas grandes diferenças econômicas e culturais de seus integrantes. Ainda Assim atrai o interesse de outros países como o Chile, Bolívia, México e até Israel.

05 - COMO FUNCIONA O PRINCIPAL BLOCO ECONÔMICO DA ÁFRICA?
R:- A SADC (Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral) é uma comunidade regional que busca garantir para sua população o bem estar econômico, melhorias da qualidade de vida, liberdade, justiça social, paz e segurança. Todos esses aspectos serão obtidos mediante a cooperação entre os países membros. É composta por 14 países, sendo eles: Angola África do Sul, Botswana, República Democrática do Congo, Lesoto, Malawi, Maurícia, Moçambique, Namíbia, Seychelles, Suazilândia, Tanzânia, Zâmbia e Zimbabwe. Através da integração desses países, pretende-se alcançar o desenvolvimento econômico, desenvolver políticas comuns, proporcionar a consolidação dos laços históricos, sociais e culturais entre os povos da região.

06 – O QUE É A ONU E QUAL O SEU PAPEL?

R:- Foi criada após a segunda guerra mundial em substituição à Liga das Nações que tratava das pendências da primeira guerra. A Organização da Nações Unidas veio com objetivo de mediar os conflitos e coordenar a reconstrução dos países mais atingidos. Entre seus órgãos que se destacam temos a UNESCO, FAO, UNICEF, PNUD, FMI, OMS e outros. Mas nem todos foram criados junto com a ONU.

07 - DIFERENCIE REFUGIADOS DE CLANDESTINOS

R:- Refugiados surgem em função de guerras, conflitos religiosos, étnicos ou perseguições políticas ou ideológicas; já um clandestino é um imigrante causal sem qualquer justificativa que o aceite, ou seja, um imigrante ilegal que deve ser extraditado enquanto ao refugiado deve se dar abrigo a fim de proteger sua integridade. Um outro exemplo é o refugiado ambiental que se desloca fugindo de calamidades provocadas pela natureza como secas, terremotos, etc.
08 – CITE ALGUNS EXEMPLOS DE EMPRESAS MULTI E TRANSNACIONAIS.
R:- EUA (Coca-cola, Ford, Nike); Brasil (AMBEV, Veja, Petrobrás); França (Peugeot, Renault, Air-france); Além de Nokia, Philips, Samsung, Microsoft, Google, Aple, etc. As multinacionais possuem sedes em um país e filiais em outros, já as transnacionais extrapolam e podem possuir sedes em mais de um país (Nissan-Renault, franco-japonesa), essas indústrias começaram a decentralização principalmente durante o período da guerra fria e seus acordos de fusão continuam até os nossos dias.

09 – O QUE É GLOBALIZAÇÃO?
R:- é a interdependência comercial, econômica, financeira e cultural entre os diversos países do planeta. Motivados pelo capitalismo, a globalização faz com que países desenvolvidos consumam recursos naturais, lancem gases tóxicos, produzam lixo urbano e industrial, enquanto os subdesenvolvidos exploram seus recursos à exaustão, queimam suas matas, poluem a atmosfera, rios, contaminem suas lavouras com agrotóxicos no âmbito de vender cada vez mais aos ricos. Isso pode trazer conseqüências como desigualdade social, aumento da pobreza localizada, crescimento do emprego informal e agravamento dos problemas ambientais.

10 – QUAIS OS PRÓS E CONTRAS DA GLOBALIZAÇÃO CULTURAL?
R:- O domínio cultural de uma sociedade sobre outra é combatida quando os costumes locais são abandonados ou substituídos (aculturação) em função do consumismo e interesses econômicos, mas é possível e pode ser positivo quando se incorporam novos costumes, hábitos e língua para incrementar e enriquecer a cultura local ampliando horizontes e agregando informações e conhecimento.

11 - DE QUE FORMA A GLOBALIZAÇÃO AUMENTA O COMÉRCIO ENTRE OS PAÍSES?
R:- Através do desenvolvimento e integração dos meios de transportes e comunicações, e os maiores beneficiados são a União Européia, Estados Unidos e Ásia. A globalização e as tecnologias tornaram o fluxo de mercadorias e pessoas mais dinâmico, mas aumenta de forma desigual a riqueza dos países ricos em relação aos pobres.

12 - O QUE É GEOPOLÍTICA?
R:- É a relação entre as políticas locais, regionais e internacionais adotadas pelos diversos grupos de poder que atuam em todos os níveis, considerando os conflitos e as discordâncias que elas podem gerar. Entidades locais (Governos), regionais (OTAN, OEA, etc.) e internacionais (ONU, OMC), através de seus representantes políticos atuam na solução e mediação desses conflitos.

POPULAÇÃO

01 - COMO SE CARACTERIZA O FLUXO MIGRATÓRIO DO MUNDO PARA O BRASIL?
R:- A maior parte dos Brasileiros que vivem fora hoje (2010) do Brasil estão nos Estados Unidos, Paraguai e Japão; Enquanto os maiores contingentes estrangeiros são de portugueses, japoneses, italianos, espanhóis, paraguaios e argentinos. Temos mais brasileiros vivendo fora do país do que estrangeiros vivendo por aqui, mas a rápida ascensão do Brasil no cenário econômico internacional aponta para uma reversão nos próximos anos. O Brasil passou pelos processos migratórios milenar (índígenas), colonial (portugueses), escravocrata (africanos), ocupação (alemães, japoneses, italianos, etc) além dos atuais.

02 - O QUE DEFENDIA A TEORIA DEMOGRÁFICA DE MALTHUS?
R:- Exposta em 1789 (século XVIII), defendia que a principal causa dos problemas que afetavam seu país era o grande crescimento populacional, especialmente dos mais pobres. Sua teoria baseou-se em dois princípios: 1) Caso não seja detida por obstáculos (guerras, epidemias etc.), a população tende a crescer segundo uma progressão geométrica (P.G), duplicando a cada 25 anos, enquanto os meios de subsistência, na melhor das hipóteses, só podem aumentar segundo uma progressão aritmética (P.A) provocando um colapso que deveria acontecer por volta de 1850. Para Malthus, a fome e a miséria eram resultados do elevado crescimento populacional. Mas a teoria não se confirmou devido a modernização dos meio de produção e a diminuição das taxas de natalidade.

03 - O QUE DIFERENCIA A TEORIA DEMOGRÁFICA NEOMALTHUSIANA DA MARXISTA?
R:- Ambas culpam os países subdesenvolvidos como responsáveis pela superpopulação, mas a primeira foca a culpa no próprio ser humano como reprodutor enquanto a segunda culpa o sistema a que o homem é submetido. Veja abaixo a síntese de cada uma:
A) NEOMALTHUSIANA - Ao lado da situação de fome e miséria, ressuscitaram as idéias de Malthus, temerosos diante do crescimento da população no pós guerra, alarmistas passam a responsabilizar os países subdesenvolvidos como culpados pelo quadro de superpopulação. Para os Neomalthusianos a solução estava na implantação de políticas oficiais de CONTROLE DE NATALIDADE mediante o emprego de pílulas anticoncepcionais, abortos, ligadura das trompas, vasectomia, etc. Apesar de vários países terem adotado essas medidas, a situação de fome e miséria continua existindo.
B) OS REFORMISTAS OU MARXISTAS - Os reformistas admitem que a situação de pobreza e subdesenvolvimento a que foi submetido o Terceiro Mundo (pelo países ricos) é a responsável pelo excessivo crescimento demográfico e consequente estado de miséria. Diante disso, os reformistas defendem a adoção de profundas REFORMAS SOCIAIS e promoção do desenvolvimento econômico para superar seus graves problemas. A redução do crescimento viria como consequência de tais reformas. Eles citam o exemplo dos próprios países desenvolvidos, cuja redução do crescimento só foi possível após a adoção de reformas sócio econômicas e consequente melhoria do padrão de vida das suas populações.

04 - COMO SE CALCULA A TAXA DE NATALIDADE?
É a relação entre o número de nascimentos ocorridos em um ano e o número de habitantes. Obtemos essa taxa tomando os nascimentos ocorridos durante um ano, multiplicando-se por 1000 e dividindo o resultado pela população absoluta, ou seja: TN = Nº nascimento X 1000 / população. Muitas vezes o crescimento da população é medido em número de filhos por família ou aumento percentual direto. A diminuição da fertilidade pode ser um indicador do aumento da qualidade de vida, mas também uma preocupação com a população que envelhece e se aposenta trazendo problemas estruturais. Dados projetam que a população brasileira pode parar de aumentar em 2040. Essa redução da taxa de natalidade já explica a redução do número de matrícula no ensino fundamental em 2012.

05 - COMO SE CALCULA A TAXA DE MORTALIDADE?
É a relação entre o número de óbitos ocorridos em um ano e o número de habitantes. Obtemos essa taxa tomando os óbitos ocorridos durante um ano, multiplicando-os por 1000 e dividindo o resultado pela população absoluta, ou seja: TM = Nº óbitos X 1000 / Nº habitantes.

06 - O QUE É A EXPECTATIVA DE VIDA E COMO SE CALCULA?
Trata-se da média de idade entre as pessoas que morem em uma sociedade. No Brasil esse valor gira em torno de 72, ou seja, estima-se que cada brasileiro viverá em média até os 72 anos. Esse valor é importante no planejamento público em relação à serviços de saúde, trabalho e pagamento de benefícios.

07 - COMO O BRASIL CONSEGUIU SE MANTER ESTÁVEL DURANTE AS ÚLTIMAS CRISES ECONÔMICAS MUNDIAIS DE 2011-2013?
R:- Mantendo altas taxas de juros, cobrando altos impostos de sua população e promovendo programas assistenciais voltados para combate à pobreza extrema. Uma indústria voltada para substituição de importações com programas de subsídio do governo, um mercado interno emergente, o bom desempenho da agricultura e a balança comercial ligeiramente favorável também auxiliam no equilíbrio das contas.

08 - POR QUE TEMOS UMA MAIOR PROPORÇÃO DA POPULAÇÃO NEGRA VIVENDO NAS REGIÕES NORTE E NORDESTE?
R:- Uma dos fatores foi que o fluxo de imigrantes europeus foi muito maior para o Sul devido as semelhanças climáticas e geográficas com seus países de origem aumentando a proporção de brancos naquela região.

09 - O QUE É UMA PIRÂMIDE ETÁRIA? EXEMPLIFIQUE.
R:- É um gráfico especializado que indica os indicadores populacionais de uma região apontando tendências e histórico do desenvolvimento demográfico de uma população:


A pirâmide acima representa uma população em transição com perfil de país pobre (base alargada) para país em desenvolvimento (estreitamento de base), projetando um envelhecimento da população adulta e diminuição do número de jovens. Há mais homens nascendo, no entanto, aos 20 anos a situação se inverte devido principalmente ao comportamento de risco da população jovem masculina. Repare que a população não está diminuindo, mas está ocorrendo uma desaceleração das taxas de crescimento (população cresce menos a cada ano).

10 - O QUE É MOVIMENTO MIGRATÓRIO?
R:- São deslocamento de pessoas, ou animais, de uma região para outra. O grupo a se deslocar é chamado de MIGRANTE, sendo que o EMIGRANTE é o que saí, e o IMIGRANTE é aquele que chega. Nos grupos humanos o imigrante pode ser clandestino quando se desloca e cruza fronteiras sem autorização do país receptor. É considerado refugiado quando sofre algum tipo de perseguição seja político, étnico, racial, religioso, etc; E é considerado ambiental quando a migração é motivada por catástrofes como terremotos, tsunamis, secas, inundações, etc. As migrações ambientais são muito comuns na África. No Brasil, o êxodo rural é outro bom exemplo de movimento migratório pois ocorre quando o homem do campo se desloca para a cidade em busca de melhores condições de vida.


O ESPAÇO DA PRODUÇÃO

01 - COMO O SURGIMENTO DO CAPITALISMO INFLUENCIOU NA TRANSFORMAÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO?
R:- Com o crescente incremento do comércio entre os povos no século XIII e XIX destaca-se o capitalismo que promove o enriquecimento da burguesia. Com isso começa haver uma revolução cultural, tecnológica e administrativa onde surge a ideia de que se tem que racionalizar e maximizar a exploração dos recursos naturais. A época favorece então o surgimento de pensadores e naturalistas que em muito colaboram com o conhecimento geográfico. Kant, por exemplo definiu a geografia em 5 campos como sendo: o matemático, o moral, a política, o mercantil e a teologia. Já Herder, revelou-se um determinista e chegou a influenciar Humboldt e Ritter afirmando que cada povo realizava seu destino de acordo com as características do meio físico a seu redor. Com o deslumbramento das novas áreas descobertas e estudos de seus povos, cientistas europeus passaram a acreditar que pertenciam um raça superior devido ao clima que possuía a Europa (determinismo geográfico). Hobbes, com o seu Leviatã, disse que o Estado deve ser forte e deve se impor, já Montesquieu pregava que o meio exercia influência na forma de pensar e de agir dos homens porém cada povo deveria escolher a que forma de governo quer submeter-se. Enfim, com o surgimento do capitalismo, o enriquecimento da burguesia, começa então a ser valorizado o conhecimento científico para melhor exploração e aproveitamento dos recursos naturais, abrindo espaço então para o surgimento de novas ciências e o desenvolvimento da Geografia.

02 - O QUE É O CUSTO BRASIL?
R:- É o conjunto de impostos e processos burocráticos que aumentam o custo da produção dos produtos fabricados no Brasil tornando-os pouco competitivos no mercado internacional. Outros agravantes são as péssimas condições das rodovias, portos e aeroportos operando no limite, baixa qualidade de sinal e velocidade da transmissões das redes de telecomunicações e o baixo investimento em infra-estrutura e educação que impedem a contratação de profissionais melhor qualificados.

03 – O QUE É DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL?
R:- É o desenvolvimento que ocorre quando a capacidade de recuperação dos recursos naturais é maior do que a capacidade que o homem tem de esgotar esses recursos. De forma simples, "...é quando o homem consome menos do que a natureza consegue fornecer em um dado tempo...", assim, dizemos que o uso desse recuro é sustentável e não compromete o futuro do homem e nem da natureza. Hoje a população mundial consome 60% a mais do que o planeta consegue repor, ou seja, caminhamos em direção à um colapso. O próprio padrão de consumo brasileiro não é sustentável, pois requer 2 vezes mais recursos do que o planeta pode oferecer. Algumas ONG'S são exemplos de instituições que desenvolvem projetos de sustentabilidade para o desenvolvimento regional.

04 – O QUE É IDH?
R:- É o índice de desenvolvimento humano, e é medido pelo PIB per capita, esperança de vida e escolaridade de um povo. Esse valor varia de zero (nenhum desenvolvimento) a um (desenvolvimento pleno). Já em relação ao IDH dos países sul americanos a situação não é tão boa quanto parece:

Veja a classificação do IDH de 2000 e 2010 segundo a ONU
DADOS DE     2000 ----------- 2011--- Posição
(45) Chile          0,783 ---------- 0,805---- (44)
(46) Argentina  0,775 ---------- 0,795---- (45)
(52) Uruguai     0,765 ---------- 0,783---- (48)
(56) México      0,750 ---------- 0,770---- (57)
(63) Peru           0,723 ---------- 0,725---- (80)
(73) Brasil         0,699 ---------- 0,718---- (84)
(75) Venezuela  0,696 ---------- 0,735---- (73)
(77) Equador     0,695 ---------- 0,720---- (83)
No contexto mundial o país com melhor IDH no mundo foi a Noruega com 0,950; O Brasil está em 84º lugar e mesmo o país tendo melhorado seu índice não conseguiu melhorar sua posição pois outros países se desenvolveram mais. O mesmo acontece u com o México.



05 – COMO MEDIR A QUALIDADE DE VIDA DE UMA SOCIEDADE?

R:- Há vários indicadores que auxiliam nessa medição, os mais conhecidos são o PIB (produto interno bruto), taxa de mortalidade, taxa de natalidade, escolaridade, expectativa de vida, analfabetismo e outros. O Brasil como emergente possui PIB (produção econômica) entre os 8 maiores (IBGE, 2010), mas não consegue melhorar rapidamente nos demais itens apesar de seus programas assistenciais. Nem sempre os países com os maiores PIB's possuem os maiores IDH, pois depende do investimento que se faz na qualidade de vida da população (Ver China e Noruega). 

06 – COMO SE MEDE O IDH DE UMA REGIÃO?
R - IDH é o Índice de Desenvolvimento Humano e serve para medir a qualidade de vida de um povo em determinada região. É uma medida que considera a escolaridade (alfabetização), esperança de vida ao nascer (tempo de vida médio) e renda (PIB per capita medido por município). É uma maneira padronizada de avaliação e medida do bem-estar de uma população, especialmente o bem-estar infantil. O PIB, produto interno bruto, representa a soma (em valores monetários) de todos os bens e serviços finais produzidos em uma determinada região (qual seja, países, estados, cidades), durante um período determinado (mês, trimestre, ano, etc). O PIB é um dos indicadores mais utilizados na macroeconomia com o objetivo de mensurar a atividade econômica de uma região. 

07 - O QUE SÃO PARAÍSOS FISCAIS?
R:- Geralmente é o nome que se dá à instituições bancárias que facilitam depósitos em dinheiro sem declaração de origem, protegendo seus correntistas com pseudônimos. Países com instituições desse tipo são assim são considerados. Ex. alguns países do Caribe, Suíça, Uruguai, Venezuela, etc.

08 - CITE ALGUMAS VOCAÇÕES ECONÔMICAS DO CONTINENTE AFRICANO?
R:- O Continente africano é diversos em sua economia, mas é essencialmente extrativista, com destaque para extração de minérios como diamantes e petróleo em alguns países. A Nigéria e Argélia são membros da OPEP.



09 - O QUE É OPEP E QUAIS SÃO OS SEUS INTEGRANTES?

R:- Organização dos Países Exportadores de Petróleo, liderado pela Arábia Saudita, Emirados Árabes, Kuwait, Irã, Iraque, Venezuela, Nigéria e outros; já Brasil, Rússia e Estados Unidos são grandes produtores mas tem sua produção consumida em seus mercados internos.

10 - DE ONDE O BRASIL EXTRAI A MAIOR PARTE DO SEU PETRÓLEO?
R:- A maior parte do petróleo brasileiro é extraída da plataforma continental (crosta oceânica), e outra pequena parte diretamente do continente; mas há projeto pra exploração de petróleo da região conhecida como pré-sal, em torno de 4 a 7.000 metros abaixo da plataforma continental.

11 – O QUE DEMONSTRA O CRESCIMENTO DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL NO PLANETA?
R:- Os diversos encontros internacionais para discutir as questões ambientais apontam para uma maior preocupação pelas causas ambientais. Essa consciência se forma na medida que se percebe que os problemas ambientais locais pode se propagar para toda uma região e até o planeta inteiro. Entre esses encontros se destacam o de Kyoto (1972, redução da emissão de gases), Rio de Janeiro (1992, agenda 21) e Joanesburgo (2002, redução pobreza).

O RURAL E O URBANO

01 - COMO CARACTERIZA-SE O ESPAÇO RURAL BRASILEIRO?
R:- Pode ser definido primeiro pelo seu HISTÓRICO COLONIAL de exploração a exportador, com mão de obra escrava, até a independência (chegada dos imigrantes), e a revolução verde (pós-guerra). A SITUAÇÃO ATUAL tem um modelo baseado nas grandes propriedades como o latifúndio (pouco produtivo) e o agronegócio (muito produtivo); e médias e pequenas propriedades (agricultura familiar e  subsistência).  A pecuária é diversificada mas tem como predomínio a bovinocultura e criação extensiva (com diminuição da área mas com aumento de produtividade a cada ano). O artigo 186 da constituição dita as bases para a reforma agrária. Entre os PRINCIPAIS PROBLEMAS encontramos a maior parte das terras nas mão de poucos (com latifúndios pouco produtivos) e poucas terras para muitos agricultores, uma distribuição da produção ineficiente devido a extensão territorial e o modal de transporte inapropriado (custo Brasil), mecanização do campo com baixa valorização do trabalhador rural, uso de práticas agrícolas que não respeita as questões ambientais como o polêmico uso de transgênicos,  uso excessivo de produtos químicos e desobediência ao código florestal (reserva legal).

01 - O que é CONURBAÇÃO
R: - Ocorre quando grandes cidades se fundem de forma que não é mais possível identificar claramente seus limites e fronteiras integrando-se e intensificando sua interdependência.. Ex. Curitiba e Pinhais. Nesse caso é comum avenidas separar as cidades. Normalmente ocorre conurbação nas metrópoles e megacidades formando redes que se entrelaçam não só a nível de construção urbana como também de comunicação, transporte, fluxo de pessoas e mercadorias.

02 – COMO PROBLEMAS AMBIENTAIS PODEM AFETAR A SAÚDE?
R:- Um exemplo é a inversão térmica, que mantém o CO² próximo ao solo causando doenças respiratórias; O lixo e esgoto causam diarreias causadas por vírus e bactérias transmitidos por vetores diversos; O aquecimento global provoca câncer de pele e desidratação, produtos transgênicos podem desenvolver alergia entre outros.

03 – O QUE É DESENVOLVIMENTO URBANO SUSTENTÁVEL?
R:- É o uso sustentável dos recursos urbanos como água, energia elétrica, fornecimento e produção de alimentos, gerenciamento do lixo, controle da poluição industrial, etc. Esse desenvolvimento deve considerar os padrões de consumo da sociedade globalizada onde no modelo capitalista é o mesmo em todo o mundo. 

04 - DIFERENCIE METRÓPOLE, MEGACIDADE E CIDADE GLOBAL
R:- METRÓPOLES são grandes cidades conurbadas que são o centro das atividades econômicas e regionais, como Campinas, Vitória, Brasília, Belém, Curitiba, etc; 
MEGACIDADES são cidades muito grandes considerando os aspectos territoriais e populacionais independente da sua importância; Essas cidades normalmente são núcleo de grandes problemas como destino do lixo, poluição de rios urbanos, violência, atendimento à saúde, creches, etc. São facilmente encontradas na Ásia (Pequim, Shangai, Bombain, Tokio, Seul, etc), e também na América (Nova Iorque, São Paulo e Rio de Janeiro, Buenos Aires, etc.). Mas nem todas as megacidades podem ser consideradas CIDADES GLOBAIS, pois essas são apenas as com importância para o comércio e grandes decisões mundiais (Tóquio, Nova Iorque, São Paulo, Paris, Milão, Hong-Kong, etc). A qualidade dos serviços prestados também se destacam nas cidades globais. Observe que Milão não é considerada uma megacidade. MEGALÓPOLES são grandes aglomerações urbanas ou duas ou mais metrópoles conurbadas. Esse termo está caindo em desuso.

05 - O QUE DEFINE UMA REGIÃO METROPOLITANA?
R:- O conceito de Região  Metropolitana é estabelecido pela Lei 14 de 1973 definindo que  é um conjunto de municípios contíguos e integrados socioeconomicamente a uma cidade central com serviços públicos e infraestrutura comum", portanto, independente do número de habitantes. A partir de 1988 cada Estado passou a definir as suas RM que hoje são cerca de 29. No Paraná formam regiões metropolitanas as cidades de Curitiba, Londrina e Maringá.  

06 - O QUE É ÊXODO RURAL?
R:- Trata-se de um movimento migratório onde o migrante sai do campo em busca de melhores condições de vida nas grandes cidades. Uma das motivações é a mecanização das lavouras e diminuição da mão-de-obra no campo. 

07 - O QUE É AGRONEGÓCIO?
R:- são grandes fazendas produtivas com monocultura (soja ou café ou cana-de-açúcar, etc.) altamente mecanizadas quase sempre voltadas para o mercado externo vendendo suas safras no mercado futuro (bolsa de valores). Entre outras características se destaca o frequente uso de produtos transgênicos (geneticamente modificados para aumento da produtividade). É comum nas regiões oeste de São Paulo e do Paraná, e também no Centro-oeste brasileiro onde a destruição do bioma Cerrado e das florestas é vista como um grande problema conhecido como EXPANSÃO DA FRONTEIRAS AGRÍCOLAS.

08 - O QUE É CONSIDERADO AGRICULTURA FAMILIAR?
R:- são propriedades pequenas e médias, normalmente administradas por uma família, mas podendo ter muitos funcionários e com alta produtividade. São pontos positivos a alternância de cultura, pecuária intensiva, geração de emprego digno no campo, produção voltada para o mercado interno, bom grau de mecanização e uso de tecnologia. Outras modalidades menores de agricultura como os hortifrutigranjeiros também são considerados agricultores familiares (ou de jardinagem, termo mais usado na Ásia) de alta produtividade e abastecem principalmente as grandes metrópoles que circundam.

09 - QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS PRÁTICAS AGRÍCOLAS QUE SE DESTACAM?
R:- Entre as práticas agrícolas se destacam a produção tradicional (tratores, agrotóxicos e pesticidas), a orgânica (sem adubo químico), e hidropônica (em pequeno espaço sem contato com o solo), plantio direto (sobre palhas da lavoura anterior), irrigação e outras.

10 - O QUE É LATIFÚNDIO?

R: O conceito é definido pelo Estatuto da Terra e se refere a propriedades que excedam a 600 módulos rurais ou, independente desse valor, que sejam destinadas a fins não produtivos (como especulação). Mas costumeiramente se refere à grandes fazendas, porém improdutivas. Normalmente são alvo das ocupação do MST no Brasil. Pequenas safras e poucas cabeças de gados caracterizam essas propriedades.
  • Módulo rural - consiste, em linhas gerais, na menor unidade de terra onde uma família possa se sustentar ou, como define a lei: lhes absorva toda a força de trabalho, garantindo-lhes a subsistência e o progresso social e econômico - e cujas dimensões, variáveis consoante diversos fatores (localização, tipo do solo, topografia, etc.), são determinadas por órgãos oficiais. Por estes critérios, uma área de várzea de meio hectare pode configurar, em tese, um módulo rural - ao passo que 10 hectares de caatinga podem não atingi-lo.
  • Minifúndio - Uma propriedade de terra cujas dimensões não perfazem o mínimo para configurar um módulo rural (nos exemplos anteriores, uma várzea de 0,2ha)

11 - O QUE SÃO PRODUTOS TRANSGÊNICOS? QUAL A POSIÇÃO DO BRASIL?
R:- Transgênicos são produtos modificados geneticamente com o objetivo de se conseguir maior produtividade e qualidade no produto final. O Brasil é um dos grandes produtores de transgênicos principalmente com a soja (exportada para China para alimentação do gado) e algodão.

12 - QUAL A SITUAÇÃO DO BRASIL EM RELAÇÃO AOS BIOCOMBUSTÍVEIS?
R: O termo se refere produção do álcool e óleo combustível extraídos de vegetais diversos como cana-de-açúcar, beterraba, milho, batata, mandioca e outros, onde o Brasil se destaca com alto investimento em pesquisas (EMBRAPA e Universidades) além de ter a seu favor seu extenso território e potencial agrícola. O uso de etanol em automóveis para substituir a gasolina é destaque mundial e projeta o Brasil como país líder na produção de biocombustíveis. Também está em desenvolvimento no Brasil a produção deste combustível a partir que qualquer tipo de vegetal.  

13 - O QUE SÃO OS TERMOS ITINERANTE E EMPRESARIAL NA AGRICULTURA?
R:- Essas terminologias se referem à produtividade das propriedades rurais independente do tamanho da propriedade. O sistema agrícola itinerante caracteriza-se por ser de base tradicional voltada para os mercados regionais ou subsistência, com pouco ou nenhum investimento na modernização da produção, muitas vezes associada ao latifúndio, com baixo nível de mecanização, seleção de sementes, insumos químicos e ausência de mão de obra qualificada resultando em baixa produtividade por hectare, manejo inadequado das terras, esgotamento gradativo do solo e necessidade de alternância da área cultivada. Já o sistema empresarial é aquele associado ao elevado emprego de capitais aplicado à produção, como mecanização, seleção de sementes insumos químicos adequados, técnicas avançadas de plantio (práticas agrícolas) além do uso de mão de obra qualificada. Tais características fazem a agricultura empresarial extremamente produtiva e lucrativa estando, na maior parte das vezes, associada ao agronegócio e  mercados internacionais, mercado futuro, voltados à produção de commodities. 


AS DIVERSAS REGIONALIZAÇÕES DO BRASIL

01 – O QUE É A AMAZÔNIA LEGAL?
R:- É uma região cujo domínio geo-econômico vai além da bacia hidrográfica do rio Amazonas e de sua floresta, abrangendo áreas que dependem efetivamente do rio e da floresta para sustentar sua economia. O termo "amazônia legal" foi criado por Getúlio Vargas em 1953, pela Lei 1806, para delimitar a influência política da Amazônia sobre o território brasileiro.

02 - QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS REGIÕES POLÍTICO-ADMINISTRATIVAS DO BRASIL?
R:- NORTE: Acre, Amapá, Amazônia, Rondônia, Roraima, Pará e Tocantins; NORDESTE com  Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão;  CENTRO-OESTE com Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul mais o Distrito Federal (que não é um Estado); SUDESTE com São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo; e, Região SUL com Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul

03 - COMO SE CONSTITUI O RELEVO BRASILEIRO?

R:- Uma das possíveis classificações, dada por Aroldo de Azevedo temos os PLANALTOS: Guianas, Meridional, Central, Nordestino, Leste-Sudeste, Maranhão-Piaui; PLANÍCIES: Amazônica, Pantanal e Litorânea. 



AS DIVERSAS REGIONALIZAÇÕES DO MUNDO

01 – O QUE É O GRAND CANNYON?
R:- Entre os grandes acidentes geográficos das Américas destacamos o Grand Cannyon escavados pelas águas do rio Colorado e a Cordilheira dos Andes formada pelo processo de subducção onde a placa de Nasca mergulha na fossa peru-chile sob a placa sul-americana soerguendo a costa oeste sul americana.

02 – O QUE OS PAÍSES RICOS TEM FEITO PELO MEIO AMBIENTE GLOBAL?
R:- Alguns países ricos doam dinheiro para desenvolvimento de projetos em países pobres com finalidade de suprir problemas ambientais, como diminuição de desmatamento, criação de unidades de conservação, etc. Outros procuram cumprir o protocolo de Kyoto diminuindo seus índices de emissão de CO², Mas essas medidas tem sido insuficientes para resolver a crise ambiental instalada no planeta.

03 – COMO CUBA É VISTO PELA PELA COMUNIDADE INTERNACIONAL?
R:- Liderada pelo ditador Fidel Castro e seu irmão Raul Castro ainda sofre bloqueio econômico imposto pelos Estados Unidos e seus aliados, é acusada de desrespeitar os direitos humanos. É um país do antigo bloco considerado comunista e durante a Guerra fria era aliada da União Soviética (Hoje, Rússia). Sua população sofre imposições do governo para manter o regime atual, com pouca liberdade de expressão e democracia limitada.



04 – CARACTERIZA OS PAÍSES LATINO AMERICANOS?
R:- Os Latinos estão por todo o continente americano. São países que falam língua originadas do latim como o Italiano, francês, espanhol, português. Desta forma não caracteriza um domínio espacial, e sim, cultural. O Canadá, tendo o francês como segunda língua oficial pode também ser considerado um país latino, embora não seja comum essa atribuição. Ente os países latinos destacamos a França, Portugal, Itália, Espanha e os originários de suas ex-colônias como México, Brasil, Angola, Cuba, etc.


05 - COMO SE DEU A OCUPAÇÃO DO TERRITÓRIO NORTE AMERICANO?
R:- Algumas teorias reforçam que os primeiros humanos chegaram na América pelo Estreito de Bering (entre Rússia e Alaska) a cerca de 50.000 anos e se dispersaram pelo continente dando origem a diversas tribos como Apaches, Siouxs, Astecas, Comanches, Navajos, Cherokees, etc. Estima-se que já havia entre 5 a 10 milhões de habitantes no continente quando chegaram os primeiros europeus (esses números variam bastante conforme cada teoria). Os Europeus chegaram muito depois e exploraram a América Central e a vasta região do atual Estados Unidos, principalmente espanhóis e franceses, que juntamente com os ingleses, não reconheciam o tratado de Tordesilhas assinado entre Espanha e Portugal. A ocupação inglesa, no entanto, só ocorre em 1606, na Virgínia. Enquanto os espanhóis exploravam as terras mais ao Sul (México e América Central) outras províncias inglesas surgiam ao longo da Costa Atlântica, incluindo Nova Iorque (com a expulsão dos holandeses da região) e outras, formando 13 colônias. Com a cobrança de impostos exagerados pelo Reino Unido inicia-se uma revolta que desperta o processo de independência dessas colônias (que se declaram independentes em 4 de julho de 1776) e dá origem aos Estados Unidos reconhecido pelo Reino Unido pelo tratado de Paris somente em 1783. Só então inicia a sua expansão rumo oeste anexando outros territórios. A partir de 1789 os Estados Unidos passam a dar mais representatividade para as demais províncias e se tornam uma República Federativa semelhante à configuração política atual. Para evitar a tentativa de anexação, colônias ao norte (Canadá Oeste, Canadá Leste, Nova Brunswick e Nova Escócia) se unem formando o Canadá em 1867.

06 - COMO SE DEU O PROCESSO DE OCUPAÇÃO DA AMÉRICA DO SUL?
R:- Há registros de sambaquis na América do Sul datando de 12.000 anos. Esse contingente humano pode ter migrado do norte (Bering) ou vindo de barco das ilhas polinésias ou Austrália. Quando Cabral aqui chegou haviam cerca de 2 milhões de indígenas. Depois da "bula inter coetera" e do tratado de Tordesilhas (1494) portugueses começam a ocupar o Brasil a partir de 1.500 enquanto os espanhóis se ocupavam com terras mais ao Sul e suas riquezas. Em 1580, com a Morte do rei português Sebastião, sem herdeiros, assume o reino Felipe II, de linha materna espanhola fazendo com que o Brasil pertencesse ao império espanhol até 1640 provocando o rompimento do tratado de Tordesilhas e a expansão da população brasileira para oeste. Em 1808, ano da chegada da família real ao Brasil (Salvador), Napoleão invade a Espanha enfraquecendo o vínculo da matriz com suas colônias e após a restauração da monarquia espanhola a Inglaterra, em busca de novos mercados para seus produtos industrializados, participa com grande influência na libertação das colônias sul americanas, com o Paraguai e Uruguai em 1811, Argentina em 1816 e Brasil em 1822. Dois líderes, Simon Bolívar e San Martin, defendem a União das colônias espanholas em um país único, mas sem sucesso. Entre 1885 e 1934, impulsionado pelo fim da escravidão no Brasil chegam mais de cerca de 2,3 milhões de imigrantes no Brasil, principalmente alemães, italianos, japoneses e eslavos para a região Sul e Sudeste. Já a independência da América espanhola está relacionada às transformações que ocorreram no século XVIII na Europa e que levaram à ruína o Absolutismo. A independência das colônias inglesas na América do Norte, a Revolução Industrial, o Iluminismo e a Revolução Francesa causaram um grande impacto na América Espanhola, com isso, no século XIX, teve início o processo de descolonização da América Latina, levando à formação de Estados independentes, cujo modelo econômico era o agrário-exportador.

07 - COMO FOI A POLÍTICA DE OCUPAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO?
R:- A ocupação se iniciou com as capitania hereditárias, portanto pelo litoral, que explica o modelo urbano mais populoso nessa região. Os movimentos políticos  e econômicos como as entradas, bandeiras, o ciclo da cana-de-açúcar, da borracha, erva-mate e ouro deslocaram grande quantidade de pessoas pelo território brasileiro. Assim, entre 1500 e 1700 entraram no Brasil cerca de 100 mil portugueses (muitos da elite) para trabalhar na exploração do ouro (ciclo do ouro) e agricultura usando mão de obra escrava. Alguns portugueses que enriqueceram na colônia retornaram para a metrópole, mas a maioria permaneceu. Mais tarde, após a abolição em 1888, milhares de imigrantes europeus chegaram ao Brasil (em busca de melhores condições de vida) principalmente italianos no interior de São Paulo, na justificativa de substituir os escravos com mão de obra mais qualificada e ocupar terras de fronteiras. Cerca de 3,5 milhões de imigrantes entram no Brasil a partir de 1890, sendo, mais de um milhão e cem mil italianos principalmente para a lavoura de café, comércio e primeiras indústrias. Já no século seguinte, afetados pelo desemprego gerado pela revolução industrial na Europa chegam outros 622 mil imigrantes vindo principalmente da Espanha e Portugal. Com a primeira guerra mundial ocorre uma desaceleração na chegada de imigrantes, ainda assim recebemos mais de 800 mil espanhóis, portugueses, Alemães (Rio Grande do Sul, depois Santa Catarina), Japoneses (São Paulo e norte do Paraná) e Sírios-turcos. Após o fim da Guerra os EUA proíbem a entrada de japoneses, que passam a intensificar sua vinda ao Brasil juntamente com mais portugueses, italianos e alemães agora para Rio Negro, Curitiba e Cambé. Com a constituição de 1934 que limitava a entrada de estrangeiros e a segunda guerra mundial o fluxo de imigrantes diminui consideravelmente. Somente após o fim da guerra e a nova política industrial de JK chegam novos estrangeiros. A partir desse período, com o militarismo e a estagnação econômica do Brasil o país deixa de ser um país interessante, mesmo assim continuam chegando portugueses e outros imigrantes vindo agora de diversos países da América do Sul como Bolívia, Argentina e Uruguai.

CLIMA

01 – COMO A CORDILHEIRA DOS ANDES INTERFERE NO CLIMA DA REGIÃO?
R:- A cordilheira é responsável pela formação do deserto do Atacama, um dos mais secos do planeta. Em suas elevadas altitudes aglomeram populações dos mais diversos países (andinos) com costumes e modo de vida peculiar grandemente influenciado pelo frio e altitude. No Peru temos as nascentes do rio Amazonas que tem suas águas formadas pelo derretimento das geleiras andinas.

02 – O QUE É CLIMA DE MONÇÕES?
R:- É o sistema climático que ocorre entre o sudeste da Ásia e o Oceano Índico. Durante o inverno os ventos sopram do Himalaia para o oceano e durante o verão sobram do oceano índico para o continente. Pode ocorrer formação de tufões no oceano em direção ao continente e após as enchentes provocadas, as terras são preparadas para receber a plantação de arroz nas áreas alagadas pelos tufões.

03 – COMO SE FORMA A CHUVA ÁCIDA?
R:- Ocorre quando poluentes emitidos por queimadas ou gás carbônico reagem com a água esparsa na atmosfera formando novos componentes químicos como o ácido sulfúrico, ácido carbônico e ácido nítrico, que em pequenas proporções dentro de gotas de chuva se precipitam podendo causar problemas como corrosão de estruturas metálicas, gesso, contaminação de lavouras, etc. Ocorre nas proximidades dos grandes centros industriais das diversas megacidades espalhadas pelo mundo. Detectado pela primeira vez na Inglaterra hoje é comum em diversas cidades da China e outros países pobres onde a legislação ambiental não impõe limites para poluidores. Nos países desenvolvidos os filtros industriais e redução de emissão de Co² tem diminuído esse fenômeno.

04 – ONDE ESTÃO LOCALIZADAS AS MAIORES RESERVAS DE PETRÓLEO DO MUNDO?
R:- Conforme dados da Petrobrás (2002), Depois de um longo período de produção, as reservas de petróleo fatalmente se esgotam. A relação reservas/produção/consumo mundial mostra que dentro de cerca de 15 anos (2017) apenas seis países teriam possibilidade de exportar petróleo. São eles: Arábia Saudita, Iraque, Kuwait, Emirados Árabes Unidos, Venezuela e México. Isso caso não ocorressem descobertas de campos gigantes e super-gigantes (como Rússia e pré-sal no Brasil), o que não é muito provável, pelo avançado estágio exploratório das bacias sedimentares mais favoráveis. Antes que o petróleo chegue ao fim, certamente serão encontrados substitutos para as necessidades mundiais de energia. Mas não deixa de ser motivo para reflexão o fato de o homem ter esgotado, em dois ou três séculos, o que a natureza levou até 400 milhões de anos para criar. As maiores reservas são, na ordem de tamanho, em bilhões de barris: Rússia, Arábia Saudita, Canadá, Irã, Iraque, Kuwait, Emirados Árabes, Venezuela, Líbia, Nigéria, Cazaquistão, Estados Unidos, China, Brasil, México e Argélia. 
Fonte: Energy Information Administration (órgão oficial de estatísticas de energia do governo dos Estados Unidos).

05 – COMO O EFEITO ESTUFA INTERFERE NO DERRETIMENTO DAS GELEIRAS?


R:- Efeito estufa quando provocado por excessos do homem como a poluição dos ares pode aumentar a temperatura média do planeta provocando o recuo das geleiras continentais (já comprovado). Isso pode causar um grande desequilíbrio ecológico na vida marinha, dos mangues e mudança nos costumes dos povos do litoral devido às ressacas e aumento do nível das águas. Estima-se que o derretimento de todas as geleiras do planeta possa elevar o nível o mar em 60 metros.


06 – COMO O BRASIL É VISTO AMBIENTALMENTE PELAS COMUNIDADES INTERNACIONAIS?
R: - O Brasil é visto com um país que não preserva suas florestas, no entanto é um dos poucos que conseguiu reduzir o aumento de emissão de CO² conforme previa o protocolo de Kyoto. Tem conseguido também reduzir os níveis de desmatamento ilegal da região do Amazonas embora essas ações estejam longe do ideal para o desenvolvimento sustentável pleno.

07 - O QUE SÃO CLIMOGRAMAS? 

R:- São gráficos que demonstram o tipo de clima de cada região de acordo com as médias térmicas e pluviométricas. Exemplos:


08 - O QUE É CHUVA OROGRÁFICA?
R:- Também é conhecida como chuva de relevo; Ocorre quando uma massa de ar úmida vinda do oceano ao chegar no continente se encontra com uma encosta de montanha, e ao se elevar rapidamente a umidade se separa do ar seco precipitando-se a barlavento (encosta voltada para o mar). O ar seco passa para a parte oposta do relevo (sotavento) onde o clima costuma ser árido (interior do continente). Essa aridez no Brasil pode ser observada na região nordeste com a chapada da Borborema separando parte do sertão (seco) da zona da mata (chuvosa). Já no Paraná e São Paulo ocorre a chuva orográfica na Serra do Mar, mas o interior do continente é abastecido por chuvas resultantes de outras massas de ar atuantes na região.

VEGETAÇÃO DO BRASIL E DO MUNDO

01 - CARACTERIZE A VEGETAÇÃO DE TUNDRA
R:- Os principais biomas que representam essa região são:
a) TUNDRA, Passa maior parte do ano sob a neve, tendo parte dos solos que se descongelam apenas no verão, e é nesse período que as plantas tem para se desenvolverem e reproduzir, o restante do ano são caules e raízes subterrâneas aguardando o descongelamento do solo (é PERMAFROST quando não descongela), mas não há tempo para desenvolvimento de outras espécies menos resistentes ao frio uma vez que a neve volta a cobrir o solo ao final do verão por todo restante do ano. Esse nome (tundra) tem origem nativa significando ‘floresta sem árvores’. Ocorre no Canadá, Alasca, Rússia (Sibéria) onde se explora o ouro, diamante, carvão e gás natural, e é pouco comum no hemisfério austral, mas ocorre no Chile e montanhas andinas.


02 - CARACTERIZE A VEGETAÇÃO DE TAIGA
b) TAIGA, vegetação semelhante à tundra, mas latitudes mais baixas, como já tem seu solo descoberto em torno de metade do ano (podendo chegar a seis meses) já é possível que algumas espécies de árvores estabeleçam, como é o caso das coníferas. Também conhecida como FLORESTA BOREAL (apenas no hemisfério norte) não tem uma fauna tipicamente endêmica, pois animais migram de uma região para outra em busca de alimentos fugindo do frio excessivo. Mas já surgem ursos pardos, raposas, lebres e até tigres (Sibéria), e animais de maior porte como alces, renas e caribus, são vistos com mais frequência. Nesse espaço geográfico é explorado o carvão, petróleo, bauxita (alumínio). A densidade geográfica é baixa (Rússia e Canadá) devido ao clima hostil. Na Rússia a população está em declínio.

03 - CARACTERIZE AS FLORESTAS DE CLIMA TEMPERADO

R:- As florestas temperadas, também chamadas localmente de ‘Temperate Deciduous Forest’ (temperada decidual) e 'Temperate rain Forest' (temperada chuvosa), ambas, com grande biodiversidade de vegetação, já não existe em muitas regiões da Europa onde era parte da paisagem nativa. Possuem árvores com folhas apresentando grande variação de cores na primavera e verão, caindo no outono e inverno (período das neves) enriquecendo e protegendo o solo. Destacam-se as nogueiras, álamos, salgueiros, carvalhos e coníferas. Foi o mais devastado de todos os biomas devido ao processo histórico da formação e ocupação do continente europeu e norte americano. A fauna se resume a pequenos animais, sendo que os comestíveis e os que ofereciam risco ao homem foram quase extintos restando apenas aves e pequenos mamíferos como esquilos, raposas, lebres, e outros pequenos predadores, etc. No hemisfério Sul essa floresta se limita à algumas regiões da Argentina, Chile, Austrália (floresta de eucaliptos) e sul do continente Africano.

04 - CARACTERIZE A VEGETAÇÃO DAS REGIÕES TROPICAIS

R:- As áreas tropicais são as mais ricas em biodiversidades onde é possível constatar inclusive a presença de tundra e taiga nas regiões montanhosas. Nessas áreas podem ser encontradas FLORESTAS tropicais e vegetações específicas de espaços geográficos diferenciados como SAVANAS, pradarias, pantanais, caatinga, mangues entre outros, sendo algumas delas endêmicas da região. Genericamente classificamos as florestas aqui localizadas como Florestas tropicais chuvosas, e em regiões específicas essas se diferenciam em florestas equatoriais, densas, semi-deciduais, ombrófilas, ombrófilas mistas, mediterrâneas e outras. Na Geografia chamamos a atenção ainda para a importância das relações geossistêmicas entre os elementos geográficos na composição da paisagem, ou seja, a ação do clima, solo, latitude, fauna, antrópica, etc, dando origem aos domínios morfoclimáticos definidos por Aziz AbSáber.

05 - COMO É CARACTERIZADA A VEGETAÇÃO DE SAVANAS?
R: - São áreas com predomínio de vegetação de campos (gramíneas), com árvores escassas (raramente formando dossel), normalmente ocorrente na zona tropical, é comumente conhecida como grassland nos países de língua inglesa. O solo e o clima varia de acordo com a região onde a savana se encontra. Na savana africana, por exemplo (foto) há alternância de longos períodos de seca e de chuva. No Brasil são representadas pelo cerrado, campos sulinos, caatinga (savana estépica), campos de altitude, pampas, pantanal, etc.


06 - O QUE É A CAATINGA?

R:- É muito mais do que uma vegetação. Esse complexo ecossistema do Sertão brasileiro ocupa cerca de 60% do território nordestino, caracteriza-se pela maioria de vegetação espinhenta (savana estépica) de clima semi-árido que se forma em uma zona de depressão entre o agreste nordestino e a Bacia do rio Parnaíba; na vegetação se destaca o mandacaru, xiquexique, marmeleiro, araticum, catingueira, juazeiro, juremas e outras mais de mil espécies catalogadas, sendo algumas endêmicas. A fauna é composta principalmente por répteis, aves e anfíbios. O solo é em torno de 50% sedimentar arenoso (que não consegue reter as águas da chuva quando caem) e a outra metade é litólica (rochosa) de origem variada. Cerca de 28 milhões de pessoas vivem nessa região dividindo-a em grande número de propriedades rurais, assim, a preservação desse bioma depende da vontade da própria população, já que 1/3 da energia vem da lenha, e boa parte, vive em situação precária agravada pelo regime das secas. Entre os projetos direcionados para a região (políticas públicas) inclui-se o manejo florestal sustentável, a transposição de águas do rio São Francisco, artesanatos com vegetação da floresta e doces como o do umbu mostram a potencialidade alternativa desse bioma e a criatividade da sua população.

CARTOGRAFIA

01 - O QUE SÃO COORDENADAS GEOGRÁFICAS?
R:- Grosseiramente podemos dizer que o endereço exato de um ponto na superfície da Terra é chamado de coordenada geográfica. Essa coordenada (no plano) é dada por duas medidas. Uma dela é a distância do ponto até a Linha do Equador (que é medida em ângulo com vértice no centro da terra) e a outra é a distância do ponto até a o Meridiano central (também medida em ângulo). Uma vez que conseguimos calcular essas distâncias, temos então a COORDENADA GEOGRÁFICA do ponto e dizemos que temos a Latitude (distância até a linha do equador) e a Longitude (distância até o meridiano central) do ponto. Em alguns sistemas complexos consideramos ainda a altitude do ponto em relação ao nível dos mares. Assim consideramos então como referência as duas principais linhas imaginárias da Terra: a Linha do equador e o Meridiano de Greenwich (Meridiano Central).

02 - O QUE É UM GEOIDE?
R:- Vista do espaço é uma esfera quase perfeita, mas para o estudo aprofundado de cartografia é necessário considerar um pequeno achatamento em cada polo dando-lhe uma forma de elipse. No entanto a Terra tem uma forma própria e se chama GEOIDE (imagem ao lado), pois satélites identificaram duas grandes depressões no hemisfério norte e outras menores na Irlanda, Peru, Nova Guiné e sul do continente africano. Esses pontos também são identificáveis pela medição da  força gravitacional..







03 - O QUE É A ROSA DOS VENTOS?

R: Refere-se aos quatro pontos cardeais: Norte, Sul, Leste e Oeste; e seus pontos colaterais: Nordeste, Noroeste, Sudeste e Sudoeste. Ao referenciarmos o NORTE podemos usar os termos Setentrional (como sinônimo direto) e boral (mais comum usar esse termo nas proximidades polares); Já o SUL pode ser substituído por Meridional (diretamente) ou Austral (referindo-se ao hemisfério sul); Ainda temos Oriental para Leste e Ocidental para Oeste.




04 - O QUE REPRESENTAM AS ESTRELAS DA BANDEIRA DO BRASIL?
Resultado de imagem para BANDEIRA DO BRASIL


R:- Cada estrela representa um Estado. A parte circular representa o nosso céu, a faixa representa a linha do equador, e a estrela acima da faixa representa o Estado do PARÁ pois era o Estado que possuía mais terras no hemisfério norte na ocasião da criação da bandeira.


05 - QUAIS AS PRINCIPAIS TEORIAS SOBRE AS ORIGENS E FORMAÇÃO DO UNIVERSO?


Geografia é a ciência que estuda o espaço, e ultimamente as discussões sobre astronomia tem sido cada vez menos frequente na disciplina, que tende a discutir o espaço geográfico e sua dinâmica geossistêmica. No entanto resumiremos duas das teorias da formação do universo. O Big-bang é uma teoria desenvolvida ao longo dos anos por dezenas de cientistas que entendem que o universo teria se formado após uma poderosa explosão. Estudos demonstram e cientistas afirmam que essa explosão se deu a partir das principais forças do universo (gravidade, electromagnetismo e as forças nucleares forte e fraca) que estavam contida em uma porção do espaço menor do que a cabeça de um alfinete (difícil estimar). A partir dessa explosão o universo se expande e surgem os átomos, moléculas, compostos minerais, planetas, estrelas, nebulosas, asteroides, satélites, cometas, sistemas planetários, galáxias e outros milhares de corpos celestes que compõem o universo. O Sol é apenas uma das estrelas, juntamente com outras 500 bilhões, que faz parte de um aglomerado chamado via-láctea (que é a nossa galáxia). Estima-se que existam cerca de outras trilhões de galáxias que formam o nosso universo que se originaram do mesmo big-bang (pesquise se há outras estrelas maior que o Sol). Estudos mostram que o big-bang teria ocorrido à cerca de 13,7 bilhões de anos, mas na medida em que se descobrem novas técnicas de se mensurar essa data esse valor vai se modificando. O Planeta Terra precisou em torno de 9 bilhões de anos após a explosão para que tomasse a forma conhecida atualmente e permitisse o surgimento das primeiras formas de vida que eram compostos orgânicos com capacidade reprodutiva (algas primitivas). Portanto a estimativa é de que as primeiras formas de vida teriam surgido a cerca de 3,5 bilhões de anos.       

O tamanho dos corpos celestes



Uma outra teoria é a do CRIACIONISMO que é uma ideia teológica sobre a formação do universo. Esta que atribui à formação do universo ao que está escrito nas escrituras sagradas das religiões, assim, Deus teria criado o homem, o universo e todas as coisas. Não há, porém, uma única teoria criacionista, mas várias, conforme a religião e o livro sagrado que se adota. Segundo a mitologia grega, o homem seria produto dos trabalhos de Epimeteu, que teria gerado o Homem repleto de imperfeições, sem vitalidade, a partir de um modelo de barro. Compassivo, seu irmão Prometeu, com o sacrifício próprio, roubou o fogo dos deuses para trazer à Humanidade a vida tão desejada. Segundo o cristianismo, o homem foi criado por Deus, logo após a gênese dos céus e da terra. Aqui também a Humanidade foi modelada no barro, mas nesta versão ela ganha a vida através do sopro divino, exalado em suas narinas. De acordo com as crenças abordadas, variam as argumentações, mas muitas delas apresentam várias semelhanças. O Gênesis, primeiro livro do Antigo Testamento, por exemplo, narra a origem do mundo e do homem com metáforas e símbolos muito parecidos com os das narrativas mesopotâmicas. E você? em qual teoria acredita?, bem! independente da sua resposta, na geografia vamos começar pela teoria científica do big-bang para continuarmos nossos estudos.


------------------------------------------------------------------------------------------------------------
REFERÊNCIAS:
CASTELLAR, S. M. V. A alfabetização em geografia. Espaços da escola, Ijuí, v. 10, n 37, p. 29-46, jul./set. 2000.
IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo demográfico 2010.
SIMIELLI. Maria H. Primeiros mapas: como construir: São Paulo: Ática, 1993.



DIVAGAÇÕES EPISTEMOLÓGICAS

Algumas idéias apresentadas na primeira parte do livro de Roberto Lobato Corrêa “Região e organização espacial”. O PENSAMENTO CIENTÍFICO...