EJA On-line


ATIVIDADES PARA FAZER À DISTÂNCIA 
OU LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA


----------------------------------------------------------------------

As questões abaixo devem ser respondidas após a leitura de pelo menos dois sites (ou artigos em livros) sobre o assunto e resenhadas no caderno, apresentadas e discutidas com o professor durante as aulas presenciais. Pesquise na internet sites e páginas sobre o assunto (Não utilize Wikipedia para responder).
-----------------------------------------------------------------------------------------------------

01 - INTRODUÇÃO À DISCIPLINA DE GEOGRAFIA.
1. Qual é o objeto de estudo da geografia? 2. Que outras designações podemos atribuir ao espaço geográfico? 3. O que é paisagem? 4. O que é LUGAR? 5. O que diferencia região de território? 6. Em qual bairro, cidade e Estado você mora? 7. O que é espaço geográfico? 8. O que diferencia a disciplina de geografia da disciplina de história? 9. Como você pode descrever o espaço geográfico do bairro onde você mora? 10. Diferencie paisagem Natural de paisagem Cultural.

02 - ORIENTAÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO

1. O que é uma bússola? 2. O que são pontos cardeais? 3. Elabore uma Rosa dos Ventos? 4. Como se orientavam os primeiros navegadores? 5. Explique como é possível encontrar/apontar o norte verdadeiro? 6. Como eram os primeiros mapas encontrados? 7. O que significa a sigla GPS e como funciona? 8. Diferencie paralelos de meridianos. 9. Diferencie latitude de longitude. 10. O que é uma coordenada geográfica? 

03 - O RELEVO E SEUS AGENTES MODIFICADORES

1. Quais são as formas básicas do relevos? 2. Diferencie depressão absoluta de relativa. 3. Diferencie Horst de Graben? 4. Diferencie sedimentação de erosão? 5. Onde se encontram as planícies, depressões e planaltos no Brasil? 6. Quais partes do relevo é mais fácil do homem ocupar? justifique. 7. Quais são os principais agentes transformadores do relevo? 8. Quais os principais agentes internos que modificam um relevo? 9. Onde se localizam as jazidas de petróleo mais exploradas no Brasil? 10. Como de caracteriza o relevo do seu Estado? Elabore um perfil.

04 - O ESPAÇO DA PRODUÇÃO LOCAL

Caracterize a economia do Estado do Paraná destacando principais indústrias e produção agrícola das seguintes regiões: 1. Litoral paranaense (planície litorânea). 2. Primeiro Planalto; 3. Segundo Planalto; 4. Terceiro Planalto; 5. Qual a situação da pesca no Estado? 6. Quais são os principais produtos de exportação do Estado do Paraná? 7. Quais são as principais jazida minerais do Estado do Paraná e onde se localizam? 8. Quais são os principais corredores de exportações da região sul brasileira, o que exportam? 9. Quais são as áreas de ocorrência do aquífero Guarani na Região Sul? 10. Como se distribui a indústria automobilística na região Sul? 

05 - PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO PLANETA TERRA

1. Quais os principais elementos que formam o núcleo do nosso planeta? 2. Quais as principais CAMADAS DA TERRA? (desenhe). 3. Como funciona um vulcão? 4. Diferencie solo de rocha. 5. Por que os terremotos no Brasil são raros e fracos? 6. Qual a origem dos solos e como se formam? 7. O que é o círculo de fogo do pacífico? 8. Onde se localizam as reservas de água doce do planeta? 9. Qual é a proporção de Terras e águas da superfície do planeta? 10. Onde se localizam as maiores jazidas de petróleo do planeta? 

06 - A FORMAÇÃO E ORIGEM DO PLANETA

1. Há quantos anos a Terra começou a se formar? 2. Como era? 3. O que é deriva continental? 4. O que são placas tectônicas? 5. O que acontecia durante a Era Mesozoica? 6. Quais os períodos da era Paleozoica, 7. A qual Era, Período e Etapa correspondem os fósseis dos primeiros hominídeos? 8. Diferencie os australopitecos dos homens de neandertais. 9. Como é possível classificar o tempo em que vivemos? 10. De quanto tempo datam as rochas mais antigas do planeta? 

07 - O UNIVERSO E O SISTEMA SOLAR

1. Por que Plutão deixou de ser considerado o 9º planeta? 2. Quais os dois principais movimentos da Terra? 3. O que existe entre Marte e Júpiter? 4. O que é criacionismo? 5. O que é um buraco negro? 6. Do que é constituído um cometa? 7. O que são as Auroras? 8. O que foi o Big-Bang. 9. Qual foi a colaboração de J. Kepler para a astronomia? 10. O que são meteoritos e com que frequência atingem a Terra?

08 - REPRESENTAÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO

1. Diferencie mapa, carta topográfica e planta. 2. Como se calcula a distância de um ponto de um mapa até o outro? 3. Quais são os principais tipos de projeções cartográficas? 4. O que são fusos horários? 5. Quantas horas diferentes o planeta pode ter num mesmo dia? 6. O que é uma carta topográfica? 7. Que países cortam cada uma das linhas imaginárias conhecidas? 8. O que é o Horário de Verão e para que serve? 9. Como se dividem os setores da economia? 10. O que é CAPITALISMO? 

09 - O HOMEM E O ESPAÇO DA PRODUÇÃO
1. O que é antropocentrismo? 2. Diferencie agronegócio de agricultura familiar? 3. Como a globalização pode interferir nos recursos naturais dos países pobres? 4. Quais problemas ambientais já eram possíveis constatar na antiguidade?. 5. Onde se localizam as maiores reservas mundias de petróleo? 6. O que é desenvolvimento sustentável? 7. Escolha cinco produtos importantes e mostre quais são os maiores produtores mundiais? 8. O que é PIB? 9. Quais são os principais problemas ambientais provocados pelo homem? 10. A que se refere o termos avanço das fronteiras agrícolas?

10 - TRANSFORMAÇÃO DA PAISAGEM E SUAS MODALIDADES
1. Diferencie paisagem natural de paisagem cultural? 2. Cite alguns elementos exclusivos de uma paisagem cultural? 3. Como podemos relacionar a dependência entre as paisagens urbanas com as rurais? 4. O que são domínios morfoclimáticos segundo Ab'Saber? Cite alguns. 5. Diferencie tundra de Taiga. 6. O que têm em comum as Savanas africanas, o Cerrado, as Pradarias e os Pampas?. 7. Quais são os principais problemas ambientais provocado pelo homem? 8. O que é desenvolvimento sustentável? 9. Quais são os principais tipos de florestas encontradas no seu Estado? 10. Caracterize as Florestas de Araucária.

11 - RELAÇÃO ENTRE O CAMPO E A CIDADE
1. Quais são as principais tipos de sistemas agrícolas da Região onde você mora? 2. Quais as principais práticas agrícolas empregadas na Região Sul? 3. Como essas práticas agrícolas citadas acima podem interferir no meio ambiente? 4. O que é desenvolvimento agrícola sustentável? 5. Quais são os principais produtos agropecuários do Sul do Brasil? 6. O que são biocombustíveis, suas vantagens e desvantagens? 7. Qual a situação do Brasil em relação aos biocombustíveis? 8. O que é Terra Roxa, onde ocorre e qual a origem deste termo? 9. Quais são as principais indústrias da região Sul do Brasil? 10. Quais as principais indústrias da Região Sul do Brasil?
12 - QUESTÕES AMBIENTAIS NO ESTADO DO PARANÁ

1. Quais são os principais aquíferos do Brasil, onde se localizam?; 2. Qual a importância econômica e ecológica do Aquífero Guarani? 3. Qual as características da região que abriga o Aquífero Karst na Região Metropolitana de Curitiba? Qual seu estado de preservação?; 4. Destaques os impactos NEGATIVOS causados pela construção da represa de Itaipu no rio Paraná; 5. Destaques os impactos POSITIVOS causados pela construção da represa de Itaipu no rio Paraná; 6. Quais as características físicas e econômicas da região conhecida como ARENITO CAIUÁ?; 7. Qual a situação da floresta Mata Atlântica no Paraná? 8. Quais as consequências (positivas e negativas) do uso de produtos transgênicos? 9. Quais produtos transgênicos são produzidos no Estado onde você mora? 

13 - HIDROGRAFIA DO ESTADO DO PARANÁ

1. Represente no caderno o mapa do seu Estado com as principais bacias hidrográficas?; 2. O que é uma imagem digital de satélite?; 3. O que é sensoriamento remoto?; 4. O que diz o Código Florestal Brasileiro a respeito das APP's nas margens dos rios?; 5. Qual é o consumo médio de água no Estado onde você mora? 6. Quais são as principais causas da poluição dos aquíferos? 7. Se fosse possível reunir toda a água do planeta em 100 copos, quantos copos seriam de água salgada? quantos seriam de água doce congelada? e quantos seriam de água doce líquida? 8. Quais aquíferos ocorrem no Estado onde você mora e em quais regiões? 9. Onde se localizam as principais usinas hidrelétricas do Estado? 

14 - CULTURA E PRODUÇÃO DO ESPAÇO REGIONAL
1. Quais são as principais religiões com mais adeptos no Brasil e no Estado onde você mora? 2. Quais comunidades indígenas ainda existem na sua região e como vivem? 3. O que são os QUILOMBOLAS e qual a situação na sua região? 4. O que é um FAXINAL? Onde são encontrados? 5. Encontre um poema de Helena Kolody ou Cora Coralina que contenha algum conteúdo geográfico, justifique. 6. Diferencie agricultura orgânica de hidropônica? 7. Quais colaborações culturais trouxeram os imigrantes para o seu Estado? 8. Cite personagens regionais que se destacaram e suas respectivas áreas. 9. Quais os principais produtos exportados pelo seu Estado e para onde vão? 10. Quais são as indústrias que mais se destacam na região onde você mora? 

15 - FRONTEIRAS FÍSICAS E ECONÔMICAS DO BRASIL

1. Quais as principais características dos países andinos, 2. Quais são eles? 3. Como é o PIB e IDH desses países? (crie um tabela) 4. É possível o Brasil fazer fronteira com terras francesas? justifique; 5. Imprima o mapa da América do Sul (ou peça ao professor). Identifique cada país fazendo um legenda. 6. Por quais países se estende o aquífero Guarani e por quais se estende a floresta amazônica. 7. No que se baseia a economia da Venezuela, Argentina e Chile, quais os seus respectivos PIB? 8. o que é o MERCOSUL? 9. Como é a participação do Brasil no MERCOSUL? 10. Como é divisão de royalties da usina binacional de Itaipu?

16 - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS BRASILEIROS

Caracterize as seguintes regiões morfoclimática: 1. Pampas; 2. Floresta Amazônica; 3. Floresta Mata Atlântica; 4. Cerrado; 5. Caatinga; 6. Agreste; 7. Pantanal Mato-grossense; 8. Floresta Ombrófila Mista (Mata de Araucária); 9. Mangues; 10. Campinarana; 11. Desenhe um Mapa do Brasil representando essas regiões.

17 - ASPECTOS FÍSICOS DO ESPAÇO GEOGRÁFICO BRASILEIRO

1. Em relação às bacias hidrográficas como está dividido o Brasil? 2. Caracterize o relevo do Brasil? 3. Quais Estados são banhados pelo Oceano Atlântico, 4. Como esse aspecto pode ser aproveitado? 5. Como atuam as principais massa de ar no Brasil durante o inverno e durante o verão? 6. Quais paralelos e quais meridianos delimitam o Brasil ao Norte, Sul, Leste e Oeste. 7. Quais linhas imaginárias cortam o Brasil, e por onde passam? 8. Por que as temperaturas são maiores nos estados do Norte em relação aos do Sul? 9. Quais são as principais massas de ar que atuam no Brasil? 10. O que é uma chuva do tipo orográfica e em quais regiões do Brasil ocorre?

18 - REGIONALIZAÇÃO E FRONTEIRAS ECONÔMICAS

1. Imprima o mapa do Brasil (peça ao professor), crie uma legenda identificando cada Estado e os países fronteiriços; 2. O que significa o termo "expansão de fronteiras agrícolas"? 3. Quais são os principais produtos de exportação brasileiros? 4. Como Brasil e Paraguai dividem a energia gerada pela Represa de Itaipu? 5. Baseado em quais critérios foram criadas as cinco regiões brasileiras? 6. Quais são as principais regiões geoeconômicas do Brasil? 9. De qual região o Brasil extrai a maior parte de seu petróleo? 10. O que é o pré-sal e onde se localiza? 11. Quais estados e países fazem fronteira com a região Centro-Oeste?

19 - CULTURA E A QUESTÃO AMBIENTAL

1. Quais são os principais problemas ambientais existentes no Brasil? 2. O que é a AGENDA 21? 3. Como o Brasil se posicionou em relação ao protocolo de Kyoto? 4. Com quais medidas o Brasil se comprometeu a tomar? 5. Quais os pontos positivos e negativos da Transposição das águas do Rio São Francisco? 6. O que ficou decidido na conferência mundial ocorrida no Rio de Janeiro (1992)? 7. Onde está sendo construída e quais são os problemas ambientais que podem ser provocados pela Usina Hidrelétrica de Belo Monte? 8. O que é um sistema agroecológico? 9. Quais períodos ocorrem os alagamentos (chuvas) na região do pantanal?; 10. O que é compactação do solo? (como ocorre) 11. Esquematize o sistema agrícola brasileiro.

20 - ECONOMIA E POPULAÇÃO BRASILEIRA

1. Por que a maior pate da população brasileira vive nas cidades do litoral? 2. Quais novos colonizadores vieram para o Brasil após sua independência? 3. O que vieram fazer no Brasil? 4. Que regiões ocuparam cada um deles? 5. Qual a colaboração dos povos africanos para a cultura brasileira? 6. Qual a posição do Brasil em relação ao resto do mundo considerando seu PIB e IDH? 7. Como justificar essa diferença tão grande de posição? 8. Qual é a população brasileira conforme o último senso do IBGE, como se calcula a densidade demográfica de um país? 9. Faça um tabela demonstrando o PIB e IDH dos países do MERCOSUL.

21 - DISTRIBUIÇÃO DA POPULAÇÃO E INDICADORES
1. Quais são os principais tipos de movimentos migratórios existentes? 2. quais foram as principais correntes migratórias no Brasil? 3. O que é Êxodo rural? 4. Quais são os principais grupos de estrangeiros vivendo no Brasil atualmente? 5. Em quais países vivem os maiores grupos de brasileiros atualmente? 6. O inchaço urbano causado pelo êxodo rural causa quais tipos de problemas para as cidades? 7. Em qual cidade você mora e quais são os principais problemas ambientais urbanos existentes? 8. O que é preciso para diminuir a poluição dos rios urbanos? 9. O que pirâmide etária e para que serve? 10. Como se calcula as taxas de natalidade e mortalidade de uma região? 

22 - HISTÓRIA E FORMAÇÃO DA POPULAÇÃO PARANAENSE
1. Como a região do Paraná era enquadrada no período das capitanias hereditárias? 2. O que diferia a agricultura praticada pelos colonos paranaenses da praticada pelos africanos com a cana-de-açúcar 3. Descreva resumidamente o que foi a Guerra do Contestado. 4. Como o clico do café influenciou o processo de ocupação do Estado do Paraná? 5. Como os tropeiros influenciaram a cultura do Estado? 6. Quais foram os principais movimentos migratórios do Estado do Paraná, que povos chegaram e quais saíram? 7. Como foi a participação do Paraná durante o Ciclo da Erva-mate? 8. De quais países vieram a maior parte dos imigrantes paranaense após o fim da escravidão. 9. Quando e como surgiu Curitiba?

23 - A POPULAÇÃO BRASILEIRA
1. De acordo com o IBGE qual foi a população registrada no último censo? 2. De quais países o Brasil te recebido mais imigrantes considerando os processos históricos e atuais? 3. Para quais países mais seguem os emigrantes brasileiros? 4. Quais as causas e consequências da imigração de latino-americanos para o Brasil? 5. Apresente e interprete a pirâmide etária da população brasileira atual. 6. Como é a população da sua cidade em relação às cidades vizinhas? 7. Descreva sobre a situação da Caatinga em relação ao uso e ocupação; 8. Qual o predomínio étnico da Região Norte se formou? 9. Qual é a população, densidade demográfica, PIB e IDH da Região Norte do Brasil?

24 - DIVERSIDADE CULTURAL BRASILEIRA
1. Segundo o IBGE como é proporção étnica da população brasileira atual? 2. Como funciona o sistema de cotas nas universidades brasileiras? 3. Em quais regiões se encontra a maior parte da população brasileira? 4. Apresente um tabela com a população de cada Estado. 5. Cite algumas colaborações culturais trazidas por imigrantes. 6. O que justifica as diferentes proporções étnicas entre os Estados do Norte e Nordeste e as da região Sul? 7. Quantas pessoas vivem na caatinga e quais as suas condições de vida? 8. O que são e como funcionam os açudes e cisternas da região? 9. Como a chapada da Borborema pode influir no clima da região?

25 - URBANIZAÇÃO E PROCESSOS MIGRATÓRIOS
1. Quais são os principais tipos de movimentos migratórios existentes? 2. quais foram as principais correntes migratórias no Brasil? 3. O que é Êxodo rural? 4. Quais são os principais grupos de estrangeiros vivendo no Brasil atualmente? 5. Em quais países vivem os maiores grupos de brasileiros atualmente? 6. O inchaço urbano causado pelo êxodo rural causa quais tipos de problemas para as cidades? 7. Em qual cidade você mora e quais são os principais problemas ambientais urbanos existentes? 8. O que é preciso para diminuir a poluição dos rios urbanos? 9. O que faz com que a população nordestina migrem para outras regiões?

26 - A REGIÃO SUL E A AGRICULTURA
1. Como se deu o processo de industrialização da região Sul? Destaque as principais indústrias de cada estado da região; 2. Qual a importância da agropecuária para a região e quais são os principais produtos agrícolas? 3. Quais povos migraram para Santa Catarina e Rio Grande do Sul? Quais colaborações trouxeram? 4. Quais são os destaques do turismo na região? 5. Quais são os principais portos e quais produtos são exportados por cada um? 6. Destaques alguns produtos típicos da região; 7. Em quais regiões se destacam as indústrias madeireira, têxtil e vinícola na região Sul? 8. Resuma o que foi o Contestado 9. Do que se tratou a Guerra da Farroupilha?.

27 - OCUPAÇÃO E PROCESSOS DE URBANIZAÇÃO
1. O que é êxodo rural? 2. O que é conurbação, cite exemplos. 3. O que é uma metrópole? cite exemplos. 4. O que são Megacidades e como se formam? 5. Como se formam as favelas e o diz o Código florestal sobre tal forma de ocupação? 6. Quais as consequências do processo de favelização das grandes cidades? 7. Qual a proporção da população urbana e rural nas principais cidades brasileiras? 8. Quais cidades compõe a Região Metropolitana de Curitiba?

28 - MOVIMENTOS POLÍTICOS E SOCIAIS
1. O que é o Movimento dos em Terras? 2. Qual a sua função político-social? 3. Onde se encontram a maior concentração de assentamento de Sem Terras no Brasil? 5. O que são ONG'S? 4. Como funciona um Grêmio Estudantil. 5. O que foi a revolução verde? 6. O que é migração pendular? 7. Qual é a proporção de pessoas que vivem no campo e na cidade?

29 - ASPECTOS CULTURAIS E ECONÔMICOS DO BRASIL
1. Em qual país você mora? 2. Qual a situação socioeconômica do Brasil em relação ao resto do mundo (PIB e IDH)? 3. Cite algumas colaborações culturais do Brasil para o mundo (costumes, culinária, música, etc.)? 4. Cite algumas palavras estrangeiras usadas no dia a dia; 5. Em qual cidade você mora? 6. Qual a importância econômica ou cultural da sua cidade para o estado, Brasil ou mundo? 7. Cite alguns costumes ou tradições de alguns países que se espalharam por todo o mundo; 8. Destaque algumas indústrias multinacionais estrangeiras instaladas em seu país e algumas indústrias brasileiras no estrangeiro.

30 - CARACTERIZAÇÃO CULTURAL E ECONÔMICA DA REGIÃO SUL
1. Como se deu o processo de industrialização da região Sul? Destaque as principais indústrias de cada estado da região; 2. Qual a importância da agropecuária para a região e quais são os principais produtos agrícolas? 3. Quais povos migraram para Santa Catarina e Rio Grande do Sul? Quais colaborações trouxeram? 4. Quais são os destaques do turismo na região? 5. Quais são os principais portos e quais produtos são exportados por cada um? 6. Destaques alguns produtos típicos da região; 7. Em quais regiões se destacam as indústrias madeireira, têxtil e vinícola na região Sul? 8. Resuma o que foi o Contestado e a Farroupilha.

31 - INDUSTRIALIZAÇÃO E CULTURA NA REGIÃO SUDESTE
1. Qual é a atual situação do transporte aéreo na região sudeste? 2. Quais são os principais problemas urbanos enfrentados pelas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro? 3. De onde é extraído o petróleo da região Sudeste? 4. Como se caracteriza a agropecuária da região? 5. O que favoreceu o crescimento industrial da região? 5. Quais são os destaques do turismo regional do Sudeste? 6. Explique os conceitos de metrópoles, megalópoles, região metropolitana e conurbação? 7. Como ocorre a territorialidade do tráfico de drogas nas grandes cidades como São Paulo e Rio de Janeiro? 8. Cite algumas das colaborações que os povos afro-descendentes trouxeram para a região sudeste.

32 - CULTURA E A INDÚSTRIA NA REGIÃO NORDESTE
1. Quais tipos de indústrias de destacam no Nordeste? 2. Quais as principais atrações turísticas e culturais da região? 3. Para que serve o agave e onde é plantado? 4. Qual é a importância do petróleo para a região, e quais são os Estado produtores? 5. O que é o sincretismo religioso que ocorre principalmente na Bahia? 6. Como surgiu a Capoeira? 7. O que foi a Guerra dos Palmares? 8. Assista vídeos na internet sobre a região e acrescente novas informações que você achou interessante.

33 - CONVENÇÕES DO ESPAÇO MUNDIAL
1. Por que o Brasil é considerado um país tropical? 2. O que é a L.I.D? 3. Por que a Linha do Equador ganhou esse nome? 4. O que delimita as regiões temperadas? 5. Acima de qual latitude estão os círculos polares? 6. Por onde passa o Meridiano Central e por que tem esse nome? 7. O que deu o nome aos trópicos? 8. O que representa um trópico? 9. O que é SIG?, cite alguns programas que utilizam esse recurso. 10. O que é sensoriamento remoto, como é utilizado?

34 - BLOCOS ECONÔMICOS REGIONAIS
1. Quando e onde se formou o MERCOSUL?; 2. Quais são os países membros do MERCOSUL; 3. Que tipo de bloco econômico é o MERCOSUL quais suas vantagens?; 4. Quais são os países componentes do PACTO ANDINO?; 5. Como é o PIB e IDH dos países do MERCOSUL? (faça uma tabela) 6. O que é o CARICOM? 7. O que são paraísos fiscais? 8. Como é a relação político-econômica entre Brasil e Argentina; 9. Quais são os principais produtos de exportação do MERCOSUL? 

35 - A AMÉRICA DO NORTE
1. Como se deu o processo de ocupação da América do Norte? 2. Como se deu o processo de enriquecimento dos Estados Unidos? 3. Descreva os principais aspectos físicos da América do Norte. 4. O que é o NAFTA? 5. Qual se caracteriza a economia Mexicana em relação à dos Estados Unidos? 6. Como se organizam os cinturões agrícolas no Estados Unidos? 7. Como é o PIB e IDH dos três países norte americanos?

36 - A AMÉRICA CENTRAL
1. Qual a importância político-econômica do Canal do Panamá? 2. Caracterize a economia de Cuba. 3. O que são paraísos fiscais. 4. Quais produtos se destacam na produção regional? 5. Caracterize o turismo na região. 6. Quais povos pré-colombianos ocuparam o espaço geográfico da região e como viviam? 7. Que problemas graves enfrentam Haiti e Honduras e como o Brasil ajuda esses países? 8. Assista vídeos na internet sobre o continente e acrescente novas informações que você achou interessante.

37 - QUESTÕES AMBIENTAIS REGIONAL
1. Como se distribui as águas pelo planeta (proporções de salgada e doce); 2. Quais são as principais bacias hidrográficas brasileiras? 3. O que é êxodo rural, como esse movimento pode afetar a poluição dos rios urbanos? 4. Como a poluição dos rios urbanos pode afetar a vida no campo? 5. Do que se trata o projeto de Transposição de Águas do Rio São Francisco? 6. Onde será construída a usina hidrelétrica de Belo Monte e quais os prováveis impactos ambientais; 7. O que diz o Código Florestal Brasileiro em relação às Áreas de Preservação Permanente próximas aos rios? 8. O que são produtos transgênicos e como podem afetar os rios e lagoas? 

38 - CONCEITOS E TEMAS DAS QUESTÕES AMBIENTAIS
1. Cite alguns dos problemas ambientais urbanos mais comuns? 2. Diferencie lixão de aterro sanitário. 3. Como o homem pode aumentar as consequências do efeito estufa. 4. Como se forma uma chuva ácida, onde costuma ocorrer? 5. O que é um microclima urbano? 6. O que é uma ilha de calor? quais suas implicações? 7. Como algumas práticas rurais podem afetar a qualidade do solo ou do ar? 8. Quais problemas podem trazer os lixões para a sociedade? 

39 - PRINCIPAIS QUESTÕES AMBIENTAIS DO PLANETA
Descreva sucintamente do que tratou os seguintes encontros: 1. Estocolmo - 1972; 2. Clube de Roma-1973; 3. Kyoto-1997; 4. Rio-1992; 5. Olinda-1999; 6. Haia-2000; 7. Johanesburgo-2005; 8. O que significa o termo SEQUESTRO DE CARBONO? ; 9. O que é EFEITO ESTUFA? 10. O que define a AGENDA-21? 11. O que comprova a existência do AQUECIMENTO GLOBAL?

40 - NOVA ORDEM MUNDIAL
1. Qual o significado do termo "divisão internacional do trabalho"? 2. O que foi o Período da Guerra fria? Por que se dizia até pouco tempo que o mundo era Bipolar? 3. Durante a Guerra fria para se classificar um país usava-se as expressões: primeiro, segundo e terceiro mundo, como se enquadrava o Brasil? e 4. quem eram os países do segundo mundo? 5. Como o Brasil é classificado hoje no contexto mundial?; 6. O que mudou o Brasil com a Nova Ordem Mundial e como era antes? 7. Qual a situação da China na nova ordem mundial? 9. Por que as recentes crises econômicas mundiais pouco afetaram menos os países emergentes do que os ricos (2010 a 2013)? 10 Qual a situação da Coreia do Norte no contexto político atual

41 - O MUNDOS PÓS GUERRA FRIA
1. O que é capitalismo? 2. O que é socialismo? 3. Quais eram os principais países capitalistas e socialistas? 4. Quais são os principais países islâmicos? 5. Qual a principal colaboração econômica dos países Árabes para o mundo ocidental? 6. Como ocorreu a industrialização dos Estados Unidos? 7. O que foi a segunda revolução industrial? 8. Como se deu o processo de ocupação da América Central e quais são as suas principais atividades econômicas? 9. Qual a situação atual (2013) de Cuba em relação ao cenário mundial? 

42 - A CRIAÇÃO DA ONU
1. Qual o significado da Sigla e quando e para que foi criada? 2. Qual o papel atual da ONU e quem dirige a entidade? 3. Como funciona o comércio internacional e quem regulamenta? 4. Para que serve a FAO, UNESCO e FMI e como funcionam? 5. O que são empresas Multi e transnacionais? 6. Quais são os tipos possíveis de blocos econômicos? 7. Quais são os principais blocos econômicos formados atualmente? 8. Como é organizada a União Europeia?

43 - EXPLORAÇÃO DO ESPAÇO SUL AMERICANO
1. Quais são os principais produtos agrícolas da América do Sul? 2. Quais as principais produtos comercializados no MERCOSUL? 3. Quais são as capitais sul americanas seus IDH e população? 4. Caracterize economicamente o Uruguai e a Argentina; 5. Quais são os principais produtos agropecuários do continente Sul americano? 6. O que são produtos, suas vantagens e quais países usam essa tecnologia nas Américas? 7. Qual a situação do Brasil em relação aos produtos transgênicos? 8. Na extração mineral, qual é a colaboração dos países andinos? 9. Onde se localizam as maiores reservas de petróleo e gás natural das Américas e quais os maiores consumidores? 10. Qual a situação da pesca no continente sul americano?

44 - A POPULAÇÃO NAS AMÉRICAS E SEUS ÍNDICES 
1. O que é êxodo rural? 2. O que é conurbação, cite exemplos na América do Sul. 3. O que é uma Mega Cidade? cite exemplos nas Américas. 4. Quais os principais problemas das Megacidades 5. Em quais áreas se formam as favelas nas grandes cidades e por que? 6. Quais as consequências do processo de favelização das grandes cidades? 7. Qual a proporção da população urbana e rural nas principais cidades sul americanas? 8. Onde se concentram a maior parte da população no Continente Americano e por que isso ocorre? 9. Quais são os índices de natalidade e mortalidade nos países sul americanos? 

45 - A REGIÃO AMAZÔNICA
4. Que área compreende a região conhecida como Amazônia Legal, quais países abrange e como foi ocupada? 5. Quais os principais produtos do extrativismo regional? 6. Qual é a população e a densidade demográfica dessa região; 7. Quem foi Chico Mendez, e o que ele defendia?; 8. Quem são e como vivem os seringueiros? 9. Que área ocupa a Bacia Hidrográfica do Rio Amazonas? 10. Como se caracterizam as cidade nas margens dos rios da bacia Amazônica? 

46 - A REGIÃO ANDINA E OCUPAÇÃO
1. Como é o sistema de transporte entre os países andinos? 2. Como é possível explorar a floresta amazônica sem derrubar as árvores? 3. Como é organizado a pesca na região? 4. Qual a característica da Zona Franca de Manaus? 5. Quais são as principais usinas geradoras de energia na região; 6. Como é feito o escoamento da produção mineral e quais os principais minérios exportados? 7. Como funciona o Código Florestal Brasileiro para as propriedades rurais da amazônia? (reserva legal); 8. Defina Amazônia Legal.

47 - A AMÉRICA LATINA
1. Quais são os principais domínios morfoclimáticos da região?; 2. Quais são os principais produtos de exportação da América Latina?; 3. Qual a importância do turismo na região do Caribe? caracterize. 4. Qual é o clima predominante na região, e que fatores o determinam?; 5. O que delimita a América Latina como fronteira? 6. Caracterize o sistema agrícola da América Central; 7. Onde se cultiva a cana-de-açúcar e seringueira na América Central? 8. Caracterize a geografia física e econômica da Venezuela, e qual é a sua importância política nas Américas?

48 - EPISTEMOLOGIA E O SURGIMENTO DA GEOGRAFIA
1. Quais foram as principais Escolas Geográficas? 2. O que estuda a Geografia Cultural? 2. O que é Geografia 3. O que foi a geografia Crítica? 4. O que defende a geografia sócio-ambiental? 5. Na sua opinião, qual a importância de se estudar geografia? 6. Quem foi Humboldt? 7. O que defendia a corrente de pensamento positivista? 8. Quais são os principais problemas da cidade que você mora?

49 - O ESPAÇO GEOGRÁFICO MUNDIAL 
1. Imprima o mapa-múndi (planisfério) com o contorno dos continentes em uma folha A4; 2. Crie uma legenda e identifique os cinco continentes, os oceanos e o mares. 3. Pinte os oceanos e mares de azul e cada continente de cor diferente. 4. Relacione os continentes encontrados nos hemisférios meridional, setentrional, ocidental, e oriental (considere só a maior parte). 5. Onde se localiza o Brasil no planisfério (descreva). 6. Represente a Terra e suas principais zonas térmicas (desenhe). 

50 - O PLANISFÉRIO POLÍTICO
1. Imprima o planisfério com o contorno dos países; 2. Liste os 10 países com maior PIB, 3. Liste os 10 países com maior IDH, o que se pode concluir? 4. Liste os 10 países com maior extensão territorial, liste suas populações. 5. Qual a densidade demográfica deles? 6. Quantos habitantes possui o planeta Terra hoje? (estimativa). 7. O que defendia a teoria demográfica de Thomas Malthus sobre a população mundial? 8. O mundo produz alimento suficiente para alimentar toda sua população? Comente. 9. O que defende a teoria demográfica reformista marxista?

51 - O BRASIL E O ESPAÇO GLOBALIZADO
1. Como se deu o desfecho da segunda guerra mundial? (vencedores e perdedores) 2. De qual 'lado' ficou o Brasil durante a segunda guerra e qual foi a sua participação? 3. O que foi a GUERRA FRIA, quais seus aspectos negativos e positivos? 4. Resuma em poucas palavras o que é CAPITALISMO; 5. Resuma em poucas palavras o que é SOCIALISMO; 6. Cite os principais países socialistas e capitalistas durante a guerra fria, incluindo o Brasil; 7. O que é a DIT (Divisão Internacional do Trabalho) e qual é o papel do Brasil nessa divisão? 8. Resuma em poucas palavras o que é GLOBALIZAÇÃO.

52 - AGRONEGÓCIO E O CENTRO-OESTE
1. Quais são os principais domínios morfoclimáticos da região?; 2. Quais períodos ocorrem os alagamentos (chuvas) na região do pantanal?; 3. O que é compactação do solo? (como ocorre) 4. Qual é o clima predominante na região, e que fatores o determinam?; 5. O que é um sistema agroecológico?; 6. Esquematize o sistema agrícola brasileiro; 7. Descreva sobre a situação do Cerrado na região; 8. Quais estados e países fazem fronteira com a região Centro-Oeste?

53 - CARACTERIZAÇÃO DA REGIÃO SUDESTE
1. Quais são os Estados da região Sudeste e quais são suas fronteiras? 2. Como se caracteriza o relevo da região? 3. Qual é a população total da região sudeste, e corresponde percentualmente quanto do total brasileiro? 4. Historicamente a quais províncias correspondiam aos atuais Estados de São Paulo e Rio de Janeiro? (capitanias); 5. Quais são as principais bacias hidrográficas da região e como são aproveitadas? 6. Como ocorreu o processo de ocupação desta região? 7. Quais foram os principais imigrantes que chegaram à região? 8. Caracterize o clima da região?

54 - CARACTERIZAÇÃO FÍSICA E ECONÔMICA DA REGIÃO SUL
1. A qual zona térmica pertence a região Sul do Brasil? 2. Quais são os principais domínios morfoclimáticos da região?; 3. Como as massas de ar atuam sobre o clima da região? 4. Desenhe o mapa do Brasil no caderno (imprima) e faça uma legenda destacando os países da região Sul (trace o trópico de capricórnio); 5. Elabore um quadro com o PIB, IDH e população de cada estado e compare com a média nacional; O que é possível deduzir? 6. Quais ciclos históricos foram importantes para o desenvolvimento da região? 7. Quais os principais aspectos do relevo da região Sul? 8. Quais são as principais bacias hidrográficas da região?

55 - SUDESTE, PRODUÇÃO ECONÔMICA E CULTURA
1. Qual é a atual situação do transporte aéreo na região sudeste? 2. Quais são os principais problemas urbanos enfrentados pelas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro? 3. De onde é extraído o petróleo da região Sudeste? 4. Como se caracteriza a agropecuária da região? 5. O que favoreceu o crescimento industrial da região? 6. Explique os conceitos de metrópoles, megalópoles, região metropolitana e conurbação? 

56 - PRODUÇÃO INDUSTRIAL E AGRÍCOLA DO CENTRO-OESTE 
1. Quais são as consequências prováveis da expansão das fronteiras agrícolas?; 2. Quais são os principais produtos da agropecuária regional? (elabore uma tabela); 3. o que é o Distrito Federal e para que foi criado? 4. Quando ocorreu o maior fluxo migratório na região (para Rondônia e Mato-grosso) e quais foram os principais imigrantes? 5. Caracterize as propriedades rurais da região; 6. Quais são os destaques da indústria da Região Centro-Oeste? 7. Cite alguns dos aspectos culturais da Região. 8. Quais são as principais usinas hidrelétricas e sobre quais rios foram construídas?

57 - CARACTERIZAÇÃO DA REGIÃO SUDESTE
1. Quais são os Estados da região Sudeste e quais são suas fronteiras? 2. Como se caracteriza o relevo da região? 3. Qual é a população total da região sudeste, e corresponde percentualmente quanto do total brasileiro? 4. Historicamente a quais províncias correspondiam aos atuais Estados de São Paulo e Rio de Janeiro? (capitanias); 5. Quais são as principais bacias hidrográficas da região e como são aproveitadas? 6. Como ocorreu o processo de ocupação desta região? 7. Quais foram os principais imigrantes que chegaram à região? 8. Caracterize o clima da região?

58 - CARACTERÍSTICAS DA REGIÃO NORTE DO BRASIL
1. Quais são as características climáticas da Região Norte; 2. Caracterize os principais domínios morfoclimáticos da Região Norte; 3. Como é dividido o relevo da região? 4. Como se forma o Rio Amazonas? 5. Quais as características do solo da região sob a floresta? 6. Qual é a população e densidade demográfica das capitais da região Norte?; 7. Quem foi Chico Mendez, e o que ele defendia?; 8. Quem são e como vivem os seringueiros? 9. Que área ocupa a Bacia Hidrográfica do Rio Amazonas? 

59 - ECONOMIA E CULTURA NA REGIÃO NORTE BRASILEIRA
1. Como é o sistema de transporte entre os grandes centros regionais? 2. Como é possível explorar a floresta amazônica sem derrubar as árvores? 3. Como é organizado a pesca na região? 4. Qual a característica da Zona Franca de Manaus? 5. Quais são as principais usinas geradoras de energia na região; 6. Como é feito o escoamento da produção mineral e quais os principais minérios exportados? 7. Como funciona o Código Florestal Brasileiro para as propriedades rurais da amazônia? (reserva legal); 8. Defina Amazônia Legal.

60 - GEOGRAFIA FÍSICA DO CENTRO-OESTE BRASILEIRO
1. Quais são os principais domínios morfoclimáticos da região?; 2. Quais períodos ocorrem os alagamentos (chuvas) na região do pantanal?; 3. O que é compactação do solo? (como ocorre) 4. Qual é o clima predominante na região, e que fatores o determinam?; 5. O que é um sistema agroecológico?; 6. Esquematize o sistema agrícola brasileiro; 7. Descreva sobre a situação do Cerrado na região; 8. Quais estados e países fazem fronteira com a região Centro-Oeste?

DIVAGAÇÕES EPISTEMOLÓGICAS

Algumas idéias apresentadas na primeira parte do livro de Roberto Lobato Corrêa “Região e organização espacial”. O PENSAMENTO CIENTÍFICO...