terça-feira, 9 de abril de 2019

ATIVIDADES COM CARTOGRAFIA


COORDENADAS GEOGRÁFICAS:
O endereço exato de um ponto na superfície da Terra é chamado de coordenada geográfica. Essa coordenada (no plano) é dada por duas medidas. Uma dela é a distância do ponto até a Linha do Equador (que é medida em ângulo com vértice no centro da terra) e a outra é a distância do ponto até a o Meridiano central (também medida em ângulo). Uma vez que conseguimos calcular essas distâncias, temos então a COORDENADA GEOGRÁFICA do ponto e dizemos que temos a Latitude (distância até a linha do equador) e a Longitude (distância até o meridiano central) do ponto. Em alguns sistemas complexos consideramos ainda a altitude do ponto. Assim consideramos então que as duas principais linhas imaginárias da Terra são a LINHA DO EQUADOR e o MERIDIANO DE GREENWICH (Meridiano Central). Todas as linhas traçadas paralelas à linha do equador (que na verdade é um círculo) chamamos de PARALELO, e toda linha traça entre os pólos, formando determinado ângulo com o Meridiano central são chamadas de MERIDIANO. Para melhor representar a Terra em um plano temos ainda outras importantes linhas imaginárias que são o Trópico de Câncer, (que representa o movimento aparente do Sol no Hemisfério Norte durante o seu solstício de verão) e o Trópico de Capricórnio, que representa o movimento aparente do Sol no Hemisfério Sul durante o solstício de verão nesse hemisfério; e temos ainda os círculos polares traçados próximos de 66º Norte (Ártico) e Sul (Antártico).

CARTOGRAFIA E ORIENTAÇÃO GEOGRÁFICA
Instrumentos de orientação geográfica:
AS FORMAS DO PLANETA TERRA E O GEÓIDE








Os nomes Câncer e Capricórnio são referentes ao alinhamento da Terra, do Sol e dessas constelações durantes os respectivos solstícios. Se não entendeu, peça uma demonstração para o seu professor! 
PESQUISA ON-LINE: O que é um eclipse? Quando pode ocorrer? Por que as estações do ano são opostas nos hemisférios Norte e Sul? Qual é o grau de inclinação da Terra? Por que a terra é inclinada? O que isso afeta? O que aconteceria com a terra se a Lua não existisse?


PROPOSTA PEDAGÓGICA USANDO IMAGENS DE SATÉLITE:


O PLANISFÉRIO:

















ATIVIDADE COM MAPAS (PROPOSTAS)


GEOGRAFIA DO PARANÁ - ELABORANDO UM MAPA TRIDIMENSIONAL

Clique sobre o mapa para ampliar a imagem

1) Imprima duas cópias do mapa; 
2) Recorte um dos mapas sobre linha do relevo (contornando os planaltos);
3) Cole a base do mapa recortado sobre o mapa base (sessão de atividades);
4) Dobre em 90 graus o mapa recortado (sobre a linha base dos compartimentos);
5) Enumere as repostas corretas.

DIVAGAÇÕES EPISTEMOLÓGICAS

Algumas idéias apresentadas na primeira parte do livro de Roberto Lobato Corrêa “Região e organização espacial”. O PENSAMENTO CIENTÍFICO...