quinta-feira, 11 de abril de 2019

REGIÕES POLARES





Vegetação, biomas, domínios morfoclimáticos são algumas diferentes abordagens para se estudar as características físicas do espaço geográfico. O Termo Bioma é menos utilizado na geografia e está associado diretamente ao tipo de vegetação da região. Considerando a ação do homem sobre a paisagem e suas interações chamamos então de Geossistemas. 
POLARES Assim designados por se situarem em latitudes extremas próximas aos polos. Essas regiões geográficas passam a maior parte do ano sob a neve e não são bem caracterizadas por sua flora (conforme exige o conceito de bioma), mas diversos pesquisadores e animais fazem parte de seu espaço geográfico e determinam seu domínio morfoclimático, nesse caso, a vida é mais diversa no mar do que sobre o gelo. Assim é considerado muitas vezes apenas como ecossistema marinho (sem formar um bioma), ocorrendo a presença de animais como ursos (no Norte), orças, focas, belugas, krills, pingüins (no Sul) e ainda uma grande quantidade de algas sendo estudadas. Há diversos núcleos de pesquisas sobre a Antártica, de vários países, estudando a vida marinha e potencialidades para exploração futura do continente. O Brasil tem sua base antártica (Comandante Ferraz) na Ilha do Rei George.

DIVAGAÇÕES EPISTEMOLÓGICAS

Algumas idéias apresentadas na primeira parte do livro de Roberto Lobato Corrêa “Região e organização espacial”. O PENSAMENTO CIENTÍFICO...