PLANO DE AÇÃO SEMANAL
BASE PARA PLANO DE AULA, PTD E PROEMI
Trabalho baseado nas diretrizes curriculares da educação básica de geografia do Paraná para o ENSINO MÉDIO e nas diretivas do ENEM - Elaborado pelo prof. Raul Alfredo Schier
SEGUNDO ANO
Os itens abaixo são sugestões e privilegiam os conteúdos das DCE/Geografia e do livro didático adotado, prevendo máxima interdisciplinaridade aplicando, sempre que possível, as disposições previstas pelas Leis: 11.645/2008, (afrodescendente e indígena); 13.381/2001 (Geografia do Paraná); E Decreto Estadual 9.958/2014 (Educação ambiental). Cada tema pode se prolongar ou resumir conforme interesse dos educandos desde que faça parte do seu cotidiano e dos conteúdos estruturantes constantes das DCE/Geografia ou na Matriz de referência do ENEM seguindo uma proposta histórico crítica.
* CONTEÚDOS ESTRUTURANTES:
- Cada tema deverá se fundamentar nas dimensões:
- POLÍTICA;
- CULTURAL E DEMOGRÁFICA; E
- SÓCIO AMBIENTAL
* CONTEÚDOS BÁSICOS (AZUL)
PRIMEIRO BIMESTRE
O ESPAÇO EM REDES: PRODUÇÃO, COMUNICAÇÃO E TRANSPORTE NA CONFIGURAÇÃO TERRITORIAL
Semana 1
Semana 1
Conteúdos específicos: O Oriente Médio, ocupação do território e consequências geopolíticas regional e global. Meio ambiente, poluição, políticas e encontros internacionais (Kyoto, Rio, Joanesburgo, etc.).
Recursos Metodológicos: Revisão de conteúdos; Mapas e imagens
Recursos Metodológicos: Revisão de conteúdos; Mapas e imagens
Critérios de avaliação: Entender as causas e consequências dos conflitos mundiais
Instrumentos de avaliação: Avaliação diagnóstica
Possíveis interdisciplinaridade: História (As guerras mundiais); Filosofia (Cultura ocidental e oriental)
Instrumentos de avaliação: Avaliação diagnóstica
Possíveis interdisciplinaridade: História (As guerras mundiais); Filosofia (Cultura ocidental e oriental)
Semana 2
Conteúdos específicos: Reservas extrativistas do Paraná, do Brasil e do mundo. A globalização/mundialização e o desenvolvimento sustentável. Fronteiras e novos conflitos internacionais. História da industrialização e reorganização do espaço mundial e brasileiro; Tecnologias de produção.
Recursos Metodológicos: Mapas e imagens ou multimídia; agendar entrega de trabalho de pesquisa (Clima) para dia 10/04/2013 com a prova.
Critérios de avaliação: Compreender a interdependência do sistema capitalista.
Critérios de avaliação: Compreender a interdependência do sistema capitalista.
Instrumentos de avaliação: Trabalho com mapa.
Possíveis interdisciplinaridade: Filosofia (alienação e consumo)
Possíveis interdisciplinaridade: Filosofia (alienação e consumo)
Semana 3
Conteúdos específicos: Blocos econômicos e estratégias comerciais, incentivos fiscais, barreiras econômicas e paraísos fiscais; Produção, distribuição e redes de transportes; Corredores de exportação e o custo Brasil.
Recursos metodológicos: Textos e imagens multimídia
Critérios de avaliação: Analisar criticamente as relações comerciais e fluxo de capitais
Critérios de avaliação: Analisar criticamente as relações comerciais e fluxo de capitais
Instrumentos de avaliação: Exercícios do livro e/ou palavras cruzadas.
Possíveis interdisciplinaridade: Matemática (Análise de tabelas e gráficos de produção e consumo)
Possíveis interdisciplinaridade: Matemática (Análise de tabelas e gráficos de produção e consumo)
Semana 4
Conteúdos específicos: Guerra fria, Redes de comunicação no Brasil e no mundo; As geotecnologia e o uso do espaço.
Recursos metodológicos: Revisão de conteúdo. Texto e Imagem Internet.
Recursos metodológicos: Revisão de conteúdo. Texto e Imagem Internet.
Critérios de avaliação: Entender o jogo de poder entre socialistas e capitalistas
Instrumentos de avaliação: Laboratório de informática; Trabalho com mapas. Sugestão: Google Earth.
Possíveis interdisciplinaridade: História (A Guerra Fria e o mundo bipolar)
Instrumentos de avaliação: Laboratório de informática; Trabalho com mapas. Sugestão: Google Earth.
Possíveis interdisciplinaridade: História (A Guerra Fria e o mundo bipolar)
Semana 5
Conteúdos específicos:: Socialismo, capitalismo e o espaço geográfico
Recursos metodológicos: Laboratório de informática.
Critérios de avaliação: Entender as diferenças entre os sistemas econômicos capitalistas e socialistas.
Recursos metodológicos: Laboratório de informática.
Critérios de avaliação: Entender as diferenças entre os sistemas econômicos capitalistas e socialistas.
Instrumentos de avaliação: Atividades on-line (blog “geonatela.com”), pesquisa na internet.
Possíveis interdisciplinaridade: Sociologia (As diversas formas do capitalismo)
Possíveis interdisciplinaridade: Sociologia (As diversas formas do capitalismo)
Semana 6
Conteúdos específicos: O mundo bipolar, países ricos, pobres, imperialismo americano, China, Rússia e países islâmicos; Tigres asiáticos e os novos países emergentes.
Recursos metodológicos: Trabalho mapa-mundi em mosaico
Instrumentos de avaliação: Apresentação de trabalho em mosaico
Possíveis interdisciplinaridade: Matemática (Gráficos e tabelas sobre PIB e IDH)
Possíveis interdisciplinaridade: Matemática (Gráficos e tabelas sobre PIB e IDH)
Semana 7
Conteúdos específicos: Ocupação do território americano (norte, central e sul). Uso do solo pela cultura local e indígena (Lei 11.645/2008).
Critérios de avaliação: Entender a origem e processo de ocupação do território americano.
Critérios de avaliação: Entender a origem e processo de ocupação do território americano.
Recursos metodológicos: Imagens multimídia e livro didático
Instrumentos de avaliação: Exercícios do livro didático (recuperação de atividades anteriores)
Possíveis interdisciplinaridade: História (História natural das Américas); Biologia (A Megafauna)
Possíveis interdisciplinaridade: História (História natural das Américas); Biologia (A Megafauna)
Semana 8
Conteúdos específicos: DIT (Divisão Internacional do Trabalho); a ONU e seu papel. A revolução industrial e a dispersão das multinacionais;
Recursos metodológicos: lab. de informática.
Critérios de avaliação: Entender os conceitos de comercialismo e mercantilismo e o papel do Brasil no cenário mundial
Critérios de avaliação: Entender os conceitos de comercialismo e mercantilismo e o papel do Brasil no cenário mundial
Instrumentos de avaliação: Relatório sobre videoaula.
Possíveis interdisciplinaridade: História (a expansão do capitalismo; Guerras mundiais e o novo mapa da Europa)
Possíveis interdisciplinaridade: História (a expansão do capitalismo; Guerras mundiais e o novo mapa da Europa)
Semana 9
Conteúdos específicos: A indústria agropecuária e o agronegócio; Cooperativas; A tecnologia de produção de transgênicos e biocombustíveis
Critérios de avaliação: Entender a estrutura fundiária brasileira
Critérios de avaliação: Entender a estrutura fundiária brasileira
Recursos metodológicos: Projetor de imagem
Instrumentos de avaliação: Analise as novas tecnologias na produção industrial e agropecuária
Possíveis interdisciplinaridade: Sociologia (movimentos campesinos); Biologia (transgênicos e gorduras trans).
Possíveis interdisciplinaridade: Sociologia (movimentos campesinos); Biologia (transgênicos e gorduras trans).
Semana 10
Conteúdos específicos: relações de trabalho, produção e consumo entre campo e cidade. Hortifrutigranjeiros (aula de campo)
Recursos metodológicos: Visita técnica
Critérios de avaliação: Compreender a importância da tecnologia na transformação do espaço.
Critérios de avaliação: Compreender a importância da tecnologia na transformação do espaço.
Instrumentos de avaliação: Elaboração de tabelas e gráficos
Possíveis interdisciplinaridade: Matemática
Possíveis interdisciplinaridade: Matemática
Semana 11
Conteúdos específicos: Todos acima (revisão),
Recursos metodológicos: Atividade prática, fechamento e ajustes de notas
Instrumentos de avaliação: Recuperação de atividades, resenhas, mapas e interpretação de climogramas; Prova.
Possíveis interdisciplinaridade:
Possíveis interdisciplinaridade:
Critérios de Avaliação: Ao final do primeiro bimestre o aluno deverá capaz de compreender e discutir assuntos como a importância da disciplina de geografia, como surgiu a disciplina, a evolução do pensamento geográfico, a origem do capitalismo, do socialismo e sua influência no espaço geográfico; Compreender as relações geopolíticas e relações de poder no mundo globalizado, bem como a importâncias das tecnologias no desenvolvimento econômico atual. Os pesos atribuídos às provas e atividades devem obedecer a proposta do Regimento Interno e PPP do estabelecimento.
SEGUNDO BIMESTRE
FORMAÇÃO E CIRCULAÇÃO DE MÃE-DE OBRA E DO CAPITAL
Semana 1
Conteúdos específicos: Conceitos e origens do capitalismo, mercantilismo, capitalismo industrial, financeiro; e a sua influência na transformação do espaço geográfico.
Recursos metodológicos: Vídeo-aula, imagens . Sugestão: vídeo “tempos modernos”
Critérios de avaliação: Análise comparativa do vídeo “Tempos modernos” com os dias atuais.
Instrumentos de avaliação: Redação sobre os fatos e temas captados do filme.
Possíveis interdisciplinaridade: Sociologia e Filosofia (capitalismo e trabalho)
Instrumentos de avaliação: Redação sobre os fatos e temas captados do filme.
Possíveis interdisciplinaridade: Sociologia e Filosofia (capitalismo e trabalho)
Semana 2
Conteúdos específicos: O socialismo, sua adoção pela Rússia e seus aliados; A economia planificada e o mundo Bi-polar pós-guerra; A Guerra fria.
Recursos metodológicos: Imagens multimídia, leitura livro didático e exercício do livro.
Critérios de avaliação: Entender os sistemas econômicos de governos atuais e suas origens.
Critérios de avaliação: Entender os sistemas econômicos de governos atuais e suas origens.
Instrumentos de avaliação: Análise e construção de mapas no caderno
Possíveis interdisciplinaridade: História (A Guerra fria)
Possíveis interdisciplinaridade: História (A Guerra fria)
Semana 3
Conteúdos específicos: Dispersão das indústrias multinacionais e transnacionais; Os tigres asiáticos, os países de industrialização tardia, conceitos de países subdesenvolvidos, desenvolvidos, do primeiro, segundo e terceiro mundo; A Divisão Internacional do Trabalho. A economia e o espaço geográfico dos países islâmicos.
Recursos metodológicos: Gráficos e tabelas
Critérios de avaliação: Entender como ocorre a dimensão geopolítica global e o fluxo de capitais.
Critérios de avaliação: Entender como ocorre a dimensão geopolítica global e o fluxo de capitais.
Instrumentos de avaliação: Interpretação e construção de gráficos e tabelas.
Semana 4
Conteúdos específicos: A formação dos blocos econômicos; Tipos de blocos, principais blocos; comércio entre os blocos; A criação da ALCA e a posição do Brasil.
Recursos metodológicos: Mapa digital
Critérios de avaliação: Visualizar a distribuição do capital e dos grupos de poderes no espaço geográfico
Critérios de avaliação: Visualizar a distribuição do capital e dos grupos de poderes no espaço geográfico
Instrumentos de avaliação: Resenha sobre as diferenças entre os blocos econômicos.
Possíveis interdisciplinaridade: História (Processo de industrialização)
Possíveis interdisciplinaridade: História (Processo de industrialização)
Semana 5
Conteúdos específicos: Revisão de conteúdos e filme sobre a Guerra fria
Recursos metodológicos: Imagens projetores.
Critérios de avaliação: Entender a bipolarização ideológica dos sistemas econômicos
Instrumentos de avaliação: Resenha e prova escrita
Possíveis interdisciplinaridade: História (Origem da Guerra Fria)
Instrumentos de avaliação: Resenha e prova escrita
Possíveis interdisciplinaridade: História (Origem da Guerra Fria)
FORMAÇÃO E CIRCULAÇÃO DE MERCADORIAS E INFORMAÇÃO
Semana 6
Conteúdos específicos: o MERCOSUL e a União Europeia em relação a circulação de pessoas; barreiras comerciais e sanitárias;
Recursos metodológicos: Mapas e gráficos do volume comercial entre blocos
Critérios de avaliação: Entender o fluxo de capitais e sua influência no espaço geográfico
Critérios de avaliação: Entender o fluxo de capitais e sua influência no espaço geográfico
Instrumentos de avaliação: Leitura de texto e resenha
Possíveis interdisciplinaridade: Sociologia (capital financeiro)
Possíveis interdisciplinaridade: Sociologia (capital financeiro)
Semana 7
Conteúdos específicos: Conceitos de PIB; IDH; OTAN; G7; G20; Paraísos fiscais; Comércio entre os países socialistas; Qualidade de vida; Tabelas do Brasil e do mundo.
Recursos metodológicos: Mapas de PIB e IDH;
Critérios de avaliação: Entender a relação entre qualidade de vida consumo e degradação ambiental
Critérios de avaliação: Entender a relação entre qualidade de vida consumo e degradação ambiental
Instrumentos de avaliação: PROVA sobre a geografia física e humana regional
Possíveis interdisciplinaridade: Matemática (Cálculo de PIB e IDH)
Possíveis interdisciplinaridade: Matemática (Cálculo de PIB e IDH)
Semana 8
Conteúdos específicos: Globalização comercial, cultural e financeira; Capitalismo e comércio mundial; Consumo
Recursos metodológicos: Internet, sugestão: Vídeo "a história das coisas"
Critérios de avaliação: Perceber a influencia da mundialização no cotidiano
Critérios de avaliação: Perceber a influencia da mundialização no cotidiano
Instrumentos de avaliação: Pesquisa, exposição e apresentação.
Possíveis interdisciplinaridade: Filosofia (Alienação) e Sociologia (consumismo)
Possíveis interdisciplinaridade: Filosofia (Alienação) e Sociologia (consumismo)
Semana 9
Conteúdos específicos: Telecomunicação; Rádio, televisão, internet, mídias digitais, sociedade da informação e cibercultura; Novas tecnologias.
Critérios de avaliação: Entender o uso de tecnologia na exploração do espaço
Critérios de avaliação: Entender o uso de tecnologia na exploração do espaço
Recursos metodológicos: Internet
Instrumentos de avaliação: Prova bimestral.
Semana 10
Conteúdos específicos: Revisão de conteúdos e prova de recuperação
Recursos metodológicos: Mapas, tabelas e gráficos
Critérios de avaliação: Contextualização dos conteúdos
Critérios de avaliação: Contextualização dos conteúdos
Instrumentos de avaliação: Atividades de recuperação
Avaliação e conteúdos específicos: Ao final do segundo bimestre espera-se que o aluno seja capaz de compreender e discutir criticamente sobre o capitalismo e sua consequência para o espaço geográfico; A formação dos blocos econômicos, como é o comércio entre eles; Como as tecnologias de informações influenciam o mode de vida capitalista e como funciona a divisão de trabalho no mundo globalizado.
TERCEIRO BIMESTRE
FORMAÇÃO, MOBILIDADE DAS FRONTEIRAS E A RECONFIGURAÇÃO DOS TERRITÓRIOS
Semana 1
Conteúdos específicos: Geopolítica global, conceitos; Processo de ocupação do território americano (Norte, Central e Sul); A independência das colônias americanas e formação do território.
Recursos metodológicos: Aula dialogada/debates
Critérios de avaliação: Entender o contexto da ocupação humana das Américas.
Critérios de avaliação: Entender o contexto da ocupação humana das Américas.
Instrumentos de avaliação: Exercícios do livros simulação do ENEM
Semana 2
Conteúdos específicos: - Colonização e independência das colônias Africanas; Conflitos e fronteiras no continente africano (Saara, Shael, fronteiras físicas e ambientais); Cultura e formação do povo africano (nômades, tuaregues, berberes), consequência colonial; CEI e o leste europeu pós Guerra fria. Croácia e Crimeia.
Recursos metodológicos: Imagens e vídeos
Critérios de avaliação: Entender as relações de poder e origem dos conflitos
Critérios de avaliação: Entender as relações de poder e origem dos conflitos
Instrumentos de avaliação: Atividades lúdicas, palavras cruzadas
Possíveis interdisciplinaridade: (história)
Possíveis interdisciplinaridade: (história)
Semana 3
Conteúdos específicos: - Reconfiguração do território europeu Iugoslávia (Bálcãs), Alemanha e Checoslováquia; A Palestina e a criação do Estado de Israel; A primavera árabe e conflitos religiosos pelo mundo.
Recursos metodológicos: Internet e Mapas impressos
Critérios de avaliação: Entender o fundamentalismo e suas consequências
Critérios de avaliação: Entender o fundamentalismo e suas consequências
Instrumentos de avaliação: Atividade com mapas
Possíveis interdisciplinaridade: (sociologia e filosofia)
Possíveis interdisciplinaridade: (sociologia e filosofia)
Semana 4
Conteúdos específicos: - Indochina e os tigres asiáticos; China (Taiwan e Tibete); Índia e Paquistão (Caxemira); BRIC's, seus blocos econômicos e os novos emergentes.
Recursos metodológicos: Livro didático.
Instrumentos de avaliação: Prova, avaliação diagnóstica e replanejamento
Instrumentos de avaliação: Prova, avaliação diagnóstica e replanejamento
Avaliação: Prova com questões do ENEM e redação com tema geopolítico atual
Possíveis interdisciplinaridade: (Matemática com gráficos e tabelas do comércio mundial)
Possíveis interdisciplinaridade: (Matemática com gráficos e tabelas do comércio mundial)
Semana 5
Conteúdos específicos: A colonização da Oceania; Questões ambientais da Oceania; Cultura aborígene. As ilhas oceânicas (micronésia e polinésia e melanésia) e fronteiras marítimas, paraísos fiscais e turismo. Conflitos nas fronteiras chilenas. Delimitação das fronteiras brasileiras.
Recursos metodológicos: Internet, gráficos impressos
Critérios de avaliação: Visualizar as regionalizações do espaço mundial
Critérios de avaliação: Visualizar as regionalizações do espaço mundial
Instrumentos de avaliação: Trabalho com mapas
Possíveis interdisciplinaridade: (Língua portuguesa e estrangeira moderna)
Semana 6
Conteúdos específicos: Países andinos e amazônicos; Conflitos na América central; Conflitos andinos e a Patagônia; O Chile e o Pacto andino; O socialismo da Venezuela.
Recursos metodológicos: Mapas do livro didático
Critérios de avaliação: Entender causas e consequências dos conflitos regionais
Critérios de avaliação: Entender causas e consequências dos conflitos regionais
Instrumentos de avaliação: Leitura de textos do livro didáticos
Possíveis interdisciplinaridade: (Matemática, história)
Possíveis interdisciplinaridade: (Matemática, história)
Semana 7
Conteúdos específicos: A Antártida e Comandante Ferraz; A questão do ACRE e delimitações das fronteiras do Brasil; As fronteiras do Paraná; Garimpagem e extrativismo nas fronteiras da região amazônica.
Recursos metodológicos: Imagens e vídeos
Critérios de avaliação: Perceber as dimensões territoriais do Brasil e suas potencialidades
Critérios de avaliação: Perceber as dimensões territoriais do Brasil e suas potencialidades
Instrumentos de avaliação: Atividades lúdicas, palavras cruzadas
Possíveis interdisciplinaridade: (Matemática, biologia com pesquisas marinhas)
Possíveis interdisciplinaridade: (Matemática, biologia com pesquisas marinhas)
Semana 8
Conteúdos específicos: Diversidade cultural na América do Sul; Cultura indígena e afro-brasileira
Recursos metodológicos: Preparação da semana cultural
Critérios de avaliação: Convivência com as diversidades
Critérios de avaliação: Convivência com as diversidades
Instrumentos de avaliação: Exposição e Apresentação de trabalhos
Possíveis interdisciplinaridade: Todas possíveis
Possíveis interdisciplinaridade: Todas possíveis
Semana 9
Conteúdos específicos: Revisão de conteúdo;
Recursos metodológicos: Aula dialogada
Instrumentos de avaliação: Prova bimestral
Semana 10
Semana 10
Conteúdos específicos: Atividade para recuperação de provas e atividades
Recursos metodológicos: Exercícios, gráficos, palavras cruzadas, lúdicos, mapas impressos, etc.
Instrumentos de avaliação: Atividades de recuperação
Possíveis interdisciplinaridade: Contextualização
Possíveis interdisciplinaridade: Contextualização
CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO: Ao final do terceiro bimestre o aluno deverá capaz de compreender como se formaram os países atuais, sua ocupação e fronteiras; Como a cultura pode influenciar na transformação do espaço geográfico de forma diferente, e a influência de cada uma no cotidiano do aluno; Causas e consequências dos conflitos geopolíticos.
QUARTO BIMESTRE
RELAÇÃO ENTRE O CAMPO E A CIDADE NA SOCIEDADE CAPITALISTA
Semana 1
Conteúdos específicos: Tipos de agricultura no Brasil; Estrutura fundiária; Estatuto da Terra e Código florestal - Agricultura familiar (tipos de agricultura e concentração fundiária); Adubos químicos e orgânicos (composição e produção); Agronegócio e bolsa de valores; Transgênicos e meio ambiente
Recursos metodológicos: Livro didático e Textos legislação
Critérios de avaliação: Entender o sistema agrícola brasileiro
Critérios de avaliação: Entender o sistema agrícola brasileiro
Instrumentos de avaliação: Exercícios do livro/ENEM
Possíveis interdisciplinaridade: (Sociologia, Química)
Possíveis interdisciplinaridade: (Sociologia, Química)
Semana 2
Conteúdos específicos: Cooperativas agrícolas; Empresas agrícolas; Trabalho escravo no campo; Mecanização da lavoura; Indústria de implementos e tratores;
Recursos metodológicos: Mapas de produção agrícola
Instrumentos de avaliação: Trabalho com mapa impresso
Possíveis interdisciplinaridade: (Sociologia)
Possíveis interdisciplinaridade: (Sociologia)
Semana 3
Conteúdos específicos: Êxodo rural e suas diversas motivações; Migrações e desenvolvimento agrícola do centro-oeste; Transporte de grãos, distribuição da produção e Custo Brasil.
Recursos metodológicos: Imagens multimídia, gráficos e tabelas
Instrumentos de avaliação: Exercícios de interpretação de gráficos e tabelas
Possíveis interdisciplinaridade: Sociologia
Possíveis interdisciplinaridade: Sociologia
A FORMAÇÃO CRESCIMENTO E DINÂMICA DO ESPAÇO
Semana 4
Conteúdos específicos: O processo de urbanização; Favelização, Especulação imobiliária; Infraestrutura urbana e a Copa do mundo
Recursos metodológicos: Aula de campo
Instrumentos de avaliação: Relatório de campo e debate
Possíveis interdisciplinaridade:
Possíveis interdisciplinaridade:
Semana 5
Conteúdos específicos: Transporte urbano , trem, metrô, ônibus, Destino do lixo, lixão, aterros, poluição urbana, sustentabilidade urbana.
Recursos metodológicos: Atividade lúdica
Instrumentos de avaliação: Palavras cruzadas
Possíveis interdisciplinaridade: (Língua portuguesa, biologia)
Possíveis interdisciplinaridade: (Língua portuguesa, biologia)
Semana 6
Conteúdos específicos: Problemas ambientais urbanos, ilhas de calor, ocupação irregular, poluição de rios, esgotos, violência, tráfico de drogas e territorialidade.
Recursos metodológicos: Laboratório de informática
Instrumentos de avaliação: Entrega de pesquisa sobre poluição
Possíveis interdisciplinaridade: (Física, química, biologia)
Possíveis interdisciplinaridade: (Física, química, biologia)
Semana 7
Conteúdos específicos: Regiões metropolitanas, metrópoles, megacidades, cidades globais, as fronteiras urbanas.
Recursos metodológicos: Mapas, tabelas e gráficos
Instrumentos de avaliação: Interpretação de tabelas e gráficos
Possíveis interdisciplinaridade: (Sociologia)
Possíveis interdisciplinaridade: (Sociologia)
Semana 8
Conteúdos específicos: Expansão e organização do espaço urbano e industrial; polos industriais; Revisão de conteúdos.
Recursos metodológicos: Prova impressa
Instrumentos de avaliação: Prova bimestral
Semana 9
Semana 9
Conteúdos específicos: A Região Metropolitana de Curitiba, caracterização física e humana
Recursos metodológicos: Pesquisa na biblioteca
Instrumentos de avaliação: Produção de artesanato
Possíveis interdisciplinaridade: (Filosofia, história)
Possíveis interdisciplinaridade: (Filosofia, história)
Semana 10
Conteúdos específicos: Aula de encerramento, ajustes e fechamento de notas
Recursos metodológicos: Projetor de vídeo
Instrumentos de avaliação: Atividades de recuperação
Avaliação e conteúdos específicos: Ao final do quarto bimestre o aluno do 2º ano deverá ser capaz de entender e discutir assuntos como a relação de produção, consumo e trabalho entre campo e cidade; desenvolvimento urbano; A dinâmica do meio ambiente urbano a poluição e suas consequências.