PLANO DE AÇÃO SEMANAL
BASE PARA PLANO DE AULA, PTD E PROEMI
BASE PARA PLANO DE AULA, PTD E PROEMI
Trabalho baseado nas diretrizes curriculares da educação básica de geografia do Paraná para o ENSINO MÉDIO e nas diretivas do ENEM - Elaborado pelo prof. Raul Alfredo Schier
TERCEIRO ANO
Os itens abaixo são sugestões e devem privilegiar os conteúdos do ENEM, das DCE's/Geografia e do livro didático adotado, prevendo máxima interdisciplinaridade aplicando, sempre que possível, as disposições previstas pelas Leis: 11.645/2008, (afrodescendente e indígena); 13.381/2001 (Geografia do Paraná); E Decreto Estadual 9.958/2014 (Educação ambiental). Cada tema pode se prolongar ou resumir conforme interesse dos educandos.
* CONTEÚDOS ESTRUTURANTES:
Cada tema deverá se fundamentar nas dimensões:
- ECONÔMICA,
- POLÍTICA,
- CULTURAL E DEMOGRÁFICA;
- E SÓCIO AMBIENTAL
* CONTEÚDOS BÁSICOS (AZUL)
- POLÍTICA,
- CULTURAL E DEMOGRÁFICA;
- E SÓCIO AMBIENTAL
* CONTEÚDOS BÁSICOS (AZUL)
PRIMEIRO BIMESTRE
MOVIMENTOS MIGRATÓRIOS E SUAS MOTIVAÇÕES
Semana 1
Conteúdos específicos: Revisão de conteúdos e conceitos básicos da geografia física, humana e socioambiental.
Recursos metodológicos: Textos e questões do ENEM e vestibulares
Critérios de avaliação: Retomar como base para o entendimento das dinâmicas da população os conceitos da geografia física indissociável às ações humanas.
Instrumentos de avaliação: Avaliação diagnóstica inicial; prova objetiva..
Instrumentos de avaliação: Avaliação diagnóstica inicial; prova objetiva..
Possíveis interdisciplinaridade: História, sociologia
Semana 2
Semana 2
Conteúdos específicos: Conceitos da geografia da população, teorias de crescimento, natalidade, fecundidade, mortalidade; Imigrantes, foragidos e refugiados.
Recursos metodológicos: Gráficos e tabelas.
Critérios de avaliação: Compreender que os espaços de lazer são também espaços de trabalho, consumo e produção.
Instrumento de avaliação: Construção e interpretação de gráficos e tabelas
Possíveis interdisciplinaridade: Matemática e sociologia.
Semana 3 Instrumento de avaliação: Construção e interpretação de gráficos e tabelas
Possíveis interdisciplinaridade: Matemática e sociologia.
Conteúdos específicos: Histórico das taxas de crescimento populacional no Brasil e no mundo; As pirâmides etárias e suas características; Superpopulação; projeções; Relação escolaridade e emprego.
Recursos metodológicos: Documentários, Mídia TV. Sugestão de vídeo: "A população mundial e o espaço geográfico" (postagem de capa)
Critérios de avaliação: Compreender que os espaços de lazer são também espaços de trabalho, consumo e produção
Instrumento de avaliação: Exercícios de reconhecimento das pirâmides e suas diversas facetas.
Possíveis interdisciplinaridade: Sociologia
Semana 4
Conteúdos específicos: exercícios de diferenciação de pirâmides etárias de países, ricos, pobres, emergentes, em guerra, etc.
Recursos metodológicos: Revisão de conteúdo. Texto e Imagem Internet
Critérios de avaliação: Compreender que os espaços de lazer são também espaços de trabalho, consumo e produção
Instrumento de avaliação: Prova, sobre conceitos acima trabalhados.
Possíveis interdisciplinaridade: Sociologia
Instrumento de avaliação: Prova, sobre conceitos acima trabalhados.
Possíveis interdisciplinaridade: Sociologia
MANIFESTAÇÕES SOCIOESPACIAIS DA DIVERSIDADE CULTURAL
Semana 5
Conteúdos específicos: dinâmica da distribuição populacional pelo mundo e exclusão social; consequência do processo de colonização nas Américas e África; superpopulação na Ásia.
Recursos metodológicos: Laboratório de informática, pesquisa na internet
Critérios de avaliação: Compreender as espacializações das desigualdades sociais evidenciadas nos indicadores sociais
Instrumentos de avaliação: Atividades online (blogs), pesquisa na internet,
Possíveis interdisciplinaridade: Biologia e Língua portuguesa.
Instrumentos de avaliação: Atividades online (blogs), pesquisa na internet,
Possíveis interdisciplinaridade: Biologia e Língua portuguesa.
Semana 6
Conteúdos específicos: Impactos e conflitos culturais proveniente das expansões das fronteiras, os tipos de refugiados, êxodo rural e exclusão social, processo de favelização.
Recursos metodológicos: Vídeo-aula, debate.
Critérios de avaliação: Compreender as espacializações das desigualdades sociais evidenciadas nos indicadores sociais
Critérios de avaliação: Compreender as espacializações das desigualdades sociais evidenciadas nos indicadores sociais
Instrumentos de avaliação: Resenha do vídeo
Possíveis interdisciplinaridades: Filosofia, História
Possíveis interdisciplinaridades: Filosofia, História
Semana 7
Conteúdos específicos: Conflitos religiosos, migrações e perseguições políticas;
Recursos metodológicos: Aula dialogada;
Critérios de avaliação: Compreender as espacializações das desigualdades sociais evidenciadas nos indicadores sociais
Critérios de avaliação: Compreender as espacializações das desigualdades sociais evidenciadas nos indicadores sociais
Instrumentos de avaliação: Exercícios com questões do ENEM e vestibulares.
Semana 8
Conteúdos específicos: Demografia, países populosos, superpopulados, dados demográficos do Brasil e do mundo;
Recursos metodológicos: Projetor; Mapas e imagens impressas
Critérios de avaliação: Entender como se constitui a dinâmica populacional em diversos países.
Instrumento de avaliação: Construção de mapa em folha A4.
Possíveis interdisciplinaridades: Matemática
Instrumento de avaliação: Construção de mapa em folha A4.
Possíveis interdisciplinaridades: Matemática
Semana 9
Conteúdos específicos: Deficit populacional nos países europeus e suas consequências, Pirâmide etária e projeções para a população brasileira,
Recursos metodológicos: Análise comparativa de imagens
Critérios de avaliação: Entender como se constitui a dinâmica populacional em diversos países.
Critérios de avaliação: Entender como se constitui a dinâmica populacional em diversos países.
Instrumentos de avaliação: Trabalho com mapas e tabelas
Possíveis interdisciplinaridades: Matemática, História
Possíveis interdisciplinaridades: Matemática, História
Semana 10
Conteúdos específicos: Conceitos de PIB e IDH, dados da população mundial
Recursos metodológicos: Aula expositiva, imagens multimídia
Critérios de avaliação: Entender como se constitui a dinâmica populacional em diversos países.
Instrumentos de avaliação: Video-aula
Critérios de avaliação: Entender como se constitui a dinâmica populacional em diversos países.
Instrumentos de avaliação: Video-aula
Avaliação: Prova de recuperação, todos os temas.
Possíveis interdisciplinaridades: Matemática
Possíveis interdisciplinaridades: Matemática
Semana 11
Conteúdos específicos: Todos acima (revisão),
Recursos metodológicos: Atividade prática, fechamento e ajustes de notas
Critérios de avaliação: Compreender a diversidade cultural no espaço geográfico.
Critérios de avaliação: Compreender a diversidade cultural no espaço geográfico.
Instrumentos de avaliação: Provas, resenhas, mapas, interpretação de gráficos, etc..
Possíveis interdisciplinaridades: Não há
Possíveis interdisciplinaridades: Não há
Avaliação e conteúdos específicos: Ao final do primeiro bimestre espera-se que o aluno seja capaz de compreender e discutir assuntos como a dinâmica da população no espaço geográfico mundial.
SEGUNDO BIMESTRE
AS DIVERSAS REGIONALIZAÇÕES DO ESPAÇO GEOGRÁFICO
Semana 1
Conteúdos específicos: Capitalismo, trabalho, emprego, exclusão social, características dos sistemas econômicos e suas origens na revolução industrial.
Recursos metodológicos: Leitura e interpretação de textos, tabelas e gráficos. Sugestão: vídeo “tempos modernos”
Critérios de avaliação: Reforçar conceitos de capitalismo, socialismo, regimes teocráticos, mercado de consumo e centros de produção no espaço geográfico.
Critérios de avaliação: Reforçar conceitos de capitalismo, socialismo, regimes teocráticos, mercado de consumo e centros de produção no espaço geográfico.
instrumentos de avaliação: Vídeo-aula; debate; resenha
Possíveis interdisciplinaridades: Sociologia, História
Possíveis interdisciplinaridades: Sociologia, História
Semana 2
Conteúdos específicos: Consequências geográficas das grandes guerras mundiais e a reorganização do espaço mundial europeu. Evolução da ordem mundial.
Recursos metodológicos: Imagens do livro, gráficos e tabelas, pesquisa laboratório de informática.
Critérios de avaliação: Compreenda o conceito de lugar e dos processos de identidade que os grupos estabelecem com o espaço geográfico na organização das atividades sociais e produtivas.
Critérios de avaliação: Compreenda o conceito de lugar e dos processos de identidade que os grupos estabelecem com o espaço geográfico na organização das atividades sociais e produtivas.
Instrumentos de avaliação: Exercícios do ENEM e vestibulares sobre os conteúdo acima.
Possíveis interdisciplinaridades: História, sociologia.
Possíveis interdisciplinaridades: História, sociologia.
Semana 3
Conteúdos específicos: O plano Marshal, a divisão internacional do trabalho; mundo bi-polar; imperialismo norte-americano e soviético. O pacto de Varsóvia, OTAN e Guerra Fria.
Recursos metodológicos: Internet. Vídeo e imagens multimídia.
Critérios de avaliação: Compreenda o conceito de lugar e dos processos de identidade que os grupos estabelecem com o espaço geográfico na organização das atividades sociais e produtivas.
Critérios de avaliação: Compreenda o conceito de lugar e dos processos de identidade que os grupos estabelecem com o espaço geográfico na organização das atividades sociais e produtivas.
Instrumentos de avaliação: Exercícios do ENEM e vestibulares sobre os conteúdo acima.
Possíveis interdisciplinaridades: História, sociologia.
Possíveis interdisciplinaridades: História, sociologia.
Semana 4
Conteúdos específicos: Globalização econômica, financeira e cultural; O local, o regional e o global. Obsolescência programada, fluxo de mercadoria e comércio mundial.
Recursos metodológicos: Leitura de texto, videoaula, vídeo "A história das coisas"
Critérios de avaliação: Reconheça o caráter das políticas migratórias internacionais referentes aos fatores de estímulo dos deslocamentos populacionais
Instrumentos de avaliação: Produção escrita (redação e resenha)
Possíveis interdisciplinaridades: Filosofia, L.E.M, LP, Sociologia.
Possíveis interdisciplinaridades: Filosofia, L.E.M, LP, Sociologia.
Semana 5
Conteúdos básicos: Comércio mundial, protecionismo, barreiras comerciais, as contradições da globalização, aspectos culturais da globalização (estrangeirismo, aculturação, multiculturalismo); Aspectos socioespaciais da globalização (emprego e acesso à educação, IDH). Fundamentalismo e os sistemas teocráticos.
Recursos metodológicos: Jornais, notícias, documentários.
Critérios de avaliação: Reconheça o caráter das políticas migratórias internacionais referentes aos fatores de estímulo dos deslocamentos populacionais
Instrumentos de avaliação: Resumo/Resenha
Possíveis interdisciplinaridades: Filosofia, sociologia
Possíveis interdisciplinaridades: Filosofia, sociologia
Semana 6
Conteúdos específicos: Conflitos étnicos religiosos, a Palestina e a origem dos conflitos no oriente médio e as consequências globais.
Recursos metodológicos: Laboratório de informática
Critérios de avaliação: Reconheça o caráter das políticas migratórias internacionais referentes aos fatores de estímulo dos deslocamentos populacionais
Critérios de avaliação: Reconheça o caráter das políticas migratórias internacionais referentes aos fatores de estímulo dos deslocamentos populacionais
Instrumentos de avaliação: Exercícios do ENEM e vestibulares sobre todos os conteúdo acima.
Possíveis interdisciplinaridades: História
Possíveis interdisciplinaridades: História
Semana 7
Conteúdos específicos: Energia, petróleo, produção, consumo, jazidas, OPEP, Pré-sal, fontes renováveis, conflitos, tempestade no deserto, fundamentalismo religioso, sunitas, xiitas, grupos terroristas ETA, IRA, Estado Islâmico, Al Kaeda. Boko Haran, etc. Política externa brasileira.
Recursos metodológicos: Revisão de conteúdos
Critérios de avaliação: Compreender o conceito de lugar e dos processos de identidade que os grupos estabelecem com o espaço geográfico na organização das atividades sociais e produtivas.
Critérios de avaliação: Compreender o conceito de lugar e dos processos de identidade que os grupos estabelecem com o espaço geográfico na organização das atividades sociais e produtivas.
Instrumentos de avaliação: Debate sobre a geografia cultural e geolítica e o papel do Brasil no contexto político global.
Possíveis interdisciplinaridades: História, sociologia.
Possíveis interdisciplinaridades: História, sociologia.
Semana 8
Conteúdos básicos: Revisão dos temas acima apresentados
Recursos metodológicos: Resolução de exercícios do ENEM e Vestibulares;
Critérios de avaliação: Compreender o conceito de lugar e dos processos de identidade que os grupos estabelecem com o espaço geográfico na organização das atividades sociais e produtivas.
Critérios de avaliação: Compreender o conceito de lugar e dos processos de identidade que os grupos estabelecem com o espaço geográfico na organização das atividades sociais e produtivas.
Instrumentos de avaliação: PROVA ESCRITA
Possíveis interdisciplinaridades: História e Sociologia
Possíveis interdisciplinaridades: História e Sociologia
Semana 9
Conteúdos específicos: Semana Cultural envolvendo aspectos culturais da população mundial, regional, através da disposição dos blocos econômicos no mundo; O Brasil, o Mercosul e o comércio com seus vizinhos.
Recursos metodológicos: Elaboração de vídeos e cartazes
Critérios de avaliação: Compreender o conceito de lugar e dos processos de identidade que os grupos estabelecem com o espaço geográfico na organização das atividades sociais e produtivas.
Critérios de avaliação: Compreender o conceito de lugar e dos processos de identidade que os grupos estabelecem com o espaço geográfico na organização das atividades sociais e produtivas.
Instrumentos de avaliação: Apresentação dos trabalhos realizados como trabalho de recuperação.
Possíveis interdisciplinaridades: LEM, Matemática.
Possíveis interdisciplinaridades: LEM, Matemática.
Semana 10
Conteúdos específicos: Revisão de conteúdos
Recursos metodológicos: Vídeo aula
Critérios de avaliação: Fixação de conteúdos e relacionar os temas trabalhados com o seu cotidiano.
Critérios de avaliação: Fixação de conteúdos e relacionar os temas trabalhados com o seu cotidiano.
Instrumentos de avaliação: Prova de recuperação sobre todos os conteúdos acima.
Avaliação e conteúdos específicos: Ao final do segundo bimestre espera-se que o aluno seja capaz de compreender e discutir criticamente sobre as diversas regionalizações do espaço geográfico mundial, as questões geopolíticas e as consequências locais.
TERCEIRO BIMESTRE
AS IMPLICAÇÕES SOCIOESPACIAIS NO PROCESSO DE MUNDIALIZAÇÃO
Semana 1
Conteúdos específicos: Guerra fria, processo de globalização e o fundamentalismo islâmico
Recursos metodológicos: Letramento, interpretação de textos. Sugestão:
Critérios de avaliação: Identifique os conflitos étnicos religiosos e sua repercussão no espaço geográfico
Instrumentos de avaliação: Análise comparativa dos textos lidos com o cotidiano do aluno.
Semana 2
Conteúdos específicos: Primavera árabe, conflitos étnicos na Ásia e Europa; Imigração a diversidade cultural.
Recursos metodológicos: Vídeo/multimídia
Critérios de avaliação: Identifique os conflitos étnicos religiosos e sua repercussão no espaço geográfico.
Critérios de avaliação: Identifique os conflitos étnicos religiosos e sua repercussão no espaço geográfico.
Instrumentos de avaliação: Questões elaboradas com base no do vídeo (análise crítica e resenha).
Possíveis interdisciplinaridades: História, Sociologia
Possíveis interdisciplinaridades: História, Sociologia
Semana 3
Conteúdos específicos: Conflitos étnicos, grupos terroristas da atualidade (Estado islâmico, Boko Haran, etc.), suas ações e consequências na reconfiguração no mapa do espaço geográfico.
Recursos metodológicos: Internet e Mapas
Critérios de avaliação: Identifique os conflitos étnicos religiosos e sua repercussão no espaço geográfico onde atuam.
Instrumentos de avaliação: Projetor, imagens e notícias atuais.
Possíveis interdisciplinaridades: História, Sociologia
Possíveis interdisciplinaridades: História, Sociologia
Semana 4
Conteúdos específicos: O papel das organizações internacionais (ONU, OMC, OTAN, G8, etc.) e das grandes potências perante os conflitos e a posição do Brasil.
Recursos metodológicos: Livro didático
Critérios de avaliação: Identifique os conflitos étnicos religiosos e sua repercussão no espaço geográfico
Instrumentos de avaliação: Prova escrita na semana
Semana 5
Conteúdos específicos: A industrialização pós-guerra fria e formação dos blocos econômicos; Situar o Brasil no contexto dos blocos econômicos.
Recursos metodológicos: Internet, gráficos impressos
Critérios de avaliação: Entender a importância das ações protecionista, da abertura econômica e da OMC para o comércio mundial.
Critérios de avaliação: Entender a importância das ações protecionista, da abertura econômica e da OMC para o comércio mundial.
Instrumentos de avaliação: Trabalho com gráficos e tabelas
Possíveis interdisciplinaridades: História
Possíveis interdisciplinaridades: História
Semana 6
Conteúdos básicos: Redes sociais, internet, telefonia, banda larga, fluxo de capital, bolsa de valores, turismo do mundo globalizado.
Recursos metodológicos: Laboratório de informática
Critérios de avaliação: Entender a importância das ações protecionista, da abertura econômica e da OMC para o comércio mundial.
Critérios de avaliação: Entender a importância das ações protecionista, da abertura econômica e da OMC para o comércio mundial.
Instrumentos de avaliação: Barreiras comerciais e comércio entre blocos econômicos, a posição do Brasil no contexto do comércio global, balança comercial, políticas externas.
Possíveis interdisciplinaridades: História, Sociologia
Possíveis interdisciplinaridades: História, Sociologia
Semana 7
Conteúdos específicos: Globalização econômica, cultural, financeira e consequências para geográfica; A nova divisão internacional do trabalho.
Recursos metodológicos: Mapas e gráficos
Critérios de avaliação: Compreenda as ações adotadas pelas organizações econômicas internacionais, FMI, e Banco Mundial e suas implicações na organização do espaço geográfico mundial.
Critérios de avaliação: Compreenda as ações adotadas pelas organizações econômicas internacionais, FMI, e Banco Mundial e suas implicações na organização do espaço geográfico mundial.
Instrumentos de avaliação: Prova de recuperação
Semana 8
Conteúdos específicos: Aula de campo, visita técnica a definir objetivando identificar as consequências ambientais do processo de industrialização.
Recursos metodológicos: Transporte a providenciar
Critérios de avaliação: Identificar em pontos estratégicos selecionados as consequências ambientais do processo de industrialização.
Critérios de avaliação: Identificar em pontos estratégicos selecionados as consequências ambientais do processo de industrialização.
Instrumentos de avaliação: Exercícios do ENEM e vestibulares sobre todos os conteúdo acima.
Possíveis interdisciplinaridades: História, Sociologia
Possíveis interdisciplinaridades: História, Sociologia
Semana 9
Conteúdos específicos: Revisão de conteúdos e avaliação
Recursos metodológicos: Aula expositiva e prova escrita
Critérios de avaliação: Compreenda as ações adotadas pelas organizações econômicas internacionais, FMI, e Banco Mundial e suas implicações na organização do espaço geográfico mundial.
Critérios de avaliação: Compreenda as ações adotadas pelas organizações econômicas internacionais, FMI, e Banco Mundial e suas implicações na organização do espaço geográfico mundial.
Instrumentos de avaliação: Prova impressa e atividades
Possíveis interdisciplinaridades: História, Sociologia
Possíveis interdisciplinaridades: História, Sociologia
Semana 10
Conteúdos específicos: Atividade práticas sobre conteúdos acima
Recursos metodológicos: Revisão de conteúdos e recuperação com exercícios, gráficos, palavras cruzadas, lúdicos, mapas impressos, etc.
Critérios de avaliação: Compreenda as ações adotadas pelas organizações econômicas internacionais, FMI, e Banco Mundial e suas implicações na organização do espaço geográfico mundial.
Critérios de avaliação: Compreenda as ações adotadas pelas organizações econômicas internacionais, FMI, e Banco Mundial e suas implicações na organização do espaço geográfico mundial.
Instrumentos de avaliação: Atividades de recuperação de notas
Possíveis interdisciplinaridades: História, Sociologia
Avaliação e conteúdos específicos: Ao final do terceiro bimestre o aluno do 3º ano deverá ser capaz de entender e discutir temas como os conflitos étnicos, suas origens e consequências.
Possíveis interdisciplinaridades: História, Sociologia
Avaliação e conteúdos específicos: Ao final do terceiro bimestre o aluno do 3º ano deverá ser capaz de entender e discutir temas como os conflitos étnicos, suas origens e consequências.
QUARTO BIMESTRE
NOVA ORDEM MUNDIAL, OS TERRITÓRIOS SUPRANACIONAIS E O PAPEL DO ESTADO
Semana 1
Conteúdos específicos: A Formação dos blocos econômicos (Revisão), o
comércio internacional e os blocos existentes.
Recursos metodológicos:.Livro didático e Textos legislação
Critérios de avaliação: Diferencie as formas de regionalização do espaço geográfico mundial considerando a divisão norte-sul e a formação dos blocos econômicos.
Critérios de avaliação: Diferencie as formas de regionalização do espaço geográfico mundial considerando a divisão norte-sul e a formação dos blocos econômicos.
Instrumentos de avaliação: Exercícios do livro
Possíveis interdisciplinaridades: História, Sociologia.
Possíveis interdisciplinaridades: História, Sociologia.
Semana 2
Conteúdos específicos: O MERCOSUL, a configuração do mapa sul
americano, aspectos culturais, políticos e socioeconômicos da América do Sul.
Recursos metodológicos: Mapas de produção agrícola
Critérios de avaliação: Diferencie as formas de regionalização do espaço geográfico mundial considerando a divisão norte-sul e a formação dos blocos econômicos.
Critérios de avaliação: Diferencie as formas de regionalização do espaço geográfico mundial considerando a divisão norte-sul e a formação dos blocos econômicos.
Instrumentos de avaliação: Exercícios do ENEM e vestibulares sobre todos os conteúdo acima.
Possíveis interdisciplinaridades: História, Sociologia
Possíveis interdisciplinaridades: História, Sociologia
Semana
3
Conteúdos específicos: União Europeia, a configuração do mapa
europeu, aspectos culturais, socioeconômicos e políticas.
Recursos metodológicos: Imagens multimídia, gráficos e tabelas
Critérios de avaliação: Diferencie as
formas de regionalização do espaço geográfico mundial considerando a divisão
norte-sul e a formação dos blocos econômicos.
Instrumentos de avaliação: Exercícios de interpretação de gráficos e tabelas
Possíveis interdisciplinaridades: História,
Sociologia
Semana
4
Conteúdos específicos: Os blocos do pacífico, a configuração do mapa
asiático, aspectos culturais, socioeconômicos e comércio entre os países do
pacífico.
Recursos metodológicos: Pesquisa na biblioteca da escola
Critérios de avaliação: Analise a formação dos territórios supranacionais decorrentes das
relações econômicas e de poder na nova ordem mundial.
Instrumentos de avaliação: Construção de
tabelas de produção e Exercícios do ENEM e
vestibulares sobre todos os conteúdo acima.
Possíveis interdisciplinaridades: História,
Sociologia.
Semana
5
Conteúdos básicos: ALCA, NAFTA, Imperialismo norte-americano,
comércio entre os países do NAFTA e demais blocos. O desenvolvimento econômico
e política internacional dos Estados Unidos das Américas.
Recursos metodológicos: Vídeo-aula
Critérios de avaliação: Analisar a formação
dos territórios supranacionais decorrentes das relações econômicas e de poder
na nova ordem mundial.
Instrumentos de avaliação: resolução de exercícios em sala de aula
Possíveis interdisciplinaridades: História,
Sociologia
Semana
6
Conteúdos específicos: Conflitos regionais, fronteiras sul americanas, a questão de Cuba,
Venezuela, Bolívia, Colômbia (FARC'S), Argentina (Falkland), etc.
Recursos metodológicos: Internet
Critérios de avaliação: Analise a formação
dos territórios supranacionais decorrentes das relações econômicas e de poder
na nova ordem mundial.
Instrumentos de avaliação: Trabalho de pesquisa, agendar entrega
Possíveis interdisciplinaridades: História,
Sociologia.
Semana
7
Conteúdos específicos: As consequências ambientais do processo de industrialização do Brasil e
do mundo. Políticas ambientais. Legislação ambiental brasileira. Encontros
ambientais e suas metas.
Recursos metodológicos: Visita técnica; Debate
Critérios de avaliação: Compreenda a
regionalização do espaço mundial e a importância das relações de poder na
configuração das fronteiras e territórios.
Instrumentos de avaliação: Relatório de campo e construção de mapas e tabelas
Possíveis interdisciplinaridades: Biologia
Semana
8
Conteúdos básicos: Revisão de conteúdos
Recursos metodológicos: Videoaulas, filme
Critérios de avaliação: Compreenda a regionalização
do espaço mundial e a importância das relações de poder na configuração das
fronteiras e territórios.
Instrumentos de avaliação: Prova escrita, conteúdos acima trabalhados
Possíveis interdisciplinaridades: História,
Sociologia
Semana
9
Conteúdos específicos: A condição dos países africanos; Os aspectos
culturais da relação Brasil-África. Dados atuais do comércio mundial, as
relações comerciais entre os países ricos, pobres e emergentes;
Recursos
metodológicos: Trabalho com tabelas e gráficos sobre produção e consumo.
Critérios de avaliação: Compreenda a
regionalização do espaço mundial e a importância das relações de poder na
configuração das fronteiras e territórios.
Instrumentos de avaliação: Exercícios do ENEM e vestibulares sobre todos
os conteúdo acima.
Possíveis interdisciplinaridades: História,
Sociologia
Semana
10
Conteúdos específicos: Aula de encerramento, ajustes e fechamento de notas
Recursos metodológicos: Acompanhamento e orientação de trabalhos de recuperação
Critérios de avaliação: Entender os conceitos básicos da gepolítica.
Instrumentos de avaliação: Atividades de
recuperação
Avaliação e expectativas: Ao final do curso (Fundamental e Médio) o aluno deverá ter sido cobrado e capacitado sobre o entendimento, dinâmicas e inter-relações dos temas como: Paisagens geográficas, suas materialidades e caracterizações; Relações socioambientais do espaço geográfico; Uso de mapas cartográficos e digitais; As regiões naturais do Brasil e do Mundo; História da formação do planeta, vulcanismos, terremotos e agentes geomorfológicos; O clima no planeta e fenômenos climáticos e domínios morfoclimáticos; principais biomas do Brasil e do mundo; Ações sociais, políticas, culturais; Noção de espaço regional, nacional e global; Transformações da natureza pelo uso de tecnologias, necessidade do uso de fontes de energias na sociedade capitalista; consequências econômicas, ambientais, geopolíticas; Religiões e distribuição dos adeptos; Conceitos de paisagem, lugar, região, território, bacias hidrográficas, espaço legal; Atividades produtivas, novos espaços de produções, relação campo-cidade, agropecuária e indústrias; Reforma agrária latifúndios e movimentos campesinos; Avalie consequências ambientais dos costumes capitalistas, os transgênicos, biocombustíveis; a caracterização da distribuição da população e processos demográficos em níveis locais, nacionais e globais; tipos de migrações. Uso de técnicas na transformação e reorganização do espaço e reconheça as diferentes formas de regionalização do espaço; Processo de globalização do planeta em níveis culturais, econômicos, financeiros e como isso afeta nosso cotidiano; uso de tecnologia para solução de problemas ambientais e urbanos.