quinta-feira, 11 de abril de 2019

A IMPORTÂNCIA DA GEOGRAFIA



POR QUE ESTUDAR GEOGRAFIA?

         Estudar geografia é fundamental para se compreender a dinâmica das paisagens, os lugares, as características regionais, o desenvolvimento urbano, a vida no campo e a sua relação com a cidade. É com ela que iniciamos nosso processo de alfabetização cartográfica  através da leitura de mapas gráficos e tabelas com as mais diversas temáticas como a cultural, política, ambiental e outras associadas à sua distribuição espacial, nos tornamos mais críticos e aumentamos nosso grau de cidadania ao assimilar os costumes e leis que regem sobre cada espaço. Passamos a entender as diferenças das mais diversas culturas e etnias distribuídas pelo mundo e como cada uma se instalou em cada lugar. Através da linha de pensamento de cada pesquisador ou geógrafo temos contato com diferentes abordagens que estudam como utilizar e transformar o espaço de forma sustentável, fazendo com que o homem possa viver respeitando o meio ambiente, coexistindo com outras espécies e explorando seus recursos de forma a impactar minimamente no meio em que vive e depende, criando assim, um estado de intimidade ambiental, pois é pela geografia que o homem faz o reconhecimento de si diante do que o circunda e da sua função como elemento da paisagem e ser social.
       No Brasil, o estudo da geografia é obrigatório para os alunos do ensino fundamental e médio, devendo ser oferecido por todas as escolas e em todos os níveis da educação básica. 

Raul Alfredo Schier

DIVAGAÇÕES EPISTEMOLÓGICAS

Algumas idéias apresentadas na primeira parte do livro de Roberto Lobato Corrêa “Região e organização espacial”. O PENSAMENTO CIENTÍFICO...